Ao trabalhar em grupo, a motivação e o engajamento do estudante são elevados, pois desenvolve sua comunicação
Nos últimos anos, o processo de ensino
e aprendizagem do inglês tem passado por uma transformação significativa, com
foco cada vez maior em metodologias ativas e dinâmicas em grupo. Esse formato
interativo promove não apenas o desenvolvimento linguístico, mas também
habilidades socioemocionais essenciais para os cidadãos do século XXI.
Murilo Motta, assessor pedagógico da Eduall, solução bilíngue da SOMOS
Educação, contribui para esse debate listando benefícios e dicas para incluir o
trabalho em grupo no aprendizado do inglês. Confira:
Quatro vantagens do trabalho em equipe para o aprendizado do
inglês
1- Aprendizado colaborativo
Em grupo, acontece o chamado
aprendizado colaborativo, em que os integrantes irão se regular, corrigir e
aprender uns com os outros. “Outro ponto importante é o feedback imediato, onde
a comunicação com diversos alunos irá garantir que sejam corrigidos pontos
necessários durante a comunicação”, completa o assessor pedagógico da
Eduall.
2- Contextualização do idioma
A interação com os colegas traz uma
vantagem essencial: a aplicação prática das habilidades comunicativas. Em
outras palavras, situações são criadas para facilitar o desenvolvimento do
idioma estudado, com um contexto interessante para a turma.
3- Desenvolvimento de competências fundamentais para a
cidadania
“Trabalhando em grupo, o estudante irá
aprender sobre colaboração, respeito, companheirismo, autoconfiança,
autoestima, pensamento crítico, desenvolvimento de liderança e muito mais, a
depender do modelo de atividade em grupo que está sendo trabalhada”, afirma
Murilo Motta.
4- Mais motivação e engajamento
O trabalho em equipe promove
ferramentas de aprendizado, motivação, feedback, dentre outras. No geral, por
estar cercado de pessoas com quem se sente bem – e não mais limitado a pares ou
apenas ao professor –, o estudante também se mostrará mais motivado e engajado
para aprender.
Principais dinâmicas em grupo para aprender inglês
Dentre as diversas possibilidades de dinâmicas em equipe, Murilo destaca:
- Role-playing (atuação): interpretar uma situação em conjunto com os demais
colegas.
- Gincanas: um
time terá a possibilidade de competir com os demais grupos.
- Debates: os
estudantes podem praticar seu raciocínio, pensamento crítico e vocabulário
dentro de um tema específico.
- Apresentações em grupo: possibilitam um momento de criatividade ímpar, para que a apresentação seja bem-sucedida.
“Na Eduall, temos também projetos de maior escala que são
desenvolvidos por nossas escolas parceiras, como apresentações aos pais e
feiras bilíngues. Claro, sempre relacionado ao nosso conteúdo programático ou a
alguma de nossas ferramentas de aprendizado, como a BookR, nossa biblioteca
digital, que conta com mais de 800 títulos que podem servir de base para a
criação de trabalhos em grupo”, afirma.
Como incentivar os estudantes a
utilizarem o inglês como língua franca?
Além do domínio da gramática e
vocabulário, é essencial cultivar confiança e respeito entre a turma, para que
os estudantes se sintam confortáveis em usar o inglês para se comunicar. Também
é preciso estruturar muito bem a atividade, alinhando regras, expectativas e
objetivos, dentro do escopo de conhecimento, apontando um modelo do que se
espera dos grupos. Os educadores devem promover um feedback positivo,
garantindo que a atividade será prazerosa em todas as etapas.
O papel dos pais no aprendizado do
inglês
“Quando falamos em desenvolvimento em
grupo, tendemos a enxergar o grupo dos alunos de sala de aula, porém essa
realidade pode ser expandida para diversos ambientes, sendo o familiar um
deles”, afirma Motta. Pensando nisso, é importante que os pais proponham
atividades para o estudante, não para o desafiar, mas para dar a oportunidade
de mostrar, naquele grupo, seu grau de aprendizado.
Em vez de solicitar que o filho traduza
imediatamente uma música ou palavra, por exemplo, o adulto deve prover o
estudante com a possibilidade de pesquisar, estudar e descobrir o sentido do
que está sendo ouvido, para que, em outro momento, apresente os resultados.
Nessa interação, lembrar sempre de parabenizá-lo pelo esforço e desempenho
alcançado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário