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terça-feira, 29 de outubro de 2019

Apenas 19% dos médicos brasileiros têm seguro de responsabilidade civil


O número de registros de erros médicos tem aumentado no país. Atualmente, são 107.612 processos indenizatórios tramitando, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que corresponde a 22,62% dos médicos em atividade no Brasil demandados. Apenas no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o volume de ações aumentou 140%.
O problema é que, entre os 478 mil médicos que atuam no país, apenas 89 mil tem um seguro de Responsabilidade Civil, conhecido como RC Profissional, ou seja, somente 19% do total dos profissionais de Medicina. Essa baixa adesão dos médicos implica em um maior risco a eles, uma vez que, até pouco tempo atrás, a maioria das ações judiciais por erro médico era contra os hospitais, sendo que o assunto era resolvido com o pagamento da indenização após a condenação.
Porém, com a mudança de alguns fatores, como um maior acesso da população à informação, os processos diretos contra médicos ou o repasse dos processos pelos hospitais têm aumentado. "Não conseguimos entender o porquê desse baixo percentual de adesão ao RC Profissional, uma vez que o médico é muito vulnerável ao risco", comenta o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (ANADEM), Raul Canal.
O principal objetivo deste seguro é proteger o médico de eventuais reclamações ou ações na Justiça em que seja responsabilizado civilmente por ter causado danos involuntários a outras pessoas, sejam materiais ou corporais. "Médicos abrem crânios, abdômen, tórax; fazem cirurgias, receitam remédios. Então, este profissional não pode ficar descoberto, sem um seguro de responsabilidade", completa Canal.
Raul Canal ainda lembra que, na Europa e na América do Norte, até em salões de beleza, por exemplo, as manicures não trabalham sem um seguro de Responsabilidade Profissional. Isso porque, ao cortar a unha do cliente, pode-se provocar uma infecção ou lesão. "O médico brasileiro não tem essa cultura ainda. Por isso, este é um mercado que ainda pode crescer muito no Brasil", finaliza o presidente da ANADEM.


Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (ANADEM
 

Feedback gera engajamento. Engajamento dá lucro. E os millenials nisso?


De onde vem os tais feedbacks? Vem da junção das palavras de origem inglesa: “feed” e “back”. Ao pé da letra, poderia ser traduzido para algo como “Retroalimentação” ou “Retroação”. Feedback é o processo pelo a qual uma pessoa ajuda outra a se desenvolver por meio de suas próprias percepções (sejam positivas ou negativas). Idealmente, parte-se sempre da premissa de que a intenção do emissor é, genuinamente, o interesse no desenvolvimento do receptor.

Um estudo da Gallup conecta a existência de feedback com o desenvolvimento dos colaboradores. Foi apontado que 44% dos millenials que possuem uma reunião frequente com seus líderes, dizem ter engajamento. Já de acordo com o Panorama de RH no Brasil de 2018, 78% das pessoas entrevistadas acreditam que ele ajuda no desenvolvimento profissional. Eles, os feedbacks, definitivamente, é uma ferramenta de gestão e fazem bem para a carreira.

No livro “Thanks for the feedback: the Science and Art of Receiving Feedback Well”, Douglas Stone e Sheila Heen expõem os resultados de uma extensa pesquisa onde mostram que profissionais que buscam feedbacks com frequência, especialmente os construtivos, são percebidos como mais competentes, se estabelecem em novos papéis mais rapidamente e possuem desempenho maior do que a média.

Até 2025, os famosos millennials, nascidos entre 1980 a 2000, irão representar, aproximadamente, 75% da força de trabalho mundial. Goste ou não, esta é uma realidade que não tem volta. Sendo assim, é papel fundamental das organizações entender como essa geração trabalha e o que buscam. Dentre suas características, seu espírito empreendedor é a mais marcante. Está relacionada ao fato de que essa geração sonha muito alto e que, em sua maioria, aspiram por cargos de liderança.

Além disso, estão determinados a alcançar tais objetivos, que cada vez mais buscam ferramentas e práticas capazes de ajudá-los a conquistar seus sonhos. Partindo desta premissa, o interesse no outro e de total transparência, os feedbacks entram como a prática capaz de direcionar nossas ações e comportamentos em direção aos nossos sonhos, trazendo inputs de melhorias e reforçando comportamentos positivos. E os millennials não só estão abertos a receber feedbacks como querem o tempo todo. Se você deixar para dar um feedback a eles no fim do ano, acredite: ele provavelmente não estará mais aí para recebê-lo!

Growth Mindset é a escola científica que defende que inteligência, criatividade e habilidades são mutáveis a partir de prática, aprendizado e esforço, ao invés de estáticas e imutáveis. E por este motivo, esta é a características daquelas pessoas que alcançam níveis superiores de realização pessoal e profissional. Mas isso não é apenas um capricho: uma cultura de crescimento e desenvolvimento dá resultados práticos, pois contribui com senso de urgência, com geração de resultados, e mais importante, com melhoria contínua de processos, práticas e indicadores.



Pensem nas vantagens de receber feedbacks contínuos similares as vantagens de ter um GPS em relação a um Mapa de papel. Ambos te fornecem instruções para chegar ao seu destino. O GPS, entretanto, te direciona no contexto de uma avaliação precisa do local onde você se encontra no momento. Pense em um avião de carreira, com um GPS/Sistema de Navegação, que só mostra a posição do avião de hora em hora. É provável que se este avião não caia, demore muito mais do que o normal para alcançar seu destino.

Claro que, a teoria, não leva em conta a complexidade de tais trocas na prática. O psicólogo Daniel Coleman afirma que “As ameaças a nossa posição aos olhos dos outros são extremamente potentes biologicamente, quase como aquelas ameaças à nossa sobrevivência”. Ou seja, biologicamente falando, não estamos preparados para receber feedbacks, visto que nossos cérebros interpretam estas mensagem como uma ameaça à nossa sobrevivência.

Para finalizar, é evidente que mais feedbacks têm um impacto significativo no resultado da empresa. Acompanhe comigo duas rápidas linhas de raciocínio: quanto mais feedback, menos as pessoas – e a empresa – desviam de sua rota planejada (a estratégia). Assim, menor o gap entre estratégia e execução. Paralelamente, quanto mais feedbacks, mais desenvolvimento, e por consequência, mais rápido acumulamos habilidades e competências.

Quanto mais habilidades e competência acumulamos, mais preparados estamos para encarar desafios e superar obstáculos. Quanto mais desafios e obstáculos superamos, mais próximo dos nossos sonhos estamos. Quanto mais próximo dos nossos sonhos, mais motivados estamos. Quanto mais motivados estamos, mais entregamos. E quanto mais entregamos, mais a empresa cresce, consequentemente mais lucro é gerado!





Francisco Homem de Melo - fundador da Qulture.Rocks, software de gestão de desempenho. Especialista e estudioso em cultura organizacional. Autor do livro The 3G Way: Dream, People, and Culture, figurando entre os mais vendidos da Amazon em estratégia e negócios. Lança a próxima obra: “OKRs: Da Missão às Métricas”, com o objetivo de ajudar as empresas a implementar uma metodologia de metas direcionada para alcançar resultados.


Cibercriminosos querem roubar os jogadores online neste Halloween


Kaspersky identificou cerca de 58 mil ações maliciosas usando sites falsos de marcas de jogos online, como a Steam e a EA Games 


Cibercriminosos têm aperfeiçoado suas técnicas maliciosas para aplicar golpes ainda mais sofisticados, e desta vez as vítimas são usuários de sites de games. De acordo com a Kaspersky, empresa global de cibersegurança, foram registrados mais de 58 mil ataques usando sites falsos da Steam, importante player de jogos online, e esse número mais que dobrou no segundo semestre, chegando a 131.000 até o momento. Um outro alvo dos criminosos é o Origin, da Electronic Arts (EA), que já sofreu quase 230 mil ataques neste ano.  

Segundo a Kaspersky, os sites falsos tentam roubar credenciais dos usuários da plataforma de jogos por meio de phishing, imitando o site original para roubar o login e senha do jogador antes das ofertas tradicionais (e verdadeiras) de Halloween. Caso o usuário tente executar qualquer ação em um desses sites falsos, ele se depara com uma janela com o pedido para inserir suas informações. O nome de domínio na barra de endereços parece legítimo, o que não desperta dúvidas ou preocupações do usuário. Os criminosos ainda solicitam um código de confirmação que o jogador recebe por e-mail ou por meio do aplicativo legítimo. 
 

Os fraudadores adoram explorar as vendas em todos os tipos de plataformas de jogos, já que o usuário tende a estar bastante atento ao contexto de game, e não se sua própria navegação pelo site da plataforma. Com este alerta de golpes frequentes, esperamos que os jogadores possam aproveitar as ofertas de Halloween e tomem cuidado ao clicar em banners e links de terceiros, especialmente durante o período de ‘ofertas especiais’, pois esses ataques de phishing estão crescendo rapidamente", afirma Fábio Assolini, analista sênior de cibersegurança da Kaspersky. 

Para evitar cair em armadilhas de phishing, a Kaspersky listou algumas dicas:
  • Use apenas aplicativos, sites e plataformas oficiais dos jogos de sua preferência; 
  • Se você tiver dúvidas se um site é legítimo e seguro, nunca insira as credenciais ou informações pessoais. Se você acha que pode ter digitado seu login e senha em uma página falsa, altere imediatamente sua senha e ligue para seu banco ou outro provedor de pagamento para evitar que estas informações tenham sido comprometidos;  
  • Nunca use a mesma senha em diferente sites ou serviços. Caso ela seja descoberta ou roubada, todas as suas contas estarão vulneráveis. Para criar senhas fortes à prova de hackers, sem ter que enfrentar a dificuldade de lembrá-las, use gerenciadores de senhas, como o Kaspersky Password Manager
  • Use uma solução de segurança com tecnologias anti-phishing baseadas em comportamento, como o Kaspersky Security Cloud ou o Kaspersky Total Security
Para saber mais, acesse o relatório em Securelist.com



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