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segunda-feira, 14 de abril de 2025

Páscoa Páscoa

                          

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4 experiências para vender mais nesse período

 Especialista em marketing estratégico dá dicas para ir além da simples oferta de produtos aos clientes

 

Páscoa é mais que chocolate. É emoção, conexão e, para o comércio, é uma das datas mais aguardadas do ano. Mas em meio a tantas opções, como fazer com que o seu negócio se destaque? A resposta está na experiência. Os consumidores querem mais do que apenas comprar; eles buscam momentos que tragam bem-estar e memórias afetivas, tornando a decisão de compra envolvente e significativa. Para quem deseja adotar essa estratégia, a especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Inteligência Artificial, Camila Renaux, compartilha dicas valiosas: 

 

1. Oficina sensorial de chocolates: promova oficinas presenciais ou on-line para que os clientes aprendam a decorar ovos de Páscoa, criar bombons ou montar cestas personalizadas. A experiência pode ser gratuita para quem atingir um valor mínimo em compras ou ainda oferecer descontos exclusivos na aquisição de produtos. “Essa estratégia estimula a conexão emocional com a marca, cria um momento compartilhável nas redes sociais e incentiva a compra dos produtos utilizados na oficina”, destaca Camila. 

 

2. Caça ao ovo personalizada ou virtual: essa ação pode ser aplicada a diversos segmentos, principalmente para marcas voltadas ao público infantil. Desenvolva uma experiência interativa na qual os clientes participam de uma caça ao tesouro física (em lojas ou eventos) ou virtual (com desafios e pistas no Instagram ou WhatsApp, por exemplo) para encontrar cupons de desconto, brindes ou edições especiais dos produtos de Páscoa. É uma forma divertida e diferente de engajar o público, aumentar o tráfego físico ou digital da marca e criar um senso de urgência para as compras, sem necessariamente parecer um marketing invasivo”, explica. 

 

3. Degustação e história: essa experiência pode ser realizada em diferentes estabelecimentos, incluindo lojas de roupas, cafés e até mesmo livrarias. Organize um evento ou experiência on-line em que os clientes possam degustar chocolates harmonizados com vinho, café ou chá, enquanto um especialista compartilha curiosidades sobre a história do chocolate na Páscoa e dicas para escolher os melhores sabores. “Essa proposta eleva a percepção de valor dos produtos, gera conteúdo para redes sociais e aumenta a fidelização ao conectar a marca com um momento especial”, conclui Camila Renaux. 

 

 4. Experiência “TikTokizável” e UGC (User Generated Content): estimule seus clientes a criarem conteúdos espontâneos com os seus produtos, explorando o comportamento cada vez mais comum de gravar reviews, unboxings e momentos de consumo. “Mesmo quem não é influenciador, hoje sente vontade de compartilhar experiências nas redes, principalmente no TikTok e nos stories do Instagram”, comenta Camila. Um exemplo atual é o sucesso dos ovos de Páscoa com recheios cremosos como o viral ovo Nhá Benta. Ao desenvolver produtos ou embalagens pensados para serem fotografados e compartilhados, inclusive os artesanais, a marca transforma o cliente em protagonista e amplia o alcance orgânico das ações. “É uma maneira eficaz de gerar desejo, posicionar o produto como tendência e incentivar o consumo por identificação e pertencimento”, complementa. 

 


Camila Renaux - especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Inteligência Artificial pelo MIT nos Estados Unidos. Eleita por três vezes a melhor profissional de Marketing Digital do Brasil, é embaixadora de Philip Kotler e de seu evento eWMS (World Marketing Summit) no país. Já treinou milhares de alunos, distribuídos pelos cinco continentes, através de seus cursos on-line. Consultora de empresas, vivencia o digital no seu dia a dia há mais de 20 anos. Produz conteúdo ativamente para compartilhar doses generosas de informação e é palestrante de um dos maiores eventos de marketing e vendas da América Latina.

 

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