Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Proteção Animal Mundial aborda sofrimento de animais silvestres mantidos como pets


Parte da campanha “Animal silvestre não é pet”, a instalação “Encaixotados: Você consegue sobreviver?” leva os participantes da Virada Sustentável Rio de Janeiro 2019 por uma jornada pelo sofrimento de animais silvestres traficados


O sofrimento de milhares de animais silvestres que são traficados e comercializados como bichos de estimação é o tema da instalação sensorial promovida pela Proteção Animal Mundial, organização não-governamental com foco no bem-estar animal, durante a Virada Sustentável Rio de Janeiro 2019. Intitulada “Encaixotados: você consegue sobreviver?”, a experiência foca na crueldade enfrentada pelos animais desde a captura na natureza, até o cativeiro em residências. Parte da campanha “Animal silvestre não é pet” e realizada com o apoio do grupo Escoteiros do Brasil, a atividade tem visitação gratuita no sábado (19 de outubro) e no domingo (20), entre 10h e 18h, na Praça do Arpoador, Ipanema. 

Inspirada em uma caixa de papelão – uma das principais maneiras de transportar animais silvestres traficados, a instalação mistura elementos sensoriais com dados e informações de pesquisas e reportagens, para sensibilizar os participantes sobre o impacto do tráfico e do comércio ilegal para a vida silvestre. “Nossa intenção é mostrar o quanto esses animais sofrem, seja por conta do tráfico, seja pelo cativeiro nos lares das pessoas. Há uma falsa crença que os animais silvestres são felizes quando são tratados como pets, porém, essas espécies não passaram pelo processo de domesticação como, por exemplo, cães e gatos”, explica Roberto Vieto, gerente de Vida Silvestre da Proteção Animal Mundial.

Ao entrar na caixa-instalação, os participantes irão descobrir, por exemplo, que as aves são os animais silvestres mais traficados no Brasil, principalmente passarinhos e aves canoras, seguido por psitacídeos, como araras, papagaios e periquitos. Segundo o relatório “Crueldade à Venda”, produzido pela Proteção Animal Mundial, mais de 37 milhões de aves são criadas em domicílios brasileiros. “Legalizado ou não, o comércio de animais silvestres como bichos de estimação é uma prática cruel. Mesmo com cuidado e carinho, é impossível satisfazer as necessidades de bem-estar desses animais e permitir a expressão de seus comportamentos naturais quando mantidos como pets”, afirma Vieto.

Com a atividade, a organização também espera desestimular o comércio de animais silvestres. “As pessoas possuem uma falsa expectativa ao comprar um animal silvestre como pet, o que compromete o seu bem-estar e gera sofrimento ao animal. Os esforços para proteger a fauna silvestre devem ser concentrados na preservação dos animais em seu habitat natural, os cuidados com a natureza e a promoção de uma cultura de respeito pelos animais silvestres”, afirma Vieto, citando que, segundo a pesquisa da Proteção Animal Mundial, 46% dos brasileiros compram animais silvestres de maneira impulsiva, influenciados por família e amigos (39%) e também pelas mídias sociais - conteúdos do Youtube, por exemplo, foram citados como fonte de influência por 23% dos compradores



Serviço:


Encaixotados: Você consegue sobreviver?
Local: Praça do Arpoador - Ipanema
Data: Sábado, 19, e Domingo, 20 de outubro
Horário: Das 10h às 18h
Entrada gratuita



Sobre a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection) 

A Proteção Animal Mundial move o mundo para proteger os animais por mais de 50 anos. A organização trabalha para melhorar o bem-estar dos animais e evitar seu sofrimento. As atividades da organização incluem trabalhar com empresas para garantir altos padrões de bem-estar para os animais sob seus cuidados; trabalhar com governos e outras partes interessadas para impedir que animais silvestres sejam cruelmente negociados, presos ou mortos; e salvar as vidas dos animais e os meios de subsistência das pessoas que dependem deles em situações de desastre. A organização influencia os tomadores de decisão a colocar os animais na agenda global e inspira as pessoas a mudarem a vida dos animais para melhor. Para mais informações acesse: www.protecaoanimalmundial.org.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados