Infelizmente, a inadimplência é uma realidade no meio empresarial brasileiro. De acordo com dados do Serasa Experian, o Brasil registrou o recorde de empresas inadimplentes em 2023. Ao todo, foram constatadas 6,64 milhões de organizações nessa categoria, totalizando um crescimento de 4,79%. Tendo em vista esse cenário desafiador, cabe às companhias a missão de buscarem alternativas que ajudem nesse processo e, quanto a isso, a tecnologia é uma importante aliada.
Enfrentar a inadimplência não é, de longe, uma
tarefa simples, ainda mais, para o credor. Após esgotar todas as alternativas
para viabilizar acordos para o pagamento das dívidas, existem opções para
ajudar na recuperação do valor, sendo os mais utilizados o protesto em
cartório, em que é estabelecido um registro público do cliente que está
inadimplente; e por vias bancárias, podendo ser utilizados cheques, carnês,
notas promissórias, boletos, contratos, entre outros.
Por sua vez, mesmo que estes dois recursos sejam os
mais utilizados, ambos possuem suas especificidades. No caso do cartório, o
protesto deve ser realizado na região em que o devedor está localizado, algo
que, dependendo da distância, exige gastos e logística com deslocamentos. Já o
recurso bancário, embora considerado prático por muitos, não oferece
visibilidade de todo o processo, só constando quando os pagamentos são feitos.
Ou seja, considerando o atual ritmo das
organizações e o avanço da geolocalização que permite viabilizar negócios em
diversas partes do país, torna-se inviável oficializar pedidos de inadimplência
utilizando apenas tais recursos como os únicos meios para a tentativa de reaver
o valor que está em débito.
Deste modo, as empresas têm a missão de buscar
métodos que as auxiliem a ganhar agilidade nesse processo, aliado ao melhor
custo-benefício. Nessa jornada, contar com o apoio da tecnologia é uma
excelente alternativa, visto que ela permite incluir uma gama de recursos na
ferramenta de gestão utilizada, dentre eles, o gerenciamento da inadimplência.
Isso é, tendo em vista que essa é uma realidade que
afeta empresas de todos os portes, incluindo as pequenas e médias que, ainda de
acordo com o Serasa Experian, representam 88% dos negócios inadimplentes no
país, fazer o uso de um sistema que apoia no processo de cobrança e protestos
facilita para uma maior visualização e controle.
O uso da tecnologia tem a habilidade de simplificar
e agilizar este processo, seja via cartório ou bancário, dando maior
assertividade e previsibilidade do retorno. Na prática, isso agrega na maior
redução de custo, visto que evita deslocamentos, taxas externas e,
principalmente, a burocracia. Além disso, a própria organização pode servir de
exemplo para os clientes, considerando sua eficiência para administrar tais
casos.
Sendo assim, é crucial que as organizações, na hora
de implementar um sistema de gestão para as finanças, considerem as soluções
que já contenham esses recursos disponíveis, visando uma maior eficiência em
casos de inadimplência. Do contrário, essa ausência pode refletir no gasto de
tempo e dores de cabeça que poderiam facilmente ser desburocratizados.
Como citado anteriormente, a inadimplência não é
algo fácil, mas com o apoio dos recursos corretos, pode ser solucionada com
eficiência e transparência. Deste o modo, o quanto antes as empresas se
atentarem neste aspecto, melhores poderão ser os resultados e benefícios. Afinal,
lidar com empresas inadimplentes exige medidas inteligentes.
Tiago Anjos - Product Owner do Grupo Skill.
Grupo Skill
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