Informar-se
é preciso
Especialista
fala sobre a importância de recorrer a fontes
confiáveis para se informar sobre assuntos ligados à estética médica
Informação é tudo,
principalmente quando se trata de assuntos que envolvem estética e saúde. E,
como hoje a Internet se tornou a principal fonte de busca sobre diversos
assuntos, as informações falsas se propagam com rapidez. Pensando em como
é perigoso se basear em “fake news”, o cirurgião plástico Ricardo Boggio
(CRM-SP 95916) esclarece como é preciso tomar cuidado com o que se encontra no
universo online.
E o poder do conhecimento é
um dos temas tratados pela Allergan 360º Aesthetics Report, apresentada no
evento promovido pela Allergan, o Beauty Decoded, que contou com a participação
do Dr. Ricardo, que afirma: “A internet revolucionou nossas vidas e passou a
oferecer uma gama enorme de informações. Infelizmente, algumas são superficiais
e sem muitos lastros de verdades, gerando as famosas ‘fake news’. O mercado de
beleza vem crescendo cada vez mais, portanto, o número de matérias publicadas
aumenta. Então, o compromisso com a verdade e a veiculação com embasamento
técnico, as ‘safe news’, passam a ser fundamentais”.
O Beauty Decoded foi
importante, pois reforçou o papel dos jornalistas como responsáveis por
veicularem dados precisos, assim como levantou a questão sobre a colaboração
entre profissionais da saúde e da comunicação ao levarem as informações
corretas ao público.
Consumidor consciente
Com o crescimento do
interesse pelos procedimentos estéticos, maior número de veículos de
comunicação especializados e a colaboração de profissionais mais engajados com
a verdade, os consumidores estão mais conscientes. “No entanto, precisamos
evoluir mais e deixar o assunto mais claro e acessível para o público, nos unir
para promover a educação consciente e efetiva”, declara o especialista.
O médico também fala sobre
como é importante a dinâmica que ocorre, no consultório, entre profissional e
paciente que já está munido de informação. “A conversa com um paciente que tem
um mínimo de informação nos permite explorar melhor o assunto, discutir
detalhes e elaborar projetos reais, com divisão de responsabilidade e
construção de resultados com a excelência devida, atendendo às expectativas de
quem nos procura”, afirma o Dr. Boggio.
Devido ao crescimento do
mercado da estética, o aparecimento de novas marcas e a presença de
profissionais não qualificados no mercado, abre-se espaço para frustações,
insucessos e, até mesmo, complicações. Portanto, saber selecionar o bom do ruim
é de extrema importância. É necessário que os pacientes pesquisem quem é o
profissional, qual o produto e marca que ele utiliza.
Padrões de beleza
Ainda de acordo com a
pesquisa realizada pela Allergan, 98% dos millenials consideram fazer um
procedimento estético e 63% afirmam que a aparência afeta o sucesso
profissional. “Precisamos tomar muito cuidado com os padrões de beleza. Durante
muito tempo, a mídia vendeu a ideia de resultados padronizados e inatingíveis,
que geraram frustações aos pacientes. Hoje temos veículos de comunicação mais
conscientes, que trabalham com a diversidade, com o compromisso, a
naturalidade e a verdade. No entanto, temos muito para evoluir, trabalhar em
prol da transparência da informação e da propagação da verdade. Os millenials
são assim e esperam isso de nós”, esclarece o Dr. Ricardo.
É necessário esclarecer que
o cuidado com a estética está ligado ao bem-estar e qualidade de vida. O
equilíbrio emocional, o cuidado com a aparência e uma vida pautada em hábitos
saudáveis formam o tripé da felicidade que, para o Dr. Ricardo Boggio, é a base
do sucesso.
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