O varejo físico foi um dos setores mais impactados pela pandemia e, rapidamente, milhares de empreendedores tiveram que transformar seus negócios e migrar para o universo online rapidamente. Segundo dados da Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado, 5,7 milhões de consumidores fizeram sua primeira compra online no Brasil entre os meses de abril e junho de 2020, por conta do fechamento do comércio “de rua” e uma migração natural para as compras virtuais.
Além disso, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de
Comércio Eletrônico), 135 mil lojas aderiram ao comércio eletrônico para
continuar vendendo e se mantendo no mercado. A média mensal antes da pandemia
era de 10 mil lojas por mês. Nesse contexto, o especialista em marketplaces
credenciado pelo Mercado Livre e CEO da Universidade Marketplace, Alexandre
Nogueira, faz um alerta: “Para ser visto e vender é preciso estar na internet.
A presença física está menos atrativa e o custo tornou-se maior que o benefício
das vendas”.
O executivo também destaca
a importância de começar essa migração para o digital por meio dos
marketplaces. “Esta é uma boa estratégia, pois assim os lojistas já conseguem
ter uma estrutura montada para a comercialização dos produtos, com potenciais
clientes navegando todos os dias”, avalia Nogueira.
O especialista listou alguns pontos principais que facilitam a
migração do negócio físico para o online e a oportunidade de aproveitar todas
as vertentes que o mundo virtual tem oferecido. Confira:
1- Você já possui CNPJ e os produtos
Um ponto que o comerciante de loja física já sai na frente em
pular toda essa parte burocrática e de início de negócio é já possuir CNPJ e
fornecedores. A facilidade na compra de produtos mais em conta e o fato de já
dominar o nicho em que atua.
2- Cuidado com o estoque
A venda online acelera a rotatividade dos produtos e para não
ficar perdido na hora do controle é necessário ter organização no sistema e
operação. Recomendo que use os mesmos códigos do físico para o online, pois
facilita na hora de dar baixa no site.
3- Respeite as vendas
É preciso respeitar tanto as vendas do físico como o do online,
sem nunca esquecer de dar baixa no sistema. Outra dica é sempre que chegar na
loja, ver se existe algum pedido aprovado no online, pois se esquecer dessa
checagem pode resultar no aumento da taxa de cancelamento e prejudicar a sua
evolução do negócio.
4- Divida o tempo e sua equipe
Este é um ponto muito importante para a organização da empresa.
Existem empreendedores que começaram com uma equipe muito enxuta e não
conseguem tempo para realizar o atendimento online, o que prejudica a
performance da loja. Dê oportunidade para um membro do time que tenha mais
facilidade e tempo para realizar a tarefa.
5- Comece pelos marketplaces
A loja virtual funciona,
mas gasta muito mais energia do que se fosse com marketplaces, que já estão
estruturados para receber a demanda e fidelização do cliente. Uma dica é
começar pelos três maiores marketplaces, que são, B2W, Magalu e Mercado Livre,
pois os produtos que você prepara para esses canais você consegue levar para
outros. E o mais importante, faça corretamente o planejamento da sua loja para
facilitar na hora da migração para o digital e, com isso, alcançar um aumento
nas vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário