Pesquisar no Blog

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Dermatologista dá dicas para cuidar da pele no inverno



Daniela Bellucci explica que a estação é a melhor para fazer tratamentos dermatológicos, mas que também é a que mais exige cuidados diários com a pele


O inverno é a estação em que nossa pele merece mais cuidado. Além de ser a melhor época para tratamentos dermatológicos, como laser, peeling e aplicação de ácidos, é também o período do ano em que precisamos de cuidados diários para manter a hidratação, mesmo com o tempo seco e as baixas temperaturas. Isso vale tanto para a pele do corpo quanto a do rosto.

A dermatologista Daniela Bellucci, da Clínica Silk, em Campinas, explica que, no inverno, a umidade do ar costuma ficar mais baixa por causa da estiagem e, paralelamente a isso, com o tempo frio, há uma diminuição da transpiração corporal e os banhos são mais quentes. “Juntos, esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. E os banhos quentes removem a oleosidade natural, o que diminui o manto lipídico, que retém a umidade da pele”, explica.

A boa notícia é que alguns cuidados simples do dia a dia podem amenizar o problema. “Uma boa alimentação é fundamental. Alimentos que são fontes de vitaminas e minerais não podem faltar no cardápio diário, como legumes, frutas e hortaliças”, orienta Daniela. Ela destaca que outro erro muito comum no inverno é diminuir o consumo de água. “A água é importante para conservar a hidratação da pele. Se a pessoa não consegue ingerir água, deve abrir mão de outros tipos de líquido, como chás claros ou de frutas, ou aromatizar a água, que fica mais saborosa e agradável para beber. O ideal é consumir pelo menos dois litros de água ou chá por dia”, reforça.

O uso de hidratantes também é fundamental. Uma boa dica é passar os cremes logo após o banho, quando ainda há vapor do ambiente, o que ajuda a penetração do produto. O banho, por sua vez, não deve ser muito quente e demorado. “E, claro, não é porque é inverno que o filtro solar deve ser deixado de lado. Ele precisa ser usado diariamente”, diz.


Tratamentos

Quem pretende fazer um tratamento dermatológico também deve aproveitar o inverno. “A quantidade de radiação é menor nessa época do ano e está mais fresco. Na maioria dos tratamentos com laser, peeling e ácidos, é recomendado ficar alguns dias sem tomar sol. No inverno, isso é mais fácil”, diz. “Portanto, essa é a época ideal para deixar a pele mais jovem e bem cuidada”, explica.

Daniela comenta, ainda, que há uma série de tratamentos que melhoram a pele sob vários aspectos. “Temos peeling químico, Luz Intensa Pulsada, Laser, Laser de CO2, enfim, diversas opções para tratar desde acne até manchas e rugas. Mas, na hora de escolher o profissional ou a clínica, é fundamental que o paciente busque referências e informações sobre equipamentos e produtos. A qualidade faz toda a diferença no resultado final”, finaliza.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados