Pesquisar no Blog

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Ataques de escorpiões aumentam nas cidades


  População deve ficar em alerta devido ao surto de aracnídeos


Algumas estações do ano fazem com que os escorpiões apareçam. Eles ficam mais ativos com o calor e as chuvas contribuem desalojando esses animais de suas tocas. “Escorpiões não são insetos, e sim artrópodes aracnídeos, o que explica a sua relativa resistência a inseticidas”, comenta Gustavo A. Schmidt de Melo Filho, professor de ciências biológicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Eles habitam o planeta há centenas de milhões de anos. “No Brasil, temos duas espécies extremamente venenosas, o Tityus serrulatus (escorpião-amarelo) e o Tityus bahiensis (escorpião-marrom). Ambos são comuns na região sudeste e ocorrem em São Paulo. O veneno é neurotóxico, afetando o sistema nervoso e causando muita dor. O quadro clínico do envenenamento pode variar, pois depende de diversos fatores como a espécie do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a idade e a massa corpórea da vítima, sendo crianças e idosos, o grupo mais vulnerável”, explica o especialista. 


Para evitar a presença e proliferação de escorpiões
, devem-se adotar as seguintes medidas: 

- Manter a tampa dos ralos internos na posição fechada; 

- Colocar telas milimétricas nos ralos na área externa; 

- Vedar frestas nos muros, paredes e pisos; 

- Vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia; 

- Não acumular entulho ou materiais de construção; 

- Verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos; 

- Manter o ambiente limpo; acondicionando o lixo em recipientes fechados; manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas; providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos.


Para evitar acidentes: 

- Examinar roupas e calçados antes de usá-los; 

- Manter cama, sofás, berços afastados da parede; 

- Manter lençóis, cobertores, cortinas sem contato direto com o chão; 

Em caso de acidente, procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima, evitando procedimentos caseiros. A referência no município de São Paulo no atendimento de acidentes com animais peçonhentos é o Hospital Vital Brasil (Av. Vital Brasil, 1.500, no bairro Butantã, em São Paulo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados