Pesquisar no Blog

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Saúde e sustentabilidade são temas da campanha do Dia Mundial da Alimentação deste ano


 
Variedade de alimentos é importante para manter uma alimentação saudável, além da prática de atividades físicas / Foto: Pixabay   

A data é comemorada em mais de 150 países desde 1981


A data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), dia 16 de outubro foi criada para incentivar a conscientização quanto a alimentação, nutrição e a fome no mundo.

Neste ano, o tema escolhido para celebrar a data é a promoção de uma alimentação saudável e sustentável disponível e de fácil acesso para todos, direcionando os esforços para extinção da fome no mundo, alimentação saudável e de qualidade, acessível, e em quantidade suficiente e de modo permanente para a população mundial.



Uma alimentação de qualidade é um direito assegurado por lei. O art.2° da  lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006 diz que, “a alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população”.

A questão levantada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura é de extrema importância, vai além da falta de alimentos e leva a refletir sobre hábitos alimentares para garantir qualidade de vida, bem-estar e longevidade.

Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, divulgada no fim de julho pelo Ministério da Saúde, indicou que houve um crescimento significativo de excesso de peso entre a população brasileira.

De acordo com a pesquisa, houve um aumento de 67,8% nos últimos 13 anos nos casos de obesidade, saindo de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018.

Ainda de acordo com o levantamento, no país, mais da metade da população, 55,7% está acima do peso. Um aumento de 30,8% quando comparado com percentual de 42,6% no ano de 2006. Esse aumento foi maior entre as faixas etárias de 18 a 24 anos, com 55,7%. Enquanto nos homens o crescimento apresentou 21,7%, nas mulheres, o número é ainda maior: 40%.

Para Ricardo Nakai, educador físico e diretor de Marketing da Akmos, empresa de saúde, nutrição e bem-estar, a obesidade está crescendo muito rápido. “Precisamos começar a nos exercitar o quanto antes. Sei que com a correria do dia a dia é difícil encontrar espaço para a prática de atividade física, mas temos formatos que se encaixam para quem tem pouco tempo livre”. 

O formato indicado é o HIIT (High Intensity Interval Training), treino intervalado de alta intensidade. Além da grande perda de calorias, esta prática proporciona ganho de condicionamento cardiorrespiratório e pode retardar o envelhecimento. É por causa de todos esses benefícios que Nakai constata: “Os treinamentos precisam estar na nossa rotina porque trazem grandes ganhos para a nossa saúde. Doze minutos é mais fácil de adicionar ao nosso dia a dia”. Fora isso, não basta acrescentar atividade física na rotina, mas também é necessário cuidar da alimentação.

Para completar, seguem algumas dicas importantes para manter uma alimentação saudável no dia a dia:


Reeducação alimentar

A reeducação alimentar é um dos principais caminhos para manter uma vida saudável. É um processo que ensina a se alimentar de forma correta sem restrição de alimentos, excessos e na hora certa.


Evitar ingestão de ultraprocessados

A falta de tempo para fazer uma refeição de qualidade e manter uma dieta equilibrada aumenta a necessidade de recorrer a alimentos ultraprocessados como salgadinhos, bolachas, embutidos, congelados, industrializados. Optar por alimentos naturais diminui o risco de doenças cardiovasculares, obesidade e hipertensão.


Realizar 3 refeições por dia

Comer mais vezes ao longo do dia e em menores porções em horários programados, evita longos períodos de jejum e excesso de consumo nas refeições.




produtos da Akmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados