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quinta-feira, 25 de abril de 2024

O consumo de chocolate está relacionado ao seu DNA

Ao leite, amargo, com amendoim, doce, qual tipo de chocolate corresponde a sua genética e a sua saúde?
 

Muitos de nossos hábitos alimentares, preferências e sensibilidade aos alimentos são influenciados pela nossa genética (1). Com o chocolate não é diferente. O novo painel lançado pela Genera, empresa pioneira em testes genéticos voltados diretamente para o consumidor, em parceria com a Maré Chocolate, o Painel Chocolate, revela características que exploram os gostos relacionados ao alimento e ajudam a mostrar quais os tipos mais recomendados para cada organismo. 

Por meio do teste genético, é possível descobrir a preferência por sabores mais doces ou ainda, predisposição para intolerância à lactose, considerando que o leite é um dos ingredientes mais importantes na confecção de chocolate. De acordo com um levantamento da Genera, cerca de 51% dos brasileiros apresentam essa intolerância, e os sintomas incluem dor e inchaço abdominal, diarreia, gases e náuseas. Para estas pessoas, o ideal é consumir chocolates livres de lactose. 

Alguns chocolates têm aroma e sabor mais intensos de cacau torrado ou de aromatizantes, que podem influenciar na preferência pelos diferentes tipos. O teste genético identifica a capacidade de detectar estes aromatizantes e a percepção do sabor. Se uma pessoa apresenta essa predisposição é possível que ela ache mais agradável o sabor de chocolates amargos, com aromatizante ou frutas. 

Outra característica é a sensibilidade ao sabor amargo. Algumas pessoas têm, de acordo com certas variações genéticas, uma maior sensibilidade ao sabor amargo, o que dificulta o consumo de alimentos e chocolates com esse gosto. Já as que não têm essa sensibilidade não percebem o sabor amargo com tanta intensidade e preferem comer chocolates desse tipo. 

O consumo do chocolate muitas vezes também está relacionado às emoções das pessoas, como tristeza e a ansiedade. De acordo com a Genera, cerca de 64% dos brasileiros têm predisposição para apresentar fome emocional, relacionado a algumas variações genéticas. Esse dado converge com uma pesquisa realizada pela ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), Merck Brasil e IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) em que 60% dos entrevistados afirmaram comer chocolate, pizza e outras guloseimas quando se sentem estressados ou de mau humor.[1] 

“O Painel Chocolate revela não só o perfil da pessoa em relação ao consumo de diferentes tipos e sabores do alimento, como orienta quais são mais saudáveis e compatíveis com o organismo de cada um. Ele traz autoconhecimento e indicações de como saborear o chocolate com prazer e gerando bem-estar”, explica Ricardo Di Lazzaro, médico especialista em genética e cofundador da Genera. 

A Maré Chocolate entende essa variedade de perfis de consumidores e as diferenças genéticas. “Cientes de tantas variedades de gosto e restrições alimentares, aqui na Maré oferecemos chocolates sem glúten, sem leite, sem açúcar branco, e usamos açúcares mais naturais, como os adoçados com açúcar de coco, com açúcar demerara, maçã em pó ou açúcar mascavo, também temos o 100% cacau. Valorizamos a saúde e o bem-estar, tanto de quem cultiva quanto de quem saboreia nossos chocolates e é por isso que encontramos na Genera uma parceria de sucesso”, explica Maruska Gemelli, sócia da Maré Chocolate. 

“A parceria da Genera com a Maré Chocolate foi pautada pela qualidade e valores da empresa na produção de chocolates artesanais, saudáveis e sustentáveis. Ambas têm como prioridade oferecer experiências de bem-estar felicidade e cuidados com a saúde do consumidor”, finaliza Di Lazzaro.
 

Características do Painel Chocolate:

  • Consumo de Doces: identificação da predisposição para consumir uma quantidade maior ou menor de doces.
  • Intolerância à Lactose: avaliação do risco de intolerância à lactose ou elevada tolerância.
  • Sensibilidade à Proteína do Leite: análise da predisposição para desenvolver sensibilidade à proteína do leite.
  • Sensibilidade ao Amendoim: verificação da predisposição para desenvolver sensibilidade ao amendoim.
  • Sensibilidade ao Sabor Amargo: avaliação da maior ou menor sensibilidade ao sabor amargo.
  • Preferência pelo Sabor Doce: identificação da preferência por sabores mais doces.
  • Busca por Novidades: análise da predisposição para buscar novidades e experimentar sabores novos.
  • Capacidade de Detectar Aromatizante: verificação da capacidade de detectar aromatizantes.

[1] Comendo por emoções: 7 em cada 10 brasileiros já sentiram fome emocional. Merck. Disponível em: Link


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