Pesquisar no Blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Cuidado com o teclado


Digitar em um teclado de computador é provavelmente a causa mais comum da Síndrome do Túnel do Carpo
 
A mão e o punho estão envolvidos praticamente em todas as nossas atividades de vida diária, apresentam uma variedade de funções e para o seu perfeito funcionamento é necessário que todas as estruturas estejam em completa harmonia. Por isso, a síndrome do túnel do carpo é frequente no cotidiano, profissões como músicos, escritores, costureiros, digitadores e outras profissões que exigem a constante repetição de movimentos são mais afetados, além de envolver questões hormonais.

Segundo Dr. Rodrigo Boechat, Ortopedista na Clínica Fraturas Hauer, em Curitiba “A síndrome do túnel do carpo é sinalizada por dor, dormência e formigamento na mão causado por compressão de um nervo no punho, os sintomas podem irradiar também para antebraço e braço. Digitar em um teclado de computador é provavelmente a causa mais comum desta síndrome”.

Dr. Boechat ressalta que a principal causa da síndrome do túnel do carpo é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), gerada por movimentos repetitivos, como digitar ou tocar instrumentos musicais. Existem também causas traumáticas, como quedas e fraturas, inflamatórias, artrite reumatoide, hormonais, como gravidez e menopausa, assim afetando mais mulheres entre 35 e 60 anos. Diabetes, mellitus, medicamentos e tumores também podem estar entre as causas dessa síndrome.

A noite a dor normalmente é alta, podendo ser tão intensa a ponto de acordar a pessoa. “Em alguns casos pode vir associada de irradiação proximal podendo chegar ao braço e ombro. A flexão intensa dos punhos tende a piorar os sintomas de dormência e dor”, completa Rodrigo. A síndrome também pode causar perda de destreza nas mãos e perda de sensibilidade na palma da mão.

Por fim, além da Fisioterapia, o tratamento pode ser feito em alguns meses, dependendo do paciente, inclui repouso, uso de gelo e talas para o punho, injeções de cortisona ou cirurgia. “Exercícios de alongamento terapêutico podem melhorar a flexibilidade e a condição física, que restaura a função e a qualidade de vida para pessoas com deficiência física e a força e a função muscular”, finaliza.







Clínica de Fraturas Hauer
Dr. Rodrigo Boechat - CRM 20072 - rtopedista especialista em Cirurgia da Coluna e Diretor Técnico da Clínica de Fraturas Hauer
Rua Miguel Poholink, 104, Hauer, Curitiba-PR.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados