A
descoberta em estágio inicial viabiliza a cura em 70% dos casos, possibilita
tratamento menos agressivo e diminui o número de sequelas
No dia 23 de novembro, é comemorado o Dia
Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Para lembrar a importância da
data, a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) participa da
campanha “Novembro Dourado”, que tem como objetivo conscientizar a população
sobre a importância do diagnóstico precoce.
De acordo com a
oncologista pediátrica e vice-presidente da SOBOPE, Teresa Fonseca, nos
estágios iniciais o tratamento poderá ser menos agressivo, com menos sequelas e
melhor qualidade de vida. Apesar disso, ainda é frequente o atraso no
diagnóstico. “Vários são os motivos para que isto ocorra, como a demora na
procura do serviço médico pela família quando surgem os primeiros sintomas; o
grau de suspeita da possibilidade de câncer tanto pelo leigo como pelo
pediatra generalista e outros profissionais de saúde, pois os sinais e sintomas
do câncer infantojuvenil assemelham-se muito aos das doenças comuns da
infância; e a dificuldades de acesso aos meios diagnósticos e ao encaminhamento
adequado para centros de referência”.
Ainda segundo a vice-presidente, a campanha também visa
sensibilizar os governantes na construção de uma política de saúde pública que
contemple as necessidades das crianças e adolescentes com câncer. “Vamos vestir
o Brasil de dourado inspirando uma atitude positiva em prol do diagnóstico
precoce e melhor qualidade da assistência para obtenção de maiores taxas de
cura com qualidade de vida. Convido a todos a usarem o laço dourado no dia 23!”
Segunda causa de morte em crianças no país, o câncer na
criança e no adolescente é uma doença de evolução rápida, em geral. De acordo
com a vice-presidente, o estabelecimento do fluxo de investigação e encaminhamento
do paciente aos centros de referência regionais de forma efetiva deve ser
prioritário pelos gestores do sistema de saúde para o tratamento da doença em
fase inicial.
Saiba mais sobre a campanha “Novembro
Dourado”
Sobre a razão do uso do laço na campanha, trata-se de
uma homenagem a Penney Laigen. Em 1970, ela colocou diversos laços amarelos nas
árvores em homenagem a seu marido, que lutou pelo exército norte-americano na
Guerra do Irã. O laço, então, se transformou em símbolo de união por uma campanha,
já que os amigos e familiares de Penney aderiram ao gesto da mulher.
Na campanha “Novembro Dourado” o amarelo tem sentido de
demonstrar um sinal de alerta para necessidade de atitudes que levem ao
diagnóstico precoce. Já a cor dourada simboliza o “padrão ouro” que necessitam
os pacientes de câncer infantojuvenil.
O dia 23 de novembro tornou-se o Dia Nacional de
Combate ao Câncer Infantojuvenil após a aprovação de lei sancionado pela então
presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008.
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