Pesquisar no Blog

terça-feira, 11 de abril de 2017

CHOCOLATE: ALIADO NA SAÚDE E NA BELEZA DA MULHER!





Toda mulher sabe: alguns dias do mês pedem por um chocolate. Mesmo que seja um singelo bombom. Claro, algumas não se contem e comem um caixa!
Mas o chocolate é um aliado ou um vilão na vida da mulher?

A dra. Marisa Patriarca, professora de ginecologia da pós-graduação da UNIFESP, orienta que o chocolate pode ser muito mais herói do que bandido!
Segundo a médica, “o chocolate é sim, um bom aliado num determinado período do mês. O cacau causa sensações de bem-estar e melhora o humor, principalmente na fase da Tensão Pré-Menstrual, a terrível TPM.”

Dra. Marisa recomenda o consumo daqueles que têm 70% ou mais de cacau na sua fórmula, e pouca gordura, isso porque as substâncias do chocolate elevam os índices de serotonina, que é um neurotransmissor ligado a sensação de prazer, daí melhoram os níveis de sono, a ansiedade e a depressão que acometem muitas mulheres no período pré-menstrual. Também na TPM, o organismo feminino apresenta mudança hormonal e tem o metabolismo alterado, o que impede a absorção de alguns nutrientes. Quando o corpo sente falta de algum nutriente, tende a querer buscá-lo. Por isso, ter vontade de comer um chocolate naquele período é quase um pedido de socorro do organismo. 

Além disso, o chocolate reduz o apetite por doces e ajuda a combater o colesterol ruim (LDL). Por ter antioxidantes, os flavanóides e os polifenóis na sua composição, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, o chocolate serve como anti-inflamatório, diminui o risco de diabetes e atenua os danos oxidativos da radiação ultravioleta sobre a pele. Ou seja, deixa a mulher mais bonita! Mas claro, a ginecologista recomenda moderação para evitar ganho excessivo de peso e todos os efeitos adversos causados pelo mal consumo. Aliás, como tudo na vida!

Então, nessa Páscoa, Dra Marisa Patriarca recomenda “Bora lá ser feliz. Você merece!!”






Dra. Marisa Patriarca - ginecologista e obstetra , professora de ginecologia do curso de pós-graduação da Unifesp. Tem mestrado e doutorado pela Unifesp. É médica assistente doutora e coordenadora do Setor Multidisciplinar de Pesquisa em Patologia da pele feminina do Departamento de Ginecologia da Unifesp. Chefe do Setor de Climatério do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo ( IAMSPE).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados