Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de julho de 2018

O que você precisa saber antes de entrar no mercado de trabalho


É comum idealizar seu futuro profissional, porém é importante saber que o mercado não é nada previsível. No mundo empresarial, nem tudo ocorre dentro do que se prevê nos manuais, nas lógicas ou nas teorias ensinadas na escola.

Diante dos rápidos movimentos provocados pelos setores produtivos, o meio empresarial cria e inicia novas maneiras e idealiza novos instrumentos para conduzir seus negócios. A inovação, por conta da sobrevivência dos empreendimentos ou pelo crescimento do seu marketing share, modifica essencialmente o produto, o serviço ou introduz novos produtos ou serviços. Ou seja, o movimento é parte integrante do cotidiano empresarial.

Outra iniciativa bastante praticada é a da mobilidade. Na era da globalização, a empresa pode estar aqui hoje, mas amanhã não se sabe. E pode necessitar de seu funcionário aqui hoje e em outra localidade amanhã. A estabilidade geográfica das empresas e dos empregos ficou no passado. É esperado que os novos candidatos estejam disponíveis e dispostos para ir aonde as oportunidades estiverem, desenhadas com o cada perfil.

"O mercado de trabalho não é e nunca foi linear. É preciso ficar atento e não se espantar caso venha a se envolver em atividades que em sua escola nunca foram discutidas como possibilidades para a sua profissão. Nesse ambiente inconstante e imprevisível, é importante estar antenado e preparado para as mudanças." Ruy Leal, superintendente do Via de acesso.








Ruy Leal - está presente no mercado há mais de 35 anos, com a atuação em capacitação de jovens para o ingresso no mercado de trabalho e na orientação de profissionais de Recursos Humanos e educadores sobre programas de estágios, coaching e mentoring. Foi Diretor da APARH DF e Conselheiro da APARH SP e é responsável por obras literárias do segmento em diversos países, entre eles é autor dos livros "Condutores do amanhã jovens que entram e dão certo no mercado de trabalho", "Superdicas para empreender seu próprio negócio", este também em audiolivro e Superdicas para o Jovem Escolher Bem sua Profissão. Atualmente é Superintendente Geral do Instituto Via de Acesso, organização da Sociedade Civil de caráter sócio-educacional e de assistência social de Interesse Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados