Pesquisar no Blog

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Avenida Paulista completa 122 anos


Avenida Paulista completa 122 anos de transformações
Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento possui acervo com imagens da construção do símbolo de São Paulo



A Avenida Paulista inaugurada em 8 de dezembro de 1891 pouco se parece com a que vai completar 122 anos no próximo domingo. Ainda é possível reconhecer o cartão-postal da cidade de São Paulo pela forma e extensão, mas o cenário mudou muito ao longo dos anos. As árvores e casarões cederam espaço aos grandes prédios comerciais. A rua, antes pouco movimentada, agora recebe paulistanos, paulistas, brasileiros e estrangeiros diariamente. E carros. Muitos carros.
Para acompanhar as transformações da Avenida Paulista e o desenvolvimento da capital econômica do Brasil, o Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento reúne imagens do símbolo de São Paulo. Os conjuntos documentais foram acumulados por empresas de energia do Estado de São Paulo e arquivos pessoais, como de engenheiros que desenvolveram atividades relacionadas à produção de energia. Os principais conjuntos foram obtidos junto a companhias como Eletropaulo, Cesp e Comgás.



   Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural do setor energético e de saneamento ambiental. Atuando no Estado de São Paulo por meio de uma Rede de Museus da Energia e de um Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas para o fortalecimento da cidadania e do uso responsável de recursos naturais. 


  Núcleo de Documentação e Pesquisa

 Localizado no bairro do Cambuci, em São Paulo, este espaço é considerado uma das principais fontes de informação sobre a história da urbanização e da industrialização do estado e do Brasil. O núcleo reúne um valioso acervo arquivístico, bibliográfico, museológico e arquitetônico, incluindo mais de 1.5 mil metros lineares de documentos textuais, 260 mil documentos fotográficos, dez mil plantas e desenhos técnicos, 50 mil obras bibliográficas, três mil objetos, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, coletados a partir de meados do século XIX.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados