Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Até que ponto a geração saúde é de fato saudável?



Endocrinologista fala sobre os perigos da restrição alimentar


Fazer exercícios físicos regulares, se alimentar bem e manter uma vida com hábitos saudáveis é bastante recomendado pelos profissionais da saúde e nunca fez mal a ninguém. Porém, tudo que é demais atrapalha e é sempre necessário existir o equilíbrio. Atualmente, a chamada geração saúde e a era da aeróbica, das refeições congeladas funcionais, chás e shakes de emagrecimento podem se tornar um grande perigo à saúde.

Segundo a endocrinologista de São Paulo, Cassandra Lopes Pauperio, viver em busca de um corpo livre de gorduras, desejar a famosa “barriga chapada”, restringir a alimentação e evitar o consumo de determinados nutrientes e alimentos para alcançar este ideal, apesar de gerar resultados rápidos traz grandes riscos para a saúde. “A gordura corporal também é importante para o organismo e faz parte da nossa fisiologia, ela é responsável por proteger o corpo contra choques mecânicos e regular a temperatura corporal. Além de ser um veículo de absorção das vitaminas A, D, E e K. E”, explica.

Alguns alimentos e nutrientes, como a lactose e o glúten, caíram na moda da restrição e cada vez mais produtos livres dessas substâncias são consumidos. “Pessoas que não sofrem com intolerância alimentar ou alergias a esses alimentos não devem retira-los da alimentação por conta própria. Restringir a lactose, por exemplo, é um grande erro, já que o leite é a principal fonte de cálcio para o organismo e sua reposição a partir de outras fontes é difícil”, comenta Cassandra.

A especialista ainda faz um alerta e explica que a melhor maneira de alcançar uma vida e corpo saudáveis é ter uma alimentação balanceada, sem exclusão de alimentos e nutrientes e praticar exercícios físicos periodicamente, de maneira saudável e sem abusos. “É preciso entender que ter equilíbrio é sempre o ponto chave. Além disso, é importante que as pessoas procurem a ajuda de um profissional para perder peso ou para a reeducação alimentar, mantendo uma vida saudável de forma correta e segura”, finaliza Cassandra. 



Dra. Cassandra Pauperio - endocrinologista e metabologista de São Paulo, atende no consultório particular no bairