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segunda-feira, 7 de março de 2022

Prazo para declarar começa Imposto de Renda começou; saiba quais documentos são necessários

O assessor contábil Cláudio Lasso fala sobre as novidades da declaração deste ano

 

A declaração do Imposto de Renda 2022 começou nesta segunda-feira (7) e o prazo para o envio vai até 29 de abril. Uma paralisação de servidores da Receita alterou o prazo do IR 2022. O programa gerador da declaração não pôde ser baixado no fim de fevereiro, como tradicionalmente ocorre. 

Segundo o assessor contábil Cláudio Lasso, CEO da Sapri Consultoria, outra novidade deste ano é o recebimento da restituição e o pagamento de Darf via Pix. 

"Para receber a restituição do Imposto de Renda por meio de pagamento eletrônico, é preciso que a chave Pix seja o CPF do titular da declaração", explica o contador.

De acordo com Lasso, precisa fazer a declaração quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano, ou cerca de R$ 2.380 por mês, incluindo salários, aposentadorias, pensões e aluguéis.

O contador listou quais documentos precisam ser separados para declaração.

• Documento de identidade (nome/ CPF/ data de nascimento/ título de eleitor);

• Dependentes (nome/ data de nascimento/ grau de parentesco/ CPF);

• Dados de endereço e profissão atualizados;

• Dados de conta bancária para restituição/débitos;

• Cópia da última declaração do IR Pessoa Física acompanhada do número do recibo de entrega da última declaração.• Informe de rendimento do empregador (salário);

• Informe de rendimento de distribuição de lucros;

• Informe de rendimento de aluguéis recebidos;

• Informe de rendimento de aposentadoria e/ou pensão;

• Informe de rendimentos bancários e outras instituições financeiras;

• Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf);

• Comprovantes e documentos de outras rendas (pensão alimentícia, doações, herança e outros);

• Informe de rendimentos de previdência privada.

• Darfs de renda variável;

• Informes de rendimento auferido em renda variável;

• Controle de compra e venda de ações e a apuração mensal de imposto.

• Comprovantes de doações;

• Comprovante de pagamentos de despesas com educação;

• Comprovante de pagamentos de pensão alimentícia, determinada por decisão judicial;

• Recibos de pagamentos de serviços médicos ou odontológicos;

• Comprovantes de pagamentos ou informe de rendimento de plano ou seguro de saúde com CNPJ da empresa;

• Comprovante de pagamento da Previdência Social e/ou privada (com CNPJ da empresa emissora);

• Carnês de contribuições feitas ao INSS de empregados domésticos: Guia da Previdência Social (ano todo) e carteira profissional de empregado doméstico.

"Neste ano, uma das orientações é em relação aos diagnósticos de Covid-19, que viraram parte do cotidiano do brasileiro, principalmente com o avanço da variante Ômicron. As despesas realizadas pelo contribuinte ou seus dependentes com testes de Covid-19 poderão ser deduzidas no Imposto de Renda 2022. Segundo a Receita Federal, o exame feito em laboratório poderá ser declarado e deduzido, desde que comprovado o pagamento. Já o teste feito em farmácia, mesmo com nota fiscal, não poderá ser deduzido", destaca.

Cláudio aconselha seus clientes a entregarem a declaração à Receita Federal o quanto antes.

"Porém não é garantia e nem regra que a restituição será paga antes".

Cláudio diz que quem perder o prazo está sujeito a multa.

"Quem perder o prazo da declaração e estiver obrigado a declarar, estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. O cálculo é feito assim: se não há imposto devido, a multa é de R$ 165,74", finaliza.


Vídeos educativos promovem respeito aos direitos femininos

Animações disponíveis no YouTube mostram protagonismo dos pequenos na temática do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março

 

 

O Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, marca uma luta sem trégua pelo respeito aos direitos femininos, que começa ainda na infância. Dados do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, lançado pelo Unicef e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), mostram que 179.277 crianças e adolescentes até 19 anos foram vítimas de violência sexual no Brasil entre 2017 e 2020, das quais quase 80% eram meninas. 

 

O machismo ainda está enraizado na cultura nacional e o Dia da Mulher é uma oportunidade de refletir sobre a educação que começa logo na infância. Entre as animações criadas nesse programa, disponíveis no canal no YouTube, várias tratam do tema sob a perspectiva dos pequenos. 

 

As crianças desenvolvem histórias a partir de suas próprias experiências e relatos sobre a importância do respeito aos direitos das mulheres e de todas as pessoas. “São manifestações genuínas das crianças e que devem ser estimuladas para que elas possam levá-las para seu cotidiano, de sua família, de sua comunidade e da sociedade. A construção dessa sociedade justa que todos nós queremos começa com a boa educação das crianças”, afirmou Vitor Azambuja, cofundador da startup. 

 

As animações “A Bailarina Que virou Jogadora de Futebol”, “O Campeonato de Videogame” e “A Menina Que Lutou por seus Direitos” apresentam de maneira lúdica a importância da representatividade das meninas frente às suas escolhas. 

 

Segundo Azambuja, é preciso garantir ferramentas para que as crianças sejam protagonistas de sua história e de transformações sociais. Dos casos de violência sexual registrados em quatro anos no Brasil, um terço, cerca de 62 mil, foram praticadas contra crianças de até 10 anos. “Uma dessas animações aborda a história de Malala, do Afeganistão, que virou um símbolo de resistência feminina em todo o mundo. É importante que as crianças estejam atentas a esses significados”, afirmou Vitor. 

 

Animações sobre o respeito às meninas do De Criança Para Criança

 

A Bailarina Que virou Jogadora de Futebol 

O Campeonato de Videogame 

A Menina Que Lutou por seus Direitos 

 

 

Programa De Criança para Criança

Site

Instagram 

Youtube 

Facebook


Dia da Mulher: violência física, psicológica e discriminação social precisam ser superada

 

Shutterstock

Advogado explica que a luta das mulheres está longe de terminar 

 

Todos os anos no dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, a internet e as mídias sociais são inundadas por infinitas mensagens de homenagem, tanto de pessoas físicas, quanto de empresas que têm entre seus valores a igualdade de gêneros e o reconhecimento do valor, competência e talento femininos.

Inúmeros homens também prestam homenagem mostrando-se solidários à causa feminina que busca não mais que igualdade, algo que parece incontestavelmente justo. Este artigo era para ser mais uma dessas merecidas homenagens, mas não pode deixar de atentar para realidade que não é tão poética quanto ao teor das postagens e publicidades.

O Brasil contabiliza, anualmente, estatística absurda de feminicídios (assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher). É a 5ª maior taxa do mundo, com cerca de 1.300 mortes anuais (foram 1.350 casos em 2020 e os dados apontam crescimento no ano de 2021, porém, ainda sem dados definitivos). Cerca de 60% dos feminicídios são decorrentes de violência doméstica, crime cometido pelo próprio companheiro da vítima.

Além disso, uma mulher é vítima de agressão a cada 4 minutos, de estupro a cada 7 minutos e 81% delas já sofreram violência em seus deslocamentos pelas cidades. Os dados são suficientes para demonstrar que mais do que mensagens, as mulheres necessitam de ações, de atitudes que as tratem de forma igualitária.

Acho necessário irmos além da questão da violência física. É preciso falar sobre a violência psicológica e da discriminação social.  As empresas, que no Dia Internacional da Mulher as homenageiam, efetivam o discurso que fazem? As mulheres ganham o mesmo que os homens em funções idênticas? Ocupam cargos diretivos como os homens?

A resposta também não é animadora. Mulheres ganham em média entre 30% e 40% a menos que os homens em cargos equivalentes, segundo levantamento realizado pelo Datafolha, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança. Além disso, mulheres ocupam menos de 25% dos cargos diretivos das empresas. Às companhias, é preciso que contribuam para que esses números mudem e a mulher ocupe mais espaços, com remunerações equivalentes aos demais colaboradores.

No aspecto social, nunca é demais lembrar que ‘não é não’. E que discriminar uma pessoa por seu sexo ou condição constitui injúria racial, é crime. Escrevo estas palavras quando o país está horrorizado pelas palavras discriminatórias contidas em um áudio divulgado e atribuído a um jovem deputado brasileiro, objetificando as mulheres ucranianas que enfrentam uma guerra, um massacre a seu país, suas famílias e sua comunidade. 

Que nesta mesma data, no próximo ano, tenhamos melhores números e motivos para comemorar uma evolução. E que as mulheres continuem lutando todos os dias para conquistar uma igualdade que deveria ser natural.

 

Tem dinheiro esquecido no banco? Saiba o que fazer com esse valor

A notícia é muito boa para as pessoas, sendo que o Banco Central (BC) voltou a disponibilizar um site para a consulta de dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras. Essa é uma ótima possibilidade de resgatar valores esquecidos e obter um dinheiro extra. Para saber se tem direito é possível fazer a pesquisa no endereço do Sistema Valores a Receber (SVR). 

Nesse site é possível que as pessoas saibam se possuem valores a receber, o que é informado no momento da consulta, também podem confirmar o montante e solicitar a transferência em março, dependendo da sua data de nascimento ou de criação da empresa (no caso de CNPJ).

Em um ano atípico, consequência da pandemia, essa é uma grande oportunidade, sendo que muitas famílias viram as contas de casa apertarem e aguardam ansiosas pelo benefício.

Contudo, segundo o PhD em Educação Financeira, Reinaldo Domingos, antes de sair gastando o correto é planejar o uso do dinheiro buscando honrar com os compromissos financeiros. “O valor recebido, pode ser utilizado para ajustar as finanças, ou então investido (para render) e destinado para a realização de sonhos de curto prazo (a serem realizados em até um ano), médio prazo (de um a dez anos) e longo prazo (acima de dez anos). O especialista também dá dicas e orientações do que é mais adequado fazer com o valor.


Fazer as compras

Segundo Reinaldo, se a intenção é fazer compras, uma programação antecipada deve ser feita.

“Muitas pessoas vão utilizar o dinheiro extra para fazer compras, o que não é errado, desde que isso já tenha sido programado. Mas, é fundamental que para isso a pessoa esteja já com a vida financeira organizada. Outro ponto é que, se houver parcelamentos esses devem caber no orçamento e é preciso pensar em novos gastos que esta compra proporcionará”, explica Domingos.


Quitar as dívidas

De acordo com o especialista, o dinheiro extra pode até ser utilizado para as dívidas, mas é importante ter em mente que essa não é a solução isolada do problema de endividamento.

“Para aqueles que estão endividados e veem esse dinheiro extra como a solução dos problemas, saiba que ele não é. O ideal é que os compromissos financeiros caibam no orçamento financeiro mensal”, destacou.

E acrescentou que é importante reunir todas as informações possíveis. “Antes de sair pagando as dívidas, analise todas elas, saiba o total, os juros, os prazos, enfim, reúnam todas as informações possíveis. A partir daí, tente renegociar esses valores com o credor e então veja a possibilidade de usar o extra para quitar uma dívida e resolver o problema”, disse.


Poupar e investir

Poupar e investir é sempre muito importante, de acordo com Reinaldo. “Há pessoas que estão em uma “zona de conforto”, ou seja, não devem, mas também não poupam. A esses, faço um alerta para que ajam com consciência, pois um passo em falso pode levá-los ao endividamento e até à inadimplência, uma vez que não possuem reserva financeira para se apoiar. É claro que cada pessoa usa o dinheiro como bem entender e julgar coerente, no entanto, já que não possui dívidas, é importante que se guarde boa parte dele, para começar a formar essa reserva e também para realizar mais sonhos, de agora em diante”, afirmou.

Reinaldo Domingos alerta que dinheiro extra é sempre bom quando é utilizado com cautela. “Para os investidores, mesmo que iniciantes, a melhor opção para utilizar esse valor é continuar investindo, tendo sempre um objetivo, seja ele qual for. A conclusão que podemos tirar é que dinheiro extra é muito positivo quando utilizado com educação financeira”, finalizou.


Desenvolve SP e BID irão destinar R$ 1 bilhão para pequenos negócios

IMAGEM: Thinkstock
Recursos serão utilizados para atividades de inovação e adoção tecnológica de micros, pequenas e médias empresas de São Paulo

 

O Desenvolve SP, agência de fomento do estado de São Paulo, firmou parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que irá destinar US$ 195 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) para o financiamento a micro, pequenas e médias empresas.

O crédito tem prazo de amortização de 25 anos e período de carência de seis anos. É a primeira operação a ser executada por um banco de desenvolvimento local no programa “Brasil Mais Digital”, linha de financiamento de até US$ 1 bilhão do BID destinada ao país para impulsionar a transformação digital.

“Esta parceria com o BID trará um volume significativo de recursos, que serão fundamentais para os empreendedores do estado de São Paulo, especialmente neste momento de recuperação da economia”, afirmou o presidente da Desenvolve SP, Sergio Gusmão Suchodolski.

Os recursos captados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento visam ampliar o investimento privado para atividades de inovação e adoção tecnológica através de créditos e processos de cobertura de garantias, além de promover a inovação e adoção tecnológica orientadas para tecnologias 4.0, sustentabilidade ambiental e mudança climática.

O programa vai alavancar recursos públicos e privados para compartilhar riscos por meio de coinvestimento em fundos e outros veículos financeiros existentes no mercado. Serão disponibilizados US$ 40 milhões para implementação de fundos de private equity voltados para empreendimentos inovadores que contribuam para a Agenda 2030 da ONU.

Outros US$ 149,3 milhões serão destinados a aumentar o investimento privado em micro e pequenas empresas do estado de São Paulo, em atividades de inovação e tecnologia. O restante será utilizado para financiamento de administração, avaliação, estudos e auditoria.

De acordo com o BID, os recursos permitirão a emissão de 1.400 garantias para a inovação e a adoção tecnológica em empresas, e a elaboração e implementação de um plano piloto de apoio a mulheres empreendedoras líderes de empresas em etapas iniciais. Ao todo, serão beneficiadas diretamente 3.410 empresas inovadoras formais que utilizem os novos instrumentos de financiamento.

 

Redação DC 

Da equipe de jornalistas do Diário do Comércio

https://dcomercio.com.br/categoria/inovacao/desenvolve-sp-e-bid-irao-destinar-r-1-bilhao-para-pequenos-negocios

Renúncia fiscal pode impactar o setor da saúde em tempo de pandemia

Prazo de entrega da declaração do IR 2022 começa segunda-feira, dia 7 e pessoas físicas podem doar até 3% de seu imposto para projetos de instituições filantrópicas como o Pequeno Príncipe

 

O prazo de entrega da declaração de IR 2022 começa na próxima segunda-feira (7/3). Os contribuintes terão até às 23h59 do dia 29 de abril para prestar contas ao leão e também a chance de contribuir com instituições filantrópicas como o Pequeno Príncipe, maior hospital pediátrico do Brasil, com sede em Curitiba (PR). Pessoas físicas que fazem a declaração pelo formulário completo podem destinar até 3% do imposto – a pagar ou a restituir – e fazer a diferença na rotina e no orçamento de instituições que ainda estão convivendo com os impactos da pandemia de coronavírus, que entra em seu terceiro ano.

Nos últimos anos, esses valores tornaram-se uma importante fonte de recursos financeiros, inclusive mudando a realidade dessas organizações, mas as contribuições poderiam ser ainda maiores. Regulamentadas por leis federais, estaduais e municipais, essas doações têm um grande potencial de arrecadação, porém representaram apenas 3,15% do potencial total. Isso significa que mais de R$ 8 bilhões deixaram de ser destinados a projetos que poderiam, por exemplo, impactar o cenário da saúde no Brasil, que foi um dos que mais sofreram com as consequências da pandemia.

Eleito um dos melhores hospitais pediátricos do mundo em um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek, o Pequeno Príncipe utiliza a modalidade de renúncia fiscal há cerca de 15 anos. Os recursos contribuem não só para a manutenção das suas atividades, como também garantem a humanização no atendimento e a equidade para milhares de crianças e adolescentes. Os valores ajudam ainda na capacitação dos profissionais e no investimento em pesquisa e em tecnologia, como a modernização do Centro Cirúrgico, onde anualmente são realizados mais de 20 mil procedimentos.

Investimentos feitos em 2020 com recursos oriundos das renúncias fiscais, como a aquisição de equipamentos, melhoraram o tempo das cirurgias, o que impactou numa recuperação mais rápida dos pacientes. A agilidade dos procedimentos também contribuiu para a realização de um volume maior de cirurgias. Mesmo com as restrições da pandemia, a instituição fez 282 transplantes em 2021.

O Hospital tem diversos projetos aprovados com os fundos para infância e adolescência, todos monitorados pelos conselhos de direito e pelo Tribunal de Contas (responsáveis pela auditoria, acompanhando a utilização de recursos e fiscalizando a prestação de contas). 


Como doar

A destinação pode ser feita de forma fácil e sem custos, independentemente se o contribuinte tenha imposto a pagar ou a restituir. No caso de quem tenha IR a pagar, o valor doado para a instituição escolhida será subtraído da quantia a ser paga. Já no caso de IR a restituir, o valor doado será somado à restituição que ele tem a receber e é corrigido pela Taxa Selic.

Para saber o valor que pode ser destinado, o cidadão pode fazer uma simulação diretamente no site www.doepequenoprincipe.org.br/impostoderenda. O site também pode ser utilizado pelo contribuinte para tirar dúvidas e checar as instruções para quem deseja contribuir com a causa da saúde infantojuvenil. Para mais informações sobre doações via restituição do Imposto de Renda, basta o contribuinte entrar em contato pelo telefone (41) 2108-3886 ou (41) 99962-4461.

 

 

Em que posso ajudar? Três fatos sobre omnichannel que você precisa saber para aproveitar melhor compras e serviços

Freepik
 73% dos consumidores usam vários canais da mesma empresa na jornada de compra 

 

Cada vez mais o cliente está em busca de facilidades no momento da compra ou de atendimento de serviços. Diversos canais de comunicação e humanização na área de suporte estão entre as prioridades do usuário. Um estudo da Harvard Business Review mostra que 73% dos consumidores usam vários canais da mesma empresa durante o processo de compra. Outra análise, que resultou da pesquisa feita pela Opinion Box, em 2021, revela que 60% dos brasileiros utilizam o serviço de forma híbrida, ou seja, uma parte on-line e outra presencial.  

Essa complementação dos canais de comunicação faz parte da estratégia omnichannel. A palavra omni vem do latim que significa “todo”. Já a palavra inglesa channel é traduzida como “canais”. Dessa forma, segundo o CEO da Nexcore, Ricardo Zanlorenzi, o objetivo desse processo é a integração de todos os canais da empresa. “Essa estratégia tem como base utilizar os meios on-line e off-line para que o cliente tenha a melhor experiência. Sendo assim, ele vai poder utilizar-se de todas as formas interligadas para se comunicar com a empresa”, explica. 

E entender bem as peculiaridades desse futuro que já chegou pode fazer toda a diferença para uma jornada de compra realmente satisfatória. Confira algumas delas: 

 

1. Omnichannel não é multichannel 

Pela diversidade de canais, omnichannel tem o mesmo processo que multichannel? A resposta de Ricardo Zanlorenzi é não. "Uma empresa pode ter os meios on-line e off-line para se comunicar com seus clientes. E alguns consumidores podem comprar na loja física e outros no site, por exemplo. A diferença é que no multichannel esses canais não estão interligados e no omnichannel tudo está conectado”, afirma. Desse modo, o omnichannel pode ser considerado uma evolução dos multicanais. 

 

2. Omnichannel não é cross channel 

O cross channel é um cruzamento entre os canais de comunicação. Nesse modelo, o cliente tem mais de um canal de atendimento para a compra ou retirada de um produto. “O consumidor faz uma compra on-line e retira o produto na loja. Ou procura o item no site e faz a compra na loja física”, exemplifica o CEO da Nexcore.  Apesar desse cruzamento, o cross channel se diferencia do omnichannel. “O cross é utilizar de maneira complementar os canais. Mas, não há a personalização e integração que o omnichannel permite”, destaca.  

 

3. Personalização e experiência do usuário  

Com o mundo em constante mudança, o omnichannel surge para auxiliar as empresas nos pontos que envolvem não só a tecnologia, mas também o comportamento de consumo. Segundo Ricardo, a melhor maneira do usuário ter uma ótima experiência é personalizando os canais de comunicação com as características da corporação. “O grande diferencial do omnichannel é que a integração faz com que os canais sejam amplos, possibilitando a personalização e identificando os principais problemas para que sejam solucionados pelo software”, finaliza.  

 

Nexcore

www.nexcore.com.br


Detran.SP dá 15 dicas para realizar serviço de transferência veicular com sucesso

  Início do processo, por meio da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e), é simples, prático e gratuito

 



Deixar de transferir o veículo dentro do prazo de 30 dias ficou no topo do ranking das multas aplicadas de competência do Detran.SP no ano passado. Foram mais de 423 mil infrações desse tipo em 2021 de um total de 1,5 milhão de infrações. Com base nisso, o Departamento de Trânsito preparou um passo a passo por meio de 15 dicas para que o cidadão realize o serviço de forma correta e evite receber a tão indesejada notificação de autuação em casa.


1- Verifique débitos e impedimentos

O site (detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/home) do Detran.SP, da Secretaria da Fazenda (https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/) ou os aplicativos do Detran.SP e do Poupatempo Digital informam se o veículo a ser transferido possui débitos como multas, licenciamento, pagamento de IPVA ou restrição administrativa/judicial. É preciso pagar os débitos devidos para dar prosseguimento ao serviço.




2 – Ao comprar o carro é preciso fazer a transferência!

Sua obrigatoriedade está prevista no artigo 123 do CTB, que estabelece a necessidade de um novo Certificado de Registro do Veículo (CRV) em casos de transferência de propriedade ou de município/residência.



3- Donos de veículos registrados a partir de janeiro de 2021 podem dar início ao serviço 100% digital

Proprietários de veículos registrados (novos ou transferidos) a partir de 4/1/2021 podem solicitar de maneira 100% online a expedição da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital (ATPV-e), quando efetivamente for confirmada uma transação comercial de compra e venda. Para dar início ao processo, basta acessar o portal do Detran.SP ou o aplicativo do Poupatempo Digital.



4- Dê start na solicitação via app de maneira simples e prática

A solicitação no aplicativo do Poupatempo digital é simples e funcional. Com o download do aplicativo realizado, o interessado deve cadastrar o veículo na plataforma informando o número da placa e do Renavam. Para solicitar a ATPV-e, o cidadão deve clicar em "Serviços'', depois em “Veículos” e em “Registro e Transferência”.

Após essa primeira etapa, o vendedor seleciona “Transferência de Veículos” e escolhe a opção “ATPV-e-Aviso de Transferência de Veículo” para selecionar o veículo que deseja transferir. A partir daí, é preciso preencher todos os campos solicitados com os dados do veículo, depois do vendedor e, por fim, do comprador.



5 – Início do serviço também pode ser feito pelo site do Detran.SP

Já no portal detran.sp.gov.br, basta o vendedor acessar a aba “Veículos” e na sequência clicar em Autorização para transferência de propriedade de veículo e informar a placa e o número do Renavam. Após aceitar os termos e finalizar, basta imprimir o PDF gerado.

O passo a passo está disponível em detran.sp.gov.br na aba de Veículos em “Transferência de Veículos”. Pelo app ou portal do Poupatempo, basta acessar: Serviços > Veículos > Registro e transferências > Transferência do veículo > Transferência de propriedade > Veículo do estado de São Paulo.




6 – Pré-requisitos para fazer a transferência

Para transferir o veículo, é necessária aprovação do veículo em vistoria no máximo há 60 dias em Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV), não ter restrição ou bloqueio que impeça a transferência, ter comunicação de venda em cartório do estado de São Paulo e os débitos vencidos precisam estar quitados (IPVA, DPVAT, licenciamento, multas)



7 – Faça a comunicação de venda no cadastro do veículo

Depois de preenchido e impresso o ATPV-e, vendedor e comprador deverão reconhecer a firma por autenticidade no cartório. A comunicação de venda será incluída eletronicamente, devendo o vendedor acompanhar no portal do Detran.SP a efetivação da comunicação de venda.


8 - Faça a vistoria de identificação veicular

Vá com seu veículo a uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV). A relação de estabelecimentos está disponível em detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/parceiros

Laudo emitido pela ECV tem validade estadual, portanto, a vistoria pode ser realizada em ECV de qualquer município do Estado de São Paulo e tem prazo de validade de 60 dias e somente pode ser utilizado para a realização de um único serviço. 




9 – Valores das taxas Detran.SP

A taxa do serviço de transferência paga (R$ 391,03 caso o licenciamento do ano em curso ainda não tenha sido realizado ou, caso tenha sido, R$ 246,17).

Demais taxas (como cartório, vistoria e emplacamento) são pagas diretamente aos estabelecimentos.

O Detran.SP não tem ingerência nos valores praticados pelos locais e recomenda que antes de realizar o serviço, pesquise sobre os preços antes de escolher uma empresa de vistoria ou de emplacamento.


10 – Digitalize e envie os documentos

Digitalize (tire foto ou escaneie) toda a documentação necessária em um dos formatos aceitos (.pdf, .png, .jpg, .jpeg, .gif). A imagem precisa ser dos documentos originais e estar com todos os campos legíveis, sem redimensionamento ou alteração das características do documento digitalizado. O documento de identificação pessoal deve apresentar todos os itens de segurança e foto nítida.


11 - Após o envio da solicitação, acompanhe o andamento do processo

Para acompanhar o andamento do processo de transferência do veículo, consulte o serviço online “Acompanhamento de serviços de veículos”.

Se a documentação estiver correta, será confirmada a transferência e informado o código de segurança do CRV para impressão do Licenciamento pelo portal de serviços da Senatran e download no aplicativo "Carteira Digital de Trânsito - CDT".

Você também pode efetuar o download ou impressão do CRLV-e pelo portal do Detran.SP. Veja detalhes abaixo, em Documento do Veículo.




12 – O que fazer após a confirmação da transferência?

Após a emissão do CRLV-e, será exigida a nova PIV (Placa Identificação Veicular – padrão Mercosul) caso seja identificada uma das situações abaixo ou apontamento referente a placa no laudo de vistoria:

- Substituição de qualquer das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano da referida placa;

- Mudança de município ou de unidade Federativa (caso o veículo ostente placa no padrão cinza); ou em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira.

O cidadão deverá procurar uma empresa estampadora para emplacar o veículo. A relação está disponível no portal do Detran, na aba de Parceiros.

Concluída a transferência o cadastro também será bloqueado administrativamente para que seja entregue os documentos que foram utilizados na solicitação do serviço, sendo que ficará retido o CRV anterior ou ATPV-e.

O bloqueio inserido no cadastro do veículo para entrega dos documentos não impede a circulação do veículo. Para solicitar o desbloqueio não é necessário realizar agendamento no posto.


13 – Como transferir veículos registrados antes de janeiro de 2021?

Para documentos de veículos emitidos até 31/12/2020, é preciso entregar na unidade de atendimento o ATPV (que fica no verso do antigo DUT) original impresso em papel moeda com reconhecimento de firmas (vendedor e comprador) utilizado na transferência. Todos os CRVs expedidos em papel moeda continuam válidos e deverão ser mantidos para utilização em uma futura transferência de propriedade.


14 – Fique atento e não leve multa

Segundo o artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) deixar de transferir o veículo dentro do prazo de 30 dias é uma infração média e que gera multa de R$ 130,16, podendo acarretar remoção do veículo ao pátio.


15 – Ainda tem dúvidas? O Wandi pode te ajudar!

O Departamento de Trânsito disponibiliza por meio de um tutorial o passo a passo de maneira didática para realizar o serviço. Basta acessar o canal do Detran.SP no YouTube, por meio do link: www.youtube.com/watch?v=IwbzyjNLXP0.

Prefeitura de São Paulo promove Contrata SP -- Dia da Mulher com mais de 300 vagas de emprego voltadas ao público feminino

 As inscrições on-line podem ser feitas nesta segunda-feira, 7 de março, às 15h

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realizará neste mês vasta programação para comemorar o Dia Internacional da Mulher, entre elas destacam-se as ações de empregabilidade. O Contrata SP -- Dia da Mulher, que ocorre na terça-feira, 8 de março, na unidade Interlagos do Cate -- Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, contará com mais de 300 vagas de emprego. As oportunidades são exclusivas para o público feminino em áreas do comércio, serviços e saúde. As participantes ainda terão acesso a empresas que estarão no local para realizar o processo seletivo.

Para participar é necessário se inscrever até o dia 7 de março, até às 15h pelo Portal Cate. As candidatas pré-selecionadas serão convocadas por telefone pela equipe do Cate para comparecer à unidade Interlagos na terça (8), das 8h às 17h. É necessário levar RG, CPF, carteira de trabalho e cópias de currículo. Durante o evento, as candidatas também poderão participar de oficinas do programa Elabora, da Fundação Paulistana, que orienta o público sobre processo seletivo, confecção de currículos e outras dicas sobre mercado de trabalho.

“Estaremos com a unidade do Cate Interlagos recepcionando as mulheres para um grande processo seletivo a fim de ajudar esse contingente da cidade a conquistar uma vaga de emprego. Simultaneamente, colocaremos três unidades do Cate Móvel pela cidade para atender as mulheres que não puderem se deslocar para a região sul da capital”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Essa ação se junta a uma vasta programação pensada para elas que foram duramente afetadas nesta pandemia. As mulheres, em geral, em momentos de crise econômica, costumam ser as primeiras a perderem seus empregos e as últimas a conseguirem a recolocação, por isso todos os esforços são importantes para auxiliarem na retomada da geração de renda”, conclui.

Entre as oportunidades estão 50 vagas de atendentes que podem atuar em lanchonetes, sacolões, farmácias, loja, entre outros. Os salários variam entre R 1.345 e R 1.500. As candidatas precisam comprovar escolaridade entre o fundamental e o médio. Algumas oportunidades não há exigência de experiência na função.

Na área da saúde são 15 vagas para auxiliar e técnico de enfermagem com salário de até R 1.550. As candidatas precisam ter cursos correspondentes à atividade e Coren ativo, além de experiência comprovada. A atuação será nas regiões leste, sul e oeste.

Quem atua como auxiliar de cozinha encontrará no Contrata SP -- Dia da Mulher 14 postos -- salário entre R 1.266 e R 1.600. Para participar do processo seletivo serão aceitas candidatas com o ensino fundamental incompleto e para algumas posições não precisa comprovar experiência.

O evento também conta com vagas para candidatas com deficiência. São 20 vagas de operadora de telemarketing em home office. O salário é de R 1.224, sendo exigido o ensino médio completo.


