Para o especialista em encantamento de clientes Alexandre Slivnik, valorizar ideias criativas e incentivar a busca por novas abordagens são elementos essenciais para a contínua evolução dos serviços prestados
Nos últimos anos, a capacidade de proporcionar uma
experiência excepcional aos clientes tornou-se não apenas um diferencial, mas
um movimento essencial para o sucesso nos negócios. À medida que 2024 se
aproxima, é crucial antecipar as tendências e demandas que irão moldar o
cenário do atendimento ao cliente para garantir os melhores resultados no próximo
ano.
Dados levantados entre 2020 e 2022 pelo Capterra
apontam que 70% dos consumidores brasileiros consideram que o serviço de
atendimento melhorou durante o período. Aproximadamente 60% dos entrevistados
sentem que são importantes para a empresa, enquanto 37% têm a impressão que
estão incomodando quando entram em contato.
De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente
da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e um dos
maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil, a capacitação dos
colaboradores deve ser um compromisso contínuo. “Investir em treinamentos que
estimulem o comportamento proativo para encantar clientes e compreender as
últimas tendências no atendimento é essencial. A equipe deve estar atualizada
com as melhores práticas do setor, adaptando-se constantemente para atender às
necessidades em constante mudança dos clientes”, relata.
A integração de tecnologias inovadoras, como
inteligência artificial, chatbots, análise de dados e automação, pode otimizar
e aprimorar os processos de atendimento ao cliente. “No entanto, é crucial
entender que tais avanços não substituem a importância do atendimento
humanizado. A combinação inteligente entre tecnologia e habilidades humanas é o
segredo para oferecer um suporte que se destaque”, pontua.
A empatia e a capacidade de se comunicar
efetivamente continuam sendo pilares essenciais para um atendimento
excepcional. “Os clientes desejam se sentir ouvidos, compreendidos e valorizados.
Treinar a equipe para entender suas necessidades e se comunicar de forma clara,
empática e respeitosa é crucial para criar conexões genuínas”, declara Slivnik.
Para o especialista, a personalização é o futuro do
atendimento ao cliente. “As expectativas dos consumidores estão evoluindo, e
eles desejam experiências mais individualizadas e adaptadas às suas
necessidades. Capacitar a equipe para antecipar as carências dos clientes,
oferecendo soluções personalizadas, pode criar um diferencial competitivo significativo”,
aponta.
O vice-presidente da ABTD acredita que encorajar a
cultura da inovação dentro das equipes é crucial para se manter relevante no
mercado em 2024. “Valorizar ideias criativas, incentivar a busca por novas
abordagens e estar aberto ao feedback tanto dos clientes quanto dos
colaboradores são elementos essenciais para a contínua evolução dos serviços
prestados”, finaliza.
Alexandre Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando-FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA/USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, Europa, África e Ásia, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education - Boston/EUA). Para mais informações, acesse o site oficial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário