Segundo o
Relatório de Viagens e Sustentabilidade* da empresa, viajar de forma
sustentável continua sendo importante para os viajantes brasileiros
A Booking.com, empresa de
reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo,
divulga os achados do seu 10º Relatório de Viagens e Sustentabilidade, que
explora o comportamento e a intenção dos consumidores em relação ao impacto
social e ecológico das viagens. A edição de 2025 conta com insights de 32 mil
viajantes em 34 países. Nos últimos dez anos, em meio à crescente discussão
sobre o impacto do turismo nos destinos, a atenção à sustentabilidade é uma
constante. Em 2016, 56% dos viajantes brasileiros acreditavam viajar de forma
consciente, já em 2025, 98% afirmam desejar e de certa forma já optar por
escolhas mais sustentáveis.
Além disso,
analisando a década passada, é possível concluir que há uma mudança nas
percepções dos viajantes sobre o que a sustentabilidade engloba. Houve mudanças
nos níveis de conscientização e a sustentabilidade se tornou uma prioridade
maior para muitas pessoas durante o planejamento de viagem.
Nesse
sentido, hábitos relacionados à redução de resíduos e ao consumo de energia
tornaram-se cada vez mais comuns e continuam sendo as principais opções quando
os viajantes pensam em influenciar o impacto das viagens. Em 2020, por exemplo,
34% dos viajantes brasileiros disseram que desligavam o
ar-condicionado/aquecedor das acomodações quando não estavam presentes e, pouco
depois, em 2023, esse número subiu para 76%.
O principal
comportamento, que 57% dos viajantes brasileiros esperam incorporar em suas
próximas viagens, é a redução do desperdício em geral durante a viagem, o que
inclui hábitos como: reciclagem e evitar itens de uso único, seguido por evitar
atividades que possam prejudicar a vida selvagem local (57%) e reduzir o
consumo de energia (54%).
“Como uma
das maiores plataformas de viagens do mundo, temos o compromisso de tornar as escolhas
mais sustentáveis mais acessíveis e fáceis de serem identificadas. Atualmente,
quase 22 mil acomodações em nossa plataforma exibem certificações reconhecidas
de sustentabilidade, e oferecemos filtros específicos para que os viajantes
possam encontrar essas opções com facilidade”, comenta Marco Sobrinho, Gerente
Comercial da Booking.com no Brasil.
Desde 2016,
a empresa pesquisa sobre o comportamento dos consumidores em relação a viagens
mais sustentáveis. Nesses 10 anos de relatório, quase 230 mil viajantes
em 35 mercados contribuíram com percepções, comportamentos e possíveis
barreiras dos viajantes em relação a viagens mais sustentáveis.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada
de maneira independente com 32.000 entrevistados em 34 países e territórios,
incluindo 1.000 do Brasil. Para participar, as pessoas precisavam ter mais de
18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem
planejando uma viagem em 2025. Além disso, deveriam ser responsáveis pela
decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A
pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro de 2025.
Booking.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário