Pesquisar no Blog

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Alimentos gordurosos: os maiores vilões da saúde do coração



Especialista alerta para os excessos na alimentação no tempo frio


Os verdadeiros vilões da atual sociedade são os alimentos gordurosos aliados ao sedentarismo. Apesar de saborosos, o consumo descontrolado deles pode afetar o bom funcionamento do coração.

De acordo com o Ministério da Saúde, há mais de 40 anos, o brasileiro tem mudado para pior a sua alimentação. O consumo de alimentos embutidos e gordurosos como salsicha, frios e linguiça tem aumentado vertiginosamente. 

Para a instituição, a recomendação é que a gordura represente 30% da nossa alimentação. Desses 30%, apenas 7% pode ser de gordura saturada.

O clima faz toda a diferença, em baixas temperaturas, o organismo tende a preferir comidas mais fortes e pesadas, afinal os alimentos gordurosos são fortes aliados no combate ao frio. 

“Esse processo é involuntário. Isso porque, com a falta de calor, o organismo exige mais energia para se aquecer. Energia esta que em sua maioria se concentra nos alimentos com mais gordura”, explica Dr. Élcio Pires Júnior,cirurgião cardiovascular.

As gorduras trans e saturadas elevam a pressão arterial, aumentam o colesterol total e o colesterol ruim (LDL) e reduzem o nível do colesterol bom (HDL), o que compromete o funcionamento de alguns órgãos, principalmente do coração.

“É preciso ter cuidado na quantidade de comidas gordurosas ingerida. Em excesso, podem afetar o coração. Para se ter uma ideia, a gordura saturada bloqueia a metabolização do colesterol ruim no fígado e sobra mais colesterol no sangue, o que entope as artérias, podendo causar infarto ou acidente vascular cerebral (AVC)” alerta o Dr. Élcio.

O ideal é que a maior parte do consumo de gorduras diário seja de alimentos ricos em gorduras insaturadas, pois elas servem como fonte de energia e auxiliam na absorção de vitaminas e nutrientes em geral. Tais como azeite, peixes, amêndoas, castanhas, nozes, pistaches, azeitonas, abacate, sementes de chia, girassol e linhaça.





Dr. Élcio Pires Júnior - cirurgião cardiovascular. Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Possui especialização em Cirurgia Cardiovascular pela Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo e Pós-Graduação em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados