Atendimento telefônico dá lugar ao presencial, apontado como o preferido pelo colaborador neste momento
A
necessidade por orientações voltadas a área jurídica passou a ser uma das
principais demandas dos colaboradores da Sodexo Benefícios e Incentivos
entre janeiro e abril deste ano. Dos seus mais
de 600 funcionários, 44% buscaram apoio legal por meio
do serviço Apoio Pass – ofertado também ao mercado em
parceria com a Optum. Dentro da esfera jurídica, as maiores demandas
foram por orientações a problemas ligados ao direito contratual,
de família, do consumidor e cívil. Destaque ainda para o acionamento do
Apoio Pass para apoio psicológico (33,3%) e financeiro (7,4%).
Quando observado o
mesmo período do ano passado, época em que havia restrições e a
vacinação estava ainda em seu início, a área psicológica
aparecia em primeiro lugar, com 54,5%
das buscas pelos colaboradores da
companhia que precisavam de orientação para enfrentar
momentos de estresse e ansiedade. Na sequência,
apareciam as demandas por apoio legal (21,2%) e social (9,1%).
Os
dados mostram ainda qual é o tipo de atendimento que as pessoas
mais buscam para ter acesso ao serviço. Durante o período de isolamento,
entre janeiro e abril de 2021, o atendimento via telefone representava
75,8% da procura, enquanto que o presencial registrava 10,6%. Já no
mesmo período deste ano as pessoas têm optando mais pelo
presencial (51,9%), com o telefônico representando apenas 39,5% da
mostra. Ao acessar o serviço de Apoio Pass, os colaboradores
são direcionados a profissionais que atendem de acordo
com as respectivas áreas demandadas, que podem ser advogados,
psicólogos e até mesmo consultores financeiros.
"No
primeiro momento, percebemos
que o trabalhador ficou inseguro em relação à sua
saúde física e a de sua família e ainda preocupado se
conseguiria manter o emprego. Essas questões afetaram fortemente
sua psique. Já neste momento, vemos que eles sentem
necessidade em resolver problemas legais que surgiram com a
pandemia, como divórcios, guarda dos filhos e aquisição de bens e
produtos. Além disso, háagora inquietações voltadas a questões
financeiras sobre como controlar o orçamento doméstico já que
vivemos emmeio a um cenário inflacionário com o custo dos alimentos, por
exemplo, cada vez mais alto. Fazemos essas análises por meio
desses dados que são muito ricos. Eles traçam um retrato das novas
necessidades das pessoas neste momento de muitos desafios e nos mostram
como as empresas têm cada vez mais o dever de promover ações que
contribuam com a qualidade de vida de seus colaboradores",
avalia Fabiana Galetol, diretora de RH da Sodexo Benefícios e Incentivos.
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