Cate Móvel 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo disponibiliza unidades móveis do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo para oferecer serviços de orientação profissional e vagas de emprego, no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, das 9h às 15h, nas regiões sul, norte e leste. A ação integra a programação especial promovida pela Prefeitura de São Paulo em celebração à data.

O Cate Móvel estará em três regiões da cidade de São Paulo. Sendo elas: CEU Paulistano (zona norte); CIC Sul -- Jardim São Luís (zona sul) e Jardim Colonial/Itaquera (zona leste).


Serviço 

 
Contrata SP -- Dia da Mulher 

Inscrição

Dia: até 7 de março, às 15h

Portal do Cate 


Processo seletivo 

Dia: 8 de março

Horário: das 8h às 17h

Local: Cate Interlagos - Av. Interlagos, 6122


Cate Móvel 

Data: 8 de março
Horário: 9h às 15h
 

Endereços:

CIC Sul

Zona Sul -- Rua José Manoel Camisa Nova, 100 -- Jardim São Luís

CEU Paulistano

Zona Norte -- Rua Aparecida do Taboado, s/n -- Jardim Paulistano

Praça Comunitária

Zona Leste -- Rua Guichi Shigueta -- Colônia

*Ambas as atividades apresentar RG, CPF e carteira de trabalho


Compliance e auditoria em saúde: carreiras em alta e com futuro promissor para mulheres

Setor de gestão clínica vem sendo mais visado após a pandemia e chama a atenção para funções como compliance, médica e enfermeira auditora 

 

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em 2020, os programas de integridade ganharam mais espaço na mídia e, consequentemente, nas empresas ligadas à saúde, principalmente na saúde suplementar. Em paralelo a isso, o perfil profissional no Brasil vem mudando bastante ao longo dos anos. Com o tempo, pudemos ver uma maior participação das mulheres em cargos, até então, ocupados majoritariamente por homens. O segmento de compliance é um dos setores que vive essa transformação, em especial o de saúde. Por exemplo, os homens ainda são maioria entre os médicos em atividade no país, mas a diferença em relação às mulheres vem diminuindo ano a ano. Segundo o levantamento de Demografia Médica 2020, os homens representam 53,4% da população de médicos e as mulheres, 46,6%.Trinta anos atrás, em 1990, as mulheres eram apenas 30,8%. Com essa transformação, podemos esperar um aumento do ingresso de mais mulheres na área de gestão clínica, como profissionais de auditoria médica ou compliance em saúde, um setor ainda pouco divulgado, mas que está em alta e proporciona a opção do profissional trabalhar governança clínica e corporativa dentro de sua área de formação. 

“No Brasil temos dificuldade de penetração feminina nos espaços. No setor de compliance em geral há mais mulheres, mas quando falamos no segmento de saúde ainda é um ambiente de maioria masculina, embora venha aumentando gradativamente a atuação de mulheres com gestão e governança clínica nos últimos anos”, explica a médica, gestora em saúde e professora universitária da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Camila Rodrigues de Almeida. Segundo ela, o nepotismo e as escolhas por homens em cargos de liderança ainda são comuns no mercado, mesmo quando as mulheres são reconhecidas pela dedicação e qualidade ao ocupar funções de destaque, como comprova a pesquisa divulgada em 2019 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que mostra um aumento nos lucros entre 5% e 20% nas companhias comandadas por mulheres. Mas, em contrapartida, outro levantamento, este divulgado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), em 2020, mostra que apenas 7,2% dos membros dos conselhos das empresas são compostos por mulheres.  

A médica de 46 anos atua na área de gestão em saúde desde os 24 e já ocupou cargos importantes no setor, como médica auditora, coordenadora geral e diretora-executiva hospitalar. Desde 2017 Rodrigues integra a equipe da True Auditora como diretora-técnica e é membro-fundadora da Associação Brasileira de Compliance em Saúde (Abracos). Segundo a profissional, as mulheres acabam se destacando mais na área por serem, em maioria, mais detalhistas e aplicadas, além de buscarem mais aperfeiçoamento e soluções para os problemas apresentados durante um programa de integridade. 

Camila aconselha às mulheres interessadas em ingressar no setor de compliance ou auditoria em saúde a não se intimidarem com os dados sobre gênero. A carioca afirma que a receita para o sucesso é disciplina e persistência. Ela acrescenta que sempre gostou de desafios e por isso vivenciou muitas áreas dominadas por homens. A médica é uma das poucas mulheres especializadas em urologia no Brasil. “Eu escolhi ser urologista, estudei em uma sala cheia de homens e enfrentei muita resistência. No passado também fui uma das primeiras mulheres piloto de rali. Hoje eu sou triatleta e divido meu tempo entre os treinos, o trabalho na área de gestão, as aulas na universidade e os cuidados com os meus quatro filhos. Não existe limite para quem tem vontade de vencer e busca se colocar no mercado”, enfatiza.  

De acordo o presidente da Abracos, Ademilson Costa dos Santos, um dos principais pontos trabalhados em culturas de compliance atualmente é a diversidade e igualdade de gênero em empresas. Segundo ele, companhias que buscam modernidade e desenvolvimento precisam trabalhar o incentivo ao protagonismo feminino em sua cultura interna. “Notamos um aumento da inserção desse tema nos últimos anos e apoiamos por completo. A Abracos incentiva projetos que fortaleçam a atuação feminina no mercado de compliance em saúde. Uma de nossas missões é promover um ambiente seguro e igualitário aos profissionais da área, de modo que incentivemos cada vez mais mulheres a ingressarem nesse setor que é promissor e determinante para o bom desempenho da saúde suplementar no Brasil”, enfatiza. 

 

Abracos - Associação Brasileira de Compliance em Saúde - entidade sem fins lucrativos que congrega instituições do setor privado de medicina e saúde em grupo, além de empresas e profissionais independentes que exercem atividades de consultoria na área da saúde. Seu principal propósito é fomentar o desenvolvimento de projetos de compliance no segmento e promover debates de alta relevância para a categoria.


Inclusão feminina precisa ir além de campanhas sobre o Dia Internacional da Mulher

 CEO da Newa, consultoria de diversidade e bem-estar, afirma que o cuidado com o bem-estar das mulheres precisa ser parte da cultura organizacional das empresas

 

O Dia Internacional da Mulher está chegando e, com ele, as campanhas que reforçam o papel da mulher em diferentes setores da sociedade. Apesar das iniciativas em torno da data, milhares de mulheres ainda sofrem, diariamente, com o preconceito de gênero dentro das organizações. 

Segundo a pesquisa “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 37,4% das mulheres ocupam cargos de liderança dentro das organizações atualmente. Além do número, que ainda é considerado baixo, hoje as mulheres também enfrentam outros problemas, como o adoecimento emocional, oriundo das cargas excessivas de trabalho ou pressão psicológica no ambiente corporativo. 

“Os dados mostram que, apesar das manifestações em torno do Dia da Mulher, ainda há muitas barreiras para elas no mercado de trabalho, seja na ocupação de cargos de liderança ou na oferta de vagas para as mulheres mães, por exemplo”, aponta Carine Roos, CEO e fundadora da Newa, empresa de consultoria especializada em diversidade e bem-estar emocional para as organizações. 

De acordo com um estudo realizado pela edtech Todas Group, mais da metade das mulheres brasileiras estão com a saúde mental afetada pelo trabalho. Não obstante a esse problema, cerca de 50% das mulheres no país perdem seus empregos após a gravidez, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

“Nós, mulheres, estamos sempre sendo colocadas à prova. Por isso, mais do que nunca, precisamos falar sobre a representatividade feminina dentro das organizações e sobre como tornar esses ambientes mais acolhedores e inclusivos”, argumenta a especialista em Diversidade e Inclusão. 

Para Carine, promover ambientes que sejam genuinamente inclusivos é algo que precisa sair do papel e ser colocado em prática não apenas às vésperas de datas comemorativas, mas ao longo do ano inteiro, fazendo parte da cultura organizacional das empresas. 

“Felizmente, algumas organizações já entenderam que é preciso criar espaços de acolhimento para as mulheres. Em muitos lugares, visando atingir a saúde e o bem-estar das mulheres mães, por exemplo, algumas empresas já começaram a oferecer benefícios estendidos, promoção de cargo ainda durante a gravidez ou até mesmo oportunidades de trabalho para mulheres ainda em período de gestação”, comenta Carine.
 

Newa - empresa de impacto social que atua no desenvolvimento de organizações baseadas na construção do diálogo, na colaboração e no respeito. A startup valoriza as diferenças e age em prol da diversidade e do bem-estar genuíno.


Painel solar e descarga econômica são os principais itens de desejo dos brasileiros, aponta pesquisa inédita do QuintoAndar

 Levantamento mostra que itens sustentáveis e econômicos estão entre os mais desejados 

 

Em meio às tendências mundiais de sustentabilidade, o Censo QuintoAndar de Moradia revela que essa também é uma preocupação do brasileiro. Dados mostram que mais de 7 em cada 10 entrevistados desejam ter em casa painel solar e descarga econômica - itens que impactam no custo da moradia. Eles aparecem entre as prioridades de 73% e 75% dos moradores de casas, respectivamente. Em apartamentos, os itens são desejados por  78% dos entrevistados.

Além disso, a pesquisa, realizada em parceria com o Datafolha, mostra que os itens tecnológicos mais desejados nas casas são: sistema de câmera de segurança (59%), alarme (53%) e fechadura eletrônica (48%). Já assistentes virtuais são desejadas por apenas 29% dos respondentes - sendo que apenas 5% das casas brasileiras contam com os dispositivos. 

Nos apartamentos, os objetos de desejo se mantêm praticamente os mesmos, com destaque para:  fechadura eletrônica (49%) e sistema de luz controlada por aplicativo (46%). Confira a lista completa no levantamento

“Nossos dados reforçam que a preocupação do brasileiro com segurança e economia é estendida para o lugar onde vivem. A tendência é que tecnologia e sustentabilidade sejam recursos cada vez mais explorados para garantir proteção e retorno financeiro”, afirma Thiago Reis, gerente de Dados do QuintoAndar. 

 

Metodologia da pesquisa 

O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Há, ainda, uma amostra representativa das regiões metropolitanas de Rio, São Paulo e Belo Horizonte e dos macropolos da Baixada Santista e de Ribeirão Preto. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra. 

 

Grupo QuintoAndar

https://prss.quintoandar.com.br/


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