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4 experiências para vender mais nesse período
Especialista em marketing estratégico dá dicas para ir além da simples oferta de produtos aos clientes
Páscoa é mais que chocolate. É emoção, conexão e,
para o comércio, é uma das datas mais aguardadas do ano. Mas em meio a tantas
opções, como fazer com que o seu negócio se destaque? A resposta está na
experiência. Os consumidores querem mais do que apenas comprar; eles buscam
momentos que tragam bem-estar e memórias afetivas, tornando a decisão de compra
envolvente e significativa. Para quem deseja adotar essa estratégia, a
especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Inteligência Artificial,
Camila Renaux, compartilha dicas valiosas:
1. Oficina sensorial de
chocolates: promova oficinas presenciais ou on-line para que os
clientes aprendam a decorar ovos de Páscoa, criar bombons ou montar cestas
personalizadas. A experiência pode ser gratuita para quem atingir um valor
mínimo em compras ou ainda oferecer descontos exclusivos na aquisição de
produtos. “Essa estratégia estimula a conexão emocional com a marca, cria um
momento compartilhável nas redes sociais e incentiva a compra dos produtos
utilizados na oficina”, destaca Camila.
2. Caça ao ovo personalizada ou
virtual: essa ação pode ser aplicada a diversos segmentos,
principalmente para marcas voltadas ao público infantil. Desenvolva uma
experiência interativa na qual os clientes participam de uma caça ao tesouro
física (em lojas ou eventos) ou virtual (com desafios e pistas no Instagram ou
WhatsApp, por exemplo) para encontrar cupons de desconto, brindes ou edições
especiais dos produtos de Páscoa. É uma forma divertida e diferente de engajar
o público, aumentar o tráfego físico ou digital da marca e criar um senso de
urgência para as compras, sem necessariamente parecer um marketing invasivo”,
explica.
3. Degustação e história: essa
experiência pode ser realizada em diferentes estabelecimentos, incluindo lojas
de roupas, cafés e até mesmo livrarias. Organize um evento ou experiência
on-line em que os clientes possam degustar chocolates harmonizados com vinho,
café ou chá, enquanto um especialista compartilha curiosidades sobre a história
do chocolate na Páscoa e dicas para escolher os melhores sabores. “Essa
proposta eleva a percepção de valor dos produtos, gera conteúdo para redes
sociais e aumenta a fidelização ao conectar a marca com um momento especial”,
conclui Camila Renaux.
4. Experiência
“TikTokizável” e UGC (User Generated Content): estimule
seus clientes a criarem conteúdos espontâneos com os seus produtos, explorando
o comportamento cada vez mais comum de gravar reviews, unboxings e momentos de
consumo. “Mesmo quem não é influenciador, hoje sente vontade de compartilhar
experiências nas redes, principalmente no TikTok e nos stories do Instagram”,
comenta Camila. Um exemplo atual é o sucesso dos ovos de Páscoa com recheios
cremosos como o viral ovo Nhá Benta. Ao desenvolver produtos ou embalagens
pensados para serem fotografados e compartilhados, inclusive os artesanais, a
marca transforma o cliente em protagonista e amplia o alcance orgânico das
ações. “É uma maneira eficaz de gerar desejo, posicionar o produto como tendência
e incentivar o consumo por identificação e pertencimento”, complementa.
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