Pesquisa da datatech revela que marketplaces são os canais preferidos para compras online; apenas 12% dos brasileiros utilizam as redes para este fim
As compras online já fazem parte do cotidiano dos brasileiros, mas a preocupação com segurança digital e o risco de sofrerem uma fraude tornam o consumidor cada vez mais seletivo. Segundo pesquisa do Relatório de Identidade e Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, 87% dos consumidores afirmam que é pouco ou nada provável que comprem de marcas que não consideram seguras. Além disso, 76% estariam dispostos a pagar mais por essa garantia — um aumento de 14 pontos percentuais em relação ao ano anterior. O levantamento também revela os canais mais utilizados e os critérios mais valorizados nas compras digitais.
Os marketplaces são o principal canal de compras digitais no Brasil, sendo a preferência de 71% dos consumidores. Na sequência, aparecem os sites de lojas e os aplicativos oficiais, já tradicionais no comércio digital. As redes sociais, por sua vez, têm baixa representatividade nesse cenário, utilizadas por apenas 12% dos consumidores para realizar compras online. A seguir, veja o gráfico completo sobre a preferência de canais:
Segurança e privacidade: critérios
inegociáveis na compra online
Na hora de decidir por uma compra
online, os consumidores colocam segurança (91%) e privacidade (89%) como
critérios essenciais. A boa experiência e a conveniência vêm em seguida, com
86% e 81,4% respectivamente, demonstrando que a experiência fluida também é
valorizada — mas não a qualquer custo. Segundo a pesquisa, mais de um terço dos
consumidores afirmam não deixar seus dados salvos em sites ou aplicativos, nem
utilizam a função “comprar com um clique”, indicando que temem por
vulnerabilidades nas plataformas.
“O consumidor está cada vez mais
confortável no ambiente digital e busca, sim, conveniência, mas com cautela. A
pesquisa mostra que, ao mesmo tempo em que há uma ampliação das atividades
online, há também uma consciência maior sobre os riscos. É por isso que
segurança e experiência precisam caminhar juntas, reforçando o papel
imprescindível das empresas e marcas que atuam no segmento de investir em
tecnologias de proteção em camadas, garantindo a melhor performance contra
fraudes sem criar fricção na jornada de compras”, afirma o Diretor de
Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Experian
experianplc.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário