O uso de suplementos por mulheres, além do tipo de treino, horário em que é realizado, duração e intensidade, depende do objetivo da praticante. Há quem queira aumentar a massa muscular ou ganhar força e definição. Outras estão satisfeitas com o corpo e desejam apenas melhorar o rendimento do treino, enquanto algumas querem perder gordura e diminuir o peso na balança.
De forma geral, para o treinamento de musculação de baixa a moderada intensidade, com objetivos puramente estéticos (definição muscular e redução de gordura), o suplemento mais indicado é o whey protein. Extraído do soro do leite, possui alto valor biológico e contém aminoácidos essenciais de cadeia ramificada, conhecido comoBCAAs. O whey protein possui rápida absorção (sendo que na apresentação isolada e na isolada micro particulada a absorção é ainda mais rápida) e oferece benefícios no processo de recuperação muscular, na síntese de proteínas, além de melhorar o sistema imunológico. Por isso, esse suplemento é tão utilizado por atletas e praticantes de atividades físicas.
Mas, para quem toma whey protein esperando hipertrofia, é importante esclarecer que o suplemento auxilia na ingestão adequada de proteínas. Para que ocorra a hipertrofia é fundamental o estímulo (treino correto) e se adequar nas demais refeições do dia.
Os BCAAs, composto por leucina, isoleucina e valina, são aminoácidos essenciais, ou seja, não produzidos pelo corpo humano. A quantidade consumida por meio de alimentos pode não ser suficiente para suprir a necessidade destes nutrientes no tecido muscular, quando rompemos as fibras durante o treinamento. A suplementação com BCAAs pode reduzir a fadiga muscular, evitar o catabolismo, auxiliar na síntese proteica, melhorar a recuperação no pós-treino, e também o desempenho esportivo.
Já a glutamina, aminoácido produzido pelo corpo humano, é fonte de energia para o sistema imune e participa do crescimento muscular por meio da síntese proteica. O BCAA e a glutamina são elementos que compõem o whey protein, portanto, para quem já utiliza esse suplemento, o acréscimo destes aminoácidos isolados somente é justificado para quem realmente realiza treinos de alta intensidade, como no caso de atletas.
Algumas fórmulas de whey protein possuem ainda colágeno em sua composição, proteína que dá firmeza e sustentação a pele e cartilagens. Estas seriam interessantes para mulheres com mais de 30 anos, já que, após esta idade, o corpo diminui a produção de colágeno fazendo com que a pele perca gradualmente a firmeza, dando lugar a pequenas rugas e linhas de expressão.
Já para melhorar a performance em atividades de luta ou endurance (ciclismo, natação e corrida), recomenda-se a ingestão de carboidratos antes e após o treino, juntamente com o whey protein. Algumas opções de carboidratos são maltodextrina, maxy-waze e isomaltulose.
Para aumentar a disposição, a cafeína pode ser utilizada como pré-treino. Ela acelera o metabolismo fazendo com que seu rendimento seja melhor. No entanto, é necessário verificar a indicação do uso individualmente, uma vez que ela pode acelerar os batimentos cardíacos. Além disso, para pessoas que treinam a noite, ela não será uma boa opção, pois pode provocar insônia.
Existem muitos outros suplementos que podem ser usados, mas é importante avaliar conforme o objetivo individual, já que o metabolismo de cada pessoa funciona de uma maneira. Por isso, é importante procurar um profissional da área para uma adequada orientação e, consequentemente, um melhor resultado.
Mariana Assad - nutricionista e parceira da LogFitness, plataforma omnichannel de vendas de suplementos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário