Pesquisar no Blog

terça-feira, 15 de abril de 2025

Feed zero das Gerações Z e Alpha recria forma de se comunicar e dizer quem é quem nas redes sociais

Freepik
Ao esvaziar os feeds e cobrir parte do rosto nas fotos, essas gerações não estão deixando de se comunicar, elas estão moldando uma nova forma de fazer isso


A forma de se expressar nas redes sociais está mudando rapidamente entre os mais jovens. A Geração Z, nascida entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, e a Geração Alpha, formada pelos adolescentes que já nasceram em um mundo digital, compartilham novas formas de linguagem visual, que dispensam as palavras. 

O feed zero, em que os perfis não têm nenhuma publicação e as raras fotos são com a mão no rosto, são alguns dos sinais mais visíveis dessa mudança. Para o especialista em comunicação e oratória Giovanni Begossi, que tem mais de 15 anos de estudos dedicados ao assunto, esses comportamentos revelam uma relação mais estratégica, seletiva e emocional com a exposição na internet. “O feed vazio é uma forma de dizer ‘eu estou presente, mas no meu tempo’. Não é desinteresse, é escolha. A Geração Z busca autonomia sobre sua imagem e rejeita a ideia de estar o tempo todo disponível para consumo”, afirma Begossi. 

Outra hipótese é a de que os jovens passaram a privilegiar os conteúdos temporários, como os stories, que desaparecem depois de 24 horas. Essa estratégia de postagem não deixa rastros e ainda elimina a preocupação com a narrativa e a estética do perfil. Além disso, nos stories tem a opção dos “amigos próximos”, onde eles podem selecionar quem recebe cada tipo de conteúdo, quase sempre deixando os mais velhos de fora. 

“Seja por um movimento consciente, seja por estética, cansaço da exposição constante, medo do julgamento e a necessidade de se diferenciar dos Millennials, apagar fotos ou não postar nada é uma forma de se comunicar cheia de simbolismos. Já entre a Geração Alpha, o silêncio visual também serve para observar antes de participar, construindo uma identidade digital mais sutil e privativa, que não tem nada a ver com inatividade, pois eles estão ativos, sim. E muito”, afirma Begossi, que possui o maior perfil de comunicação e oratória na América Latina, com mais de 2M de seguidores.  

De acordo com o especialista, a linguagem corporal também ganha força nesse movimento. Fotos com a mão no rosto, que escondem parte da face ou cobrem os olhos, comunicam algo como, quero revelar, mas aos poucos, introspecção e privacidade. “Essa imagem passa uma ideia de recuo, de proteção. É como se o jovem dissesse que não quer ser totalmente visto e invadido, e mesmo em silêncio, ele está transmitindo algo”, explica o especialista que dá treinamentos em empresas e para diversas personalidades sobre comunicação eficiente e estratégica. 

Ele ressalta que cobrir o rosto é um gesto sempre presente em perfis adolescentes e mostra como esses grupos estão se comunicando de forma diferente da que conhecemos. “A Geração Z domina a lógica dos algoritmos e entende o impacto de cada publicação. A Geração Alpha segue aprendendo com esse repertório e tende a levar adiante uma comunicação ainda mais visual e seletiva”. Segundo Begossi, um exemplo disso são os dumps no feed, uma sequência completamente aleatória de fotos, não necessariamente envolvendo pessoas.

“Ambas gerações têm consciência da imagem desde cedo e utilizam códigos que falam de forma direta, mesmo sem legenda. Menos imediatistas e mais ligados no sentir e não no dizer, eles constroem uma narrativa que comunica muito sobre o tempo em que vivem. Trata-se, de fato, de uma linguagem nova e silenciosa, mas muito eficaz”, finaliza Begossi. 

 

Giovanni Begossi - mais conhecido como El Professor da Oratória, possui 15 anos de estudos dedicados à comunicação, é advogado e bicampeão brasileiro de oratória. Palestrante e professor de argumentação internacional, foi por meio da comunicação que deixou de ser um “nerd anti social” e ganhou mais de 20 prêmios de debate e oratória em três idiomas diferentes: inglês, espanhol e português. Referência no ramo, é criador dos métodos Hiper Persuasão, Oratória Viral e Destrave Sua Comunicação, além de mentor de grandes influenciadores, empresários multimilionários, ex-BBBs, políticos, atletas profissionais e até desembargadores. Possui o maior perfil de comunicação e oratória da América Latina com 2 milhões de seguidores no Instagram. @elprofessordaoratoria

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados