Serasa Experian faz alerta contra fraudes no
feriado da Proclamação da República
Em
vésperas e durante os feriados, o risco de o comércio ser vítima de golpes
aumenta em 25%; documento roubado, ou perdido, dobra a probabilidade de o consumidor
sofrer fraudes
São Paulo, 14 de novembro
de 2013 – Amanhã, 15
de novembro, é o dia da Proclamação da República. Muitas pessoas vão aproveitar o
feriado prolongado para viajar e fazer compras. Mas o consumidor e o
comerciante precisam redobrar a atenção e adotar cuidados simples de prevenção
para não se tornarem vítimas de golpistas. De acordo com os especialistas em
soluções antifraude da Serasa Experian, o fluxo intenso de pessoas no comércio,
somado ao objetivo dos empresários em ampliar as vendas, acaba resultando em
oportunidade para a atuação rápida de pessoas mal-intencionadas no comércio
fazendo compras com identidade falsa.
Estudos
dos casos de fraudes confirmadas, dentre os alertas apontados pelas soluções
antifraudes da Serasa Experian, constataram uma elevação de 25% de comprovação
de golpes no comércio decorrentes de alertas a consultas realizadas durante
datas movimentadas e feriados prolongados.
Na
hora de realizar uma venda a prazo, o comerciante deve principalmente verificar
a consistência dos dados informados e comparar a foto do documento de
identificação com a pessoa que se apresenta no estabelecimento. Independentemente
do porte, é importante que todas as empresas redobrem a atenção, pois aquelas
que não investem em recursos básicos e acessíveis de proteção, podem virar
alvos preferenciais, destacam os especialistas em soluções antifraudes da
Serasa Experian.
O
empresário também pode contar com o auxílio de ferramentas disponíveis no
mercado que ajudam a prevenir fraudes, como é o caso do serviço de Alerta de
Identidade da Serasa Experian. No momento da venda, o empresário pode fazer uma
consulta ao CPF do consumidor e analisar o histórico daquele documento. A
partir disso, o serviço indica se há e qual é o grau de risco para o comerciante.
O
consumidor também precisa ficar atento. Pesquisas da Serasa Experian apontam
que estão mais suscetíveis às fraudes os cidadãos que tiveram seus documentos
perdidos ou extraviados. Basta perder a carteira de identidade ou o CPF para
dobrar a probabilidade de se ser vítima de uma fraude. Segundo o Indicador
Serasa Experian de Tentativas de Fraude, de janeiro a setembro deste ano, a cada
14,8 segundos
um consumidor brasileiro foi vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, em
que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito com a intenção
de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio apresentando-se com uma falsa
identidade.
Qualquer
pessoa que tiver um documento roubado ou perdido, além de fazer um Boletim de
Ocorrência (B.O.), deve cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques
Roubados da Serasa Experian, com o objetivo de reduzir o risco e evitar a dor
de cabeça de ter seus dados pessoais utilizados por golpistas.
De
maneira prática e segura, o consumidor pode fazer gratuitamente o registro do
extravio de folhas de cheques e documentos (como Registro Geral, o RG; carteira
de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor) pela Internet, www.serasaconsumidor.com.br/gratuito_roubados.html,
ou pelo telefone da
Central de Atendimento ao Consumidor, (11) 3373 7272, que funciona nos 7 dias
da semana, das 8h às 20h. Se alguém já teve no passado algum documento extraviado
e ainda não registrou as informações, também pode realizar o cadastro.
A
partir da inclusão dos dados, as informações ficam disponíveis de imediato para
todos os clientes da Serasa Experian no país. No caso dos documentos, o alerta
fica no sistema de consultas, provisoriamente, por um período de dez dias
úteis. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar
dentro desse prazo o Boletim de Ocorrência e uma declaração formal à Serasa
Experian. Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por
três dias úteis, tempo para que o correntista avise o banco, faça o Boletim de
Ocorrência e suste os cheques. Após a sustação, o alerta do cheque permanecerá
por tempo indeterminado na base de dados da Serasa Experian.
A
ação de fraudadores pode causar muitos transtornos ao comércio e à população. Confira
abaixo dicas de prevenção para o consumidor e para as empresas, sobretudo para
as pequenas e médias companhias, preparadas pelos especialistas da Serasa
Experian:
Comércio
Antes de realizar uma venda a prazo:
1ª – Peça sempre dois
documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação);
2ª –
Verifique inconsistências nos documentos apresentados. Por exemplo, se a foto é
recente, porém a data de emissão do RG é de quando a pessoa tinha 10 anos de
idade ou vice-versa.
3ª – Procure confirmar
se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando
atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no
comprovante de residência;
4ª – Solicite ao cliente
o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante;
5ª – Consulte alguma
ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado;
6ª – Se a suspeita de
fraude for grande e o comerciante não se sentir seguro com a venda, é
recomendável pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.
Consumidor
Cuidados
com os documentos:
1ª – Nunca deixe o documento com um desconhecido quando você
não estiver por perto;
2ª – Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas;
3ª – Não forneça ou
confirme suas informações pessoais por telefone;
4ª – Não perca de vista seus documentos de identificação quando solicitados
para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou para quaisquer
negócios;
5ª – Não informe os números dos seus documentos quando participar de sorteios;
6ª – Mantenha atualizado o antivírus do seu computador diminuindo os riscos de
ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;
7ª – Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança; fique atento às
dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de
segurança.
Cuidados
com os cheques:
1ª – Procure deixar os cheques separados dos documentos pessoais;
2ª – Não ande com o talão de cheques ou folhas já assinadas; procure portar
apenas as folhas que for utilizar no dia;
3ª – Não deixe as folhas de cheques em cima do balcão da loja ou à vista de
outras pessoas;
4ª – Quando for preencher o cheque utilize sempre uma caneta própria;
5ª – Evite deixar espaços em branco;
6ª – Procure sempre emitir cheques nominais e cruzados;
7ª – Anote as informações da compra no canhoto do talão.