Pesquisar no Blog

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Trabalho em equipe: confira as vantagens dessa dinâmica para o aprendizado do inglês

 Ao trabalhar em grupo, a motivação e o engajamento do estudante são elevados, pois desenvolve sua comunicação   

 

Nos últimos anos, o processo de ensino e aprendizagem do inglês tem passado por uma transformação significativa, com foco cada vez maior em metodologias ativas e dinâmicas em grupo. Esse formato interativo promove não apenas o desenvolvimento linguístico, mas também habilidades socioemocionais essenciais para os cidadãos do século XXI. 

 

Murilo Motta, assessor pedagógico da Eduall, solução bilíngue da SOMOS Educação, contribui para esse debate listando benefícios e dicas para incluir o trabalho em grupo no aprendizado do inglês. Confira:  

 

Quatro vantagens do trabalho em equipe para o aprendizado do inglês 

1- Aprendizado colaborativo 

Em grupo, acontece o chamado aprendizado colaborativo, em que os integrantes irão se regular, corrigir e aprender uns com os outros. “Outro ponto importante é o feedback imediato, onde a comunicação com diversos alunos irá garantir que sejam corrigidos pontos necessários durante a comunicação”, completa o assessor pedagógico da Eduall. 


 

2- Contextualização do idioma 

A interação com os colegas traz uma vantagem essencial: a aplicação prática das habilidades comunicativas. Em outras palavras, situações são criadas para facilitar o desenvolvimento do idioma estudado, com um contexto interessante para a turma.   

 

3- Desenvolvimento de competências fundamentais para a cidadania 

“Trabalhando em grupo, o estudante irá aprender sobre colaboração, respeito, companheirismo, autoconfiança, autoestima, pensamento crítico, desenvolvimento de liderança e muito mais, a depender do modelo de atividade em grupo que está sendo trabalhada”, afirma Murilo Motta.

 

4-     Mais motivação e engajamento 

O trabalho em equipe promove ferramentas de aprendizado, motivação, feedback, dentre outras. No geral, por estar cercado de pessoas com quem se sente bem – e não mais limitado a pares ou apenas ao professor –, o estudante também se mostrará mais motivado e engajado para aprender.  

 

Principais dinâmicas em grupo para aprender inglês 

Dentre as diversas possibilidades de dinâmicas em equipe, Murilo destaca:  

- Role-playing (atuação):  interpretar uma situação em conjunto com os demais colegas. 

- Gincanas: um time terá a possibilidade de competir com os demais grupos. 

- Debates: os estudantes podem praticar seu raciocínio, pensamento crítico e vocabulário dentro de um tema específico. 

- Apresentações em grupo: possibilitam um momento de criatividade ímpar, para que a apresentação seja bem-sucedida.  

“Na Eduall, temos também projetos de maior escala que são desenvolvidos por nossas escolas parceiras, como apresentações aos pais e feiras bilíngues. Claro, sempre relacionado ao nosso conteúdo programático ou a alguma de nossas ferramentas de aprendizado, como a BookR, nossa biblioteca digital, que conta com mais de 800 títulos que podem servir de base para a criação de trabalhos em grupo”, afirma. 

 

Como incentivar os estudantes a utilizarem o inglês como língua franca? 


Além do domínio da gramática e vocabulário, é essencial cultivar confiança e respeito entre a turma, para que os estudantes se sintam confortáveis em usar o inglês para se comunicar. Também é preciso estruturar muito bem a atividade, alinhando regras, expectativas e objetivos, dentro do escopo de conhecimento, apontando um modelo do que se espera dos grupos. Os educadores devem promover um feedback positivo, garantindo que a atividade será prazerosa em todas as etapas. 


 

O papel dos pais no aprendizado do inglês  


“Quando falamos em desenvolvimento em grupo, tendemos a enxergar o grupo dos alunos de sala de aula, porém essa realidade pode ser expandida para diversos ambientes, sendo o  familiar um deles”, afirma Motta. Pensando nisso, é importante que os pais proponham atividades para o estudante, não para o desafiar, mas para dar a oportunidade de mostrar, naquele grupo, seu grau de aprendizado.  

 

Em vez de solicitar que o filho traduza imediatamente uma música ou palavra, por exemplo, o adulto deve prover o estudante com a possibilidade de pesquisar, estudar e descobrir o sentido do que está sendo ouvido, para que, em outro momento, apresente os resultados. Nessa interação, lembrar sempre de parabenizá-lo pelo esforço e desempenho alcançado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados