Pesquisar no Blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Porque o sono deveria ser uma de suas metas para 2022


Dormir melhor é a principal estratégia de 46% das pessoas que desejam melhorar a saúde mental em 2022, segundo pesquisa realizada pela SleepUp. Para melhorar o sono, as pessoas pretendem dormir mais cedo, limpar a mente de preocupações e se alimentarem melhor.


A SleepUp, primeira plataforma de terapia digital para ajudar no tratamento da insônia, fez um levantamento com 509 pessoas (por meio de pesquisa individual on-line) para saber quais são suas principais metas para 2022. Em primeiro lugar apareceu ter um salário maior (51,48%), seguido por cuidar da saúde física (44,18%) e melhorar a saúde mental (36,49%).

E pode até não parecer, mas além de esses desejos terem uma certa conexão entre si, eles também estão diretamente ligados à qualidade do sono. Embora dormir melhor esteja nas metas principais de apenas 21,5% dos respondentes da pesquisa, 46,15% dos participantes pretendem dormir melhor como forma de melhorar a saúde mental. 

“A qualidade do sono é um fator fundamental na promoção do bem estar emocional e, consequentemente, um meio importante para manter a saúde mental. Sabemos também que dormir bem pode melhorar a disposição e, com isso, quem dorme melhor tende a cuidar mais da saúde física. Outra curiosidade é que a falta de sono pode levar a prejuízos em várias esferas da vida, incluindo a área profissional, causando baixa produtividade, aumento de erros no trabalho e, consequentemente, pior desempenho. Podemos até arriscar a dizer que dormir bem pode ajudar a melhorar o desempenho no trabalho e, quem sabe, o tão desejado aumento de salário”, brinca Ksdy Sousa, psicóloga do sono e responsável técnica da SleepUp. 

Para quem enfrenta dificuldades para dormir, alguns problemas de saúde mental que podem surgir são depressão, ansiedade, bipolaridade, TDAH, entre outros.


 

Estratégias para melhorar o sono
 

Dentre as opções apresentadas na pesquisa realizada pela SleepUp, as pessoas pretendem melhorar o sono indo dormir mais cedo (47,53%), limpando a mente de preocupações (46,55%) e praticando atividades físicas (32,15%). 

“Essas são excelentes estratégias quando o assunto é dormir melhor. Elas, inclusive, fazem parte do que chamamos de higiene do sono”, ressalta Ksdy. A higiene do sono são hábitos diários que as pessoas podem colocar em prática que ajudam a induzir e a aprofundar o sono. A especialista dá outras dicas que podem ajudar aqueles que também buscam alcançar a meta de ter um sono mais reparador. 

“Além de dormir mais cedo, é importante também estabelecer uma rotina com horário certo para dormir e acordar. Ao praticar atividades físicas, realize-as de preferência antes das 18h. Para limpar a mente de preocupações, adote práticas de meditação ou relaxamento. Outra estratégia que pode funcionar é ter um caderninho ao lado da cama e anotar as preocupações para solucioná-las depois. Evite refeições muito pesadas à noite e também bebidas como café, álcool e energéticos. Desligue aparelhos eletrônicos algum tempo antes de se deitar”, exemplifica a especialista. 

E se dormir bem e em quantidade suficiente é um problema para você, procure ajuda. Plataformas como a SleepUp oferecem dicas e técnicas que podem ajudar a melhorar o sono, além de tratamentos como a Terapia Cognitivo Comportamental. 

As metas são importantes para direcionar projetos e levar a alcançar objetivos, sejam eles quais forem. Procure ser consistente e flexível nas mudanças e, assim, conseguirá alcançar as metas desejadas.
 


SleepUp - primeiro assistente pessoal do sono e tem aprovação da Anvisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados