Muitas notícias alarmantes estão pipocando por aí em relação à possível epidemia mundial de Coronavírus. Aeroportos fechados. Pessoas em quarentena. Outras tentando voltar para seus países de origem... Parece que estamos dentro de um filme futurista, não é mesmo?
Dentro deste cenário, muitos pacientes me perguntam sobre o assunto e como evitar o contágio, então, nada mais oportuno do que falarmos saúde bucal, pois o primeiro ponto a considerar: a boca é o centro de toda nossa saúde.
Neste artigo discorrerei sobre uma breve lista de doenças que podem ser transmitidas por meio da boca e o que fazer para evitá-las. O primeiro conselho é cuidar da saúde bucal, sim, e apostar na imunidade por meio de bons hábitos de vida. Sem pânico.
O que ocorre é que cavidade bucal é uma das portas para doenças em nosso corpo. Mantendo a cavidade bucal em equilíbrio, isso ajudará na imunidade (há, claro, outras “portas” por onde os vírus podem entrar, com relatos de que o Coronavírus é transmitido até pelos olhos).
Entretanto, quanto mais limpa e em ordem deixarmos nossa cavidade bucal, menor o risco de contrairmos doenças. Higienização correta e muita atenção; assim, fazemos a nossa parte e evitamos doenças. Nada mal.
Alguns especialistas dizem que já tivemos epidemias mais graves como o Ebola, por exemplo, e que o Coronavírus seria uma ameaça apenas para idosos e pessoas com a saúde fragilizada. Fato é que pouco sabemos sobre ele. Vamos nos cuidar sempre!
Abaixo, uma lista de doenças que podem ser transmitidas pela boca e dicas de saúde.
Doenças transmitidas pelo beijo e dicas de saúde:
Aqui vai uma pequena lista de doenças que se pode pegar em contato o com a saliva: a Mononucleose, muitas vezes assintomática, a Caxumba, que causa inchaços perto do pescoço e das orelhas, a Candidíases (sapinho), a Herpes Simples (aquelas famosas lesões na boca), a Catapora, Sífilis e a Gripe.
O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é encontrado nos diversos fluídos corporais, a exemplo da saliva, lágrima, das secreções genitais, do leite materno, da urina e do sangue. Já a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) representa todo o conjunto de sinais e , caracterizando o último estágio de infecção do HIV.
A AIDS instalada passada a deprimir a resposta imunológica do paciente, permitindo a instalação das chamadas “doenças oportunistas” como a candidíase na cavidade oral, o que requer bastante atenção.
E quanto à Carie, as bactérias causadoras da Cárie também são contagiosas, assim sendo, cuidar da sua imunologia, com o consumo de alimentos saudáveis e, pelo menos, três frutas por dia podem ajudar. Vamos às dicas:
1) Consumir alimentos que estimulam o fluxo da saliva e refrescam o hálito. São eles: rúcula, agrião, aspargos, jiló, salsão, hortelã, maça e pera
2) Reaprenda o valor de mastigar bem os alimentos; isso ajuda na produção de saliva e na digestão também
3) Aumentar a ingestão diária de líquidos, dando preferência à água e aos chás de hortelã, erva-doce, boldo e carqueja. Sucos de frutas, desde que sejam os naturais, são bem vindos
4) Empenhar-se firmemente para parar de fumar, de ingerir bebidas alcoólicas e de usar drogas porque costumam agravar ainda mais os quadros de boca seca
5) Excluir da rotina a ingestão de doces muito caramelizados, como frutas em calda, balas de goma e de coco e geleias
Além disso, faça alguma atividade física. E cultive bons pensamentos, atitudes e relacionamentos positivos, evitando as relações tóxicas, já que a depressão não ajuda em nada, muito menos na saúde bucal, já que os quadros depressivos sempre trazem um pouco de apatia e desleixo, que precisamos afastar.
Por fim, uma boa limpeza profissional sempre ajuda. Então, não deixe de se cuidar e visitar o seu dentista.
Dr. José Milton Marasca
Estética Dental Dr. Marasca | Dr. José Milton Marasca
Rua Cantagalo, 2.030 – Tatuapé – São Paulo – SP e Av. Nove de Julho, 3.229, conj. 902 – Tels.: (11) 2942-9064 | WhatsApp: (11) 95618-4665 | Instagram: @institutodrmarasca
Nenhum comentário:
Postar um comentário