Fraudes constituem uma ameaça cada vez maior nos bancos – ambiente em
que os clientes estão exigindo uma experiência consistente em todos os canais
de serviço. Sendo assim, um dos maiores desafios que os bancos enfrentam hoje
em dia é como fornecer serviços seguros e de confiança, melhorando
substancialmente a experiência do usuário. Vale lembrar que as instituições
bancárias precisam alcançar esse objetivo sem aumentar o custo ou complicar o
processo de conformidade.
A solução ideal é uma plataforma integrada e móvel de gerenciamento de
identidade e acesso multicanal (IAM), que melhore a experiência do usuário e a
confiança mútua em todos os pontos de contato, reduzindo a complexidade e o
custo total de propriedade. A biometria é um componente fundamental dessa
solução, uma vez que fornece um meio para provar ou verificar uma reivindicação
de identidade verdadeira – ao contrário de algo que uma pessoa conhece (por
exemplo, um PIN) ou algo que uma pessoa tem (por exemplo, um cartão). A
biometria, portanto, pode ser usada para simplificar o acesso em todos os
canais bancários, melhorar a experiência do usuário, bem como o nível de
confiança – além de reduzir o custo total de propriedade.
Comprovar identidade verdadeira sempre foi difícil e isso motivou a
criação de métodos para aumentar significativamente a conveniência e a
confiança. Na era do computador, a senha se transformou num método barato e
aceitável para comprovar a verdadeira identidade, embora muito fraca. Então,
quando entramos na era conectada, essa fraqueza poderia ser explorada em massa.
Para prevenir e combater essa ameaça, a complexidade da senha e as regras de
expiração destruíram a conveniência, com pouca ou nenhuma redução na
vulnerabilidade da fraude.
Felizmente, a tecnologia evoluiu e hoje temos os meios para eliminar
roubo de identidade e fraude. No entanto, a solução requer uma abordagem
integrada, em que uma cadeia de confiança é estabelecida e mantida para
oferecer o nível de segurança exigido de uma maneira econômica e conveniente. A
biometria verificada pela máquina desempenha um papel crítico na entrega dessa
solução, porque somente a biometria pode se referir diretamente à verdadeira
identidade de uma pessoa. De fato, a biometria fornece o único meio para
validar inequivocamente uma reivindicação de identidade, e pode fazer isso ao
mesmo tempo em que elimina o custo, a complexidade e as vulnerabilidades
inerentes a senhas e outros métodos que se aproximam da prova de identidade
verdadeira.
Hoje, os sensores biométricos de imagem multiespectral são habilitados
para criptografia e detecção de violação de hardware – que protegem não só a
integridade do sensor, como também a comunicação entre o cliente e o sensor.
Essa é uma característica muito valorizada pelo mercado, já que esses sensores
estão cinco vezes mais precisos e quatro vezes mais rápidos nos caixas
eletrônicos e multibancos, com sensível redução de erros. De modo geral,
percebe-se um ganho em termos de desempenho e interoperabilidade. Por esse
motivo, além do sistema financeiro, a nova linha de autenticação biométrica tem
sido adotada nos sistemas de saúde, eleitoral e governamental.
Essa tecnologia emprega o que há de mais avançado para escanear e
autenticar impressões digitais de dentro para fora. Ou seja, além da camada
externa da pele, o sensor faz uma leitura de uma subcamada mais profunda,
irrigada por vasos sanguíneos. Isso evita fraudes e permite rápida
autenticação. Trata-se de uma solução robusta e capaz de comprovadamente
reduzir o custo total de propriedade em aplicações autônomas e de alto
rendimento.
No Brasil, 60% dos sensores biométricos instalados nos caixas
eletrônicos usam a tecnologia de imagem multiespectral – autorizando mais de
três bilhões de transações bancárias por ano. Na Argentina, todos os bancos
usam essa mesma tecnologia antes de autorizar o pagamento de pensão. Já no
Chile, um dos maiores bancos usa sensores de imagem multiespectral diretamente
nos caixas. Embora o foco seja sempre eficiência e segurança, nota-se um ganho
de velocidade e, consequentemente, de conveniência – já que o cliente faz tudo
mais rapidamente.
Juan Carlos Tejedor -
diretor comercial da HID Biometrics para a América Latina – www.hidglobal.com/lumidigm
Nenhum comentário:
Postar um comentário