Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Museu e Centro de Referência Leonel Brizola contam história do Trabalho no Brasil



Espaços abertos ao público têm linha do tempo e documentos históricos sobre o tema no país


Desde sua criação, há 87 anos, o Ministério do Trabalho (MTb) é o ponto de apoio para empregados e empregadores do país. Essa vocação se apresentou logo no início de sua história, com a edição das primeiras leis que traçaram as bases da atual legislação trabalhista.

A história do trabalho no Brasil está acessível a todos os interessados pelo tema no Centro de Referencia do Trabalhador Leonel Brizola (Ceret), no Setor de Indústria e Abastecimento, em Brasília, no mesmo espaço onde funciona o Museu do Trabalho.

No local, o público encontra documentos históricos, como modelos das carteiras de trabalho utilizadas ao longo dos anos e uma publicação original da primeira Constituição, do Brasil Império. Também estão no espaço objetos pessoais utilizados pelo primeiro ministro do Trabalho, Lindolfo Collor.

No saguão do prédio, uma linha do tempo conta a história dos trabalhadores do país desde o período colonial até os dias atuais. Através desta espécie “labirinto”, disposto em um percurso de 20 metros, estudantes, professores das mais diversas áreas e a comunidade em geral pode “viajar” no tempo tendo a oportunidade de visualizar evolução do trabalho e a contribuição dos trabalhadores para o desenvolvimento do país.

A biblioteca e as salas de estudo ficam no subsolo do prédio, e o auditório com capacidade para cerca de 100 pessoas, no mezanino. Segundo a chefe do Ceret, Valéria Peixoto, o espaço “é muito importante para divulgar junto à sociedade como foi a evolução do trabalho desde o Brasil-Colônia até os dias atuais e também como meio de propagação do o papel no MTb como normatizador, fiscalizador e promotor de políticas de trabalho e emprego”.


Evolução histórica – Os primórdios do MTb datam de 1918. Foi naquele ano que começaram as primeiras discussões sobre a criação de um marco regulatório do trabalho no Brasil. Um ano antes, em 1917, foi instituído o Departamento Nacional do Trabalho (DNT), no âmbito do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Era o embrião do que viria a ser o atual Ministério do Trabalho.

Em 1923, foi criado o Conselho Nacional do Trabalho (CNT), com o objetivo de assessorar o governo federal em assuntos trabalhistas. Coube ao presidente Getúlio Vargas assinar o decreto nº 19.495, de 26 de novembro de 1930, tratando da primeira organização do órgão com a denominação Ministério do Trabalho Indústria e Comércio.

Também foram importantes normas editadas no alvorecer do Ministério do Trabalho, a Carteira Profissional (antecedente da atual Carteira de Trabalho e Previdência Social), a instituição das Comissões Mistas de Arbitragem e Conciliação, as leis que regularam o trabalho da mulher e do menor, e a que criou as Juntas de Conciliação e Julgamento nos dissídios individuais (embriões da atual Justiça do Trabalho), a criação da Consolidação da Leis do Trabalho, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Fundo de Amparo ao Trabalhador, a Lei de Acidentes de Trabalho, entre outras.

Hoje, o ministério tem uma cobertura nacional e possui uma rede de atendimento com mais de 2 mil pontos. Em cinco anos, 148,6 milhões de atendimentos foram realizados.


Visitas ao Museu e ao Centro de Referência – O Ceret oferece visitas orientadas, espaço para leitura e estudos, acesso à internet para fins de pesquisa, acervo bibliográfico, exibição de filmes e dois auditórios para a realização de palestras, cursos e outros eventos. Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às18h o CRT está instalado no Setor Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho III, lote 1220. Informações sobre as visitas orientadas ou para agendamento para a utilização dos auditórios podem ser obtidas pelos telefones (61) 2131-2453 / 2131-2454 ou pelo e-mail centrodereferencia@mte.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados