Pesquisar no Blog

terça-feira, 2 de abril de 2019

Sabará orienta: só crianças doentes devem ir ao Hospital


Campanha do Sabará Hospital Infantil visa proteger os pacientes internados limitando as visitas. 

A medida protege também os próprios visitantes, para não contrair infecções em ambiente hospitalar


Para proteger as crianças visitantes e os pacientes internados, principalmente na época de pico das doenças respiratórias, que vai de março a julho, o Sabará Hospital Infantil restringirá a visitação por menores de 12 anos. 

“Para nós, a saúde e a segurança dos pacientes, dos familiares, dos visitantes e dos profissionais são extremamente importantes. Para manter um ambiente seguro, estabelecemos uma política para visitantes que equilibra as necessidades do paciente e da família com os benefícios de prevenção de infecção, diminuindo a exposição dos pacientes aos germes da comunidade, que podem ser trazidos pelos visitantes”, explica o Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira Junior, gerente do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Sabará Hospital Infantil.


Infecções silenciosas

Normalmente, as pessoas não fazem visitas quando estão doentes, mas podem espalhar germes sem perceber. As pessoas podem começar a transmitir o vírus da gripe (Influenza), por exemplo, até 24 horas antes de começar a ter sintomas. Por isso, a maneira mais segura de reduzir a chance de alguém involuntariamente trazer infecção para um hospital é limitar o número de visitantes.

As crianças saudáveis também correm menos risco de contrair doenças se não frequentarem o ambiente hospitalar para visitação na época do pico de doenças respiratórias. Ou seja, restringir as visitas é uma proteção para todos.

Um hospital dos Estados Unidos pesquisou e comprovou: pacientes com visitas ilimitadas tinham 3,5 vezes mais risco de contrair doenças respiratórias no hospital do que os pacientes com visitas limitadas. *


Diretrizes para visitação

Para diminuir este risco, o Sabará Hospital Infantil passa a restringir as visitas, neste período de pico, a dois adultos por vez (além dos pais ou responsáveis), das 9h às 21h. Será permitida a presença de até quatro adultos por apartamento simultaneamente, isto é, os pais/responsáveis e mais dois visitantes. Após as 21h, será permitida a presença de um acompanhante.
Em relação às crianças, solicitamos que menores de 12 anos não façam visitas na Unidade de Internação e UTI e recomendamos que não sejam trazidas como acompanhantes ao Pronto-Socorro, ao Centro Diagnóstico e às consultas nos Centros de Excelência.

As crianças têm um sistema imunológico mais imaturo. Muitas vezes, não tomaram todas as vacinas necessárias ou ainda não tiveram contato com determinadas doenças, tornando-se mais vulneráveis. Por isso, recomendamos que só venham ao hospital as crianças que necessitarem de cuidados médicos.
Lembramos ainda que, para aumentar a segurança de nossas crianças, promovemos a saúde dos profissionais que trabalham no Sabará, por meio da vacinação contra a gripe. 


Orientações aos visitantes

- Os visitantes precisam estar saudáveis – sem febre, tosse, coriza ou outros sintomas de gripe ou resfriado, bem como conjuntivite e sintomas gastrintestinais, como diarreia e vômitos. Atenção: mesmo que não tenha sintomas, se o visitante mora ou teve contato com alguém que está doente, não deve ir ao hospital, pois pode estar no período de incubação destas infecções.

- Higienize as mãos com álcool-gel logo que chegar ao hospital e depois de visitar o paciente.

- Observe as indicações nas portas dos apartamentos antes de entrar. Se houve indicação de precaução (uso de máscara ou avental), procure o enfermeiro da unidade para receber orientação.

- Pessoas que foram expostas a doenças contagiosas como a varicela (catapora) devem evitar visitar o hospital, pois podem começar a transmitir esta doença alguns dias antes do aparecimento das lesões de pele.

 - Verifique se a sua vacinação está em dia. Nesta época do ano é fundamental a vacina de influenza, mas outras vacinas também precisam de doses de reforço na idade adulta.


*Dados do Cincinnati Children’s Hospital, Cincinnati, EUA. https://www.cincinnatichildrens.org/patients/visit/visiting-guidelines

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados