Criador de conteúdo ensina como desenvolver consciência de marca e fidelizar público, conduzindo seguidores em uma jornada de conexões significativas e duradouras
As redes sociais são ótimas ferramentas para
divulgar trabalhos criativos, especialmente quando se trata de uma carreira
freelancer. Porém, como se destacar na multidão de conteúdo que está em
constante guerra com o temido algoritmo? O ilustrador, designer e podcaster
Andy J. Pizza propõe a solução: construindo presença online de forma original e
o que ele chama de “jornada do verdadeiro fã”.
Em uma aula
completa na Skillshare, a maior comunidade online do mundo para criativos, o
criador de conteúdo traz nova perspectiva sobre a presença nas redes sociais e
traz dicas para se expressar de forma criativa e bem-sucedida.
“A ideia
convencional sobre as redes sociais é que você precisa produzir conteúdo viral,
ter uma enorme quantidade de seguidores, postar todo dia, durante todo o tempo.
Imagine a pressão que isso induz em que está tentando desenvolver um perfil de
destaque?”, diz Andy J. Pizza.
O professor
tem como objetivo mostrar que é possível criar conteúdo criativo e bem-sucedido
nas redes sociais sem sacrificar a saúde mental. “A ideia é que as pessoas se
sintam inspiradas e motivadas a usarem esses canais e aprenderem como fazer um
trabalho criativo que faça diferença para o seu dia a dia e para o dos seus
seguidores”, completa o criador de conteúdo.
A seguir,
confira cinco exercícios que podem te ajudar a se conectar com pessoas que
nunca ouviram falar do seu trabalho e transformá-las em grandes fãs.
Desconstruindo as redes sociais
Atrair
seguidores é algo que gera ansiedade em criadores de conteúdo, especialmente
para quem está começando. Embora esse seja o parâmetro que muitos usam para
avaliar um perfil bem-sucedido, existem outros fatores mais importantes,
segundo Andy J. Pizza. Em vez de tentar atingir milhões de pessoas a qualquer custo,
é preferível atingir mil usuários de forma significativa.
O grande
segredo para isso é conduzi-los em uma jornada, começando de um lugar onde eles
nunca ouviram falar sobre você até se tornarem verdadeiros fãs dispostos a
investir tempo e até dinheiro no seu trabalho. Para isso, é preciso entender a
dar valor às pessoas que está procurando como público nas redes sociais e criar
um relacionamento com elas.
A jornada do verdadeiro fã
A jornada
do verdadeiro fã pode ser visualizada como um jogo de tabuleiro com fases
distintas, que irão corresponder a estratégias para momentos e plataformas
diferentes. O primeiro passo é entender quem será esse público. Em seguida,
como fazer uma conexão com ele pela primeira vez. Avançando no tabuleiro,
entender como criar uma relação de confiança. Mais adiante, como fidelizar seu
público e, por fim, conquistar verdadeiros fãs.
A ideia é
dividir as estratégias para que os criadores de conteúdo possam administrar o
tempo e dedicação necessários para cada estágio. Esse método permite ter uma
visão mais clara de como e quando agir, além de ajudar a se adaptar às mudanças
que acontecem de forma constante nas redes sociais.
1. Identificando seu potencial
Quem são as
pessoas que você deseja guiar na jornada do verdadeiro fã? Na primeira etapa do
tabuleiro, o importante é fazer perguntas desse tipo para entender seu
público-alvo. O objetivo é transformar um grupo de pessoas com os mesmos
gostos, ideias e preferências em uma única pessoa.
Idealize
esse processo como se fosse reunir pessoas com interesses em comum numa mesma
sala. O propósito, afinal, é reuni-las no seu perfil ou canal. Tenha em mente
que será mais fácil atrair mil usuários se você atingir o gosto de uma única
pessoa com seu trabalho criativo.
2. Criando a sua consciência de marca
Após
identificar o personagem, é hora de traçar a primeira etapa da jornada que ele
será guiado. Essa é a fase de conscientização da marca, ou seja, será o
primeiro contato com o seu trabalho. Para criar uma primeira impressão
positiva, é importante criar conteúdo que as pessoas se identifiquem e que gere
algum valor para suas vidas.
Existem
cinco principais tipos de valor que podem ser abordados no seu conteúdo.
- Sentimento
Dentro ou
fora do mundo digital, todos estão sempre buscando sentir coisas. O papel de um
bom criador de conteúdo é dar às pessoas os sentimentos que elas buscam,
independente de qual for ele: diversão, empatia ou pertencimento.
- Aprendizado
Além de entretenimento,
muitas pessoas gostam de consumir conteúdos informativos nas redes sociais.
Nesse formato, vale compartilhar fatos curiosos e interessantes ou que façam
diferença na vida do seu público-alvo.
- Vínculo
As pessoas
constantemente buscam estabelecer vínculos umas com as outras. Para isso, crie
conteúdo com os quais as pessoas se identifiquem e possam se unir em uma
comunidade: seja através de gostos pessoais ou experiências de vida.
- Coleta
Nas redes
sociais, também expressamos a necessidade de acumular coisas. Entenda que todos
os usuários possuem uma coleção pessoal, salvando publicações que têm a ver com
sua identidade. Então, prefira criar conteúdo que os seus seguidores queiram
guardar.
- Proteção
A
necessidade de proteger aquilo que acreditam também se reflete no mundo
digital. Nesse caso, busque criar conteúdo que ajude as pessoas a articularem
seus sentimentos ou a defenderem assuntos que são importantes para elas.
3. Aumentando seu engajamento
Engajamento
e confiança caminham de mãos dadas. Nessa etapa, é preciso mostrar aos seus
seguidores que eles irão encontrar mais daquele conteúdo que os atraíram para
seu perfil. Em vez focar em ganhar cada vez mais seguidores, prefira pensar em
como se conectar de forma profunda com aqueles que você já tem.
Likes não
revelam essa conexão profunda. Comentários, compartilhamentos e salvamentos,
sim. São nessas métricas que os criadores de conteúdo poderão entender quais
são aquelas publicações que criaram conexões reais.
Para isso,
Andy. J Pizza propõe um exercício: identifique quais são os três posts com mais
comentários, independentemente da plataforma, e compare esses conteúdos com os
que têm menos comentários. Assim, será possível entender aquilo que funciona ou
não para o seu público.
4. Ganhando inscritos
Nessa
etapa, o objetivo é fazer com que seus seguidores se inscrevam em outras
plataformas que você está presente. Atrair pessoas para um workshop, uma live
ou qualquer outra ação com seu nome, significa que está dando um passo além na
construção de uma relação de confiança.
Aqui, vale
a pena apostar em um brainstorm para entender qual valor deseja entregar em
diferentes tipos de ação. Seja para vender um produto ou participantes de um
curso, por exemplo. Estude quais plataformas permitem dar aos seguidores outros
tipos de valores.
Podcasts
são bons meios de se comunicar profundamente com seu público. Disponibilize
links direcionando para outras plataformas e convide pessoas para assumirem um
compromisso com você.
5. Conquistando verdadeiros fãs
Um
verdadeiro fã é aquele que ama tanto seu trabalho que está disposto a investir
tempo ou dinheiro no seu trabalho criativo. Nessa etapa, o seu público já
estará familiarizado e envolvido profundamente com aquilo que seu perfil
representa. Durante toda a jornada, é importante dar coisas para as pessoas.
Dessa forma, elas estarão mais dispostas a retribuírem todo seu esforço, seja
comprando produtos ou participando de ações.
Por fim, crie seu processo, encontre inspiração em outras pessoas e aprenda com elas. Colete informações e teste todas as possibilidades. Lembre-se que publicar nas redes sociais sempre será como rolar um dado no jogo de tabuleiro. Você pode avançar cinco casas ou apenas uma, mas se continuar jogando, sempre ficará melhor do que estava.
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www.skillshare.com
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