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sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Safe news x Fake News


Informar-se é preciso


Especialista fala sobre a importância de recorrer a fontes confiáveis para se informar sobre assuntos ligados à estética médica 


Informação é tudo, principalmente quando se trata de assuntos que envolvem estética e saúde. E, como hoje a Internet se tornou a principal fonte de busca sobre diversos assuntos, as informações falsas se propagam com rapidez.  Pensando em como é perigoso se basear em “fake news”, o cirurgião plástico Ricardo Boggio (CRM-SP 95916) esclarece como é preciso tomar cuidado com o que se encontra no universo online.

E o poder do conhecimento é um dos temas tratados pela Allergan 360º Aesthetics Report, apresentada no evento promovido pela Allergan, o Beauty Decoded, que contou com a participação do Dr. Ricardo, que afirma: “A internet revolucionou nossas vidas e passou a oferecer uma gama enorme de informações. Infelizmente, algumas são superficiais e sem muitos lastros de verdades, gerando as famosas ‘fake news’. O mercado de beleza vem crescendo cada vez mais, portanto, o número de matérias publicadas aumenta. Então, o compromisso com a verdade e a veiculação com embasamento técnico, as ‘safe news’, passam a ser fundamentais”.

O Beauty Decoded foi importante, pois reforçou o papel dos jornalistas como responsáveis por veicularem dados precisos, assim como levantou a questão sobre a colaboração entre profissionais da saúde e da comunicação ao levarem as informações corretas ao público.


Consumidor consciente

Com o crescimento do interesse pelos procedimentos estéticos, maior número de veículos de comunicação especializados e a colaboração de profissionais mais engajados com a verdade, os consumidores estão mais conscientes. “No entanto, precisamos evoluir mais e deixar o assunto mais claro e acessível para o público, nos unir para promover a educação consciente e efetiva”, declara o especialista.

O médico também fala sobre como é importante a dinâmica que ocorre, no consultório, entre profissional e paciente que já está munido de informação. “A conversa com um paciente que tem um mínimo de informação nos permite explorar melhor o assunto, discutir detalhes e elaborar projetos reais, com divisão de responsabilidade e construção de resultados com a excelência devida, atendendo às expectativas de quem nos procura”, afirma o Dr. Boggio.

Devido ao crescimento do mercado da estética, o aparecimento de novas marcas e a presença de profissionais não qualificados no mercado, abre-se espaço para frustações, insucessos e, até mesmo, complicações. Portanto, saber selecionar o bom do ruim é de extrema importância. É necessário que os pacientes pesquisem quem é o profissional, qual o produto e marca que ele utiliza.


Padrões de beleza

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela Allergan, 98% dos millenials consideram fazer um procedimento estético e 63% afirmam que a aparência afeta o sucesso profissional. “Precisamos tomar muito cuidado com os padrões de beleza. Durante muito tempo, a mídia vendeu a ideia de resultados padronizados e inatingíveis, que geraram frustações aos pacientes. Hoje temos veículos de comunicação mais conscientes, que trabalham com  a diversidade, com o compromisso, a naturalidade e a verdade. No entanto, temos muito para evoluir, trabalhar em prol da transparência da informação e da propagação da verdade. Os millenials são assim e esperam isso de nós”, esclarece o Dr. Ricardo.

É necessário esclarecer que o cuidado com a estética está ligado ao bem-estar e qualidade de vida. O equilíbrio emocional, o cuidado com a aparência e uma vida pautada em hábitos saudáveis formam o tripé da felicidade que, para o Dr. Ricardo Boggio, é a base do sucesso. 





 

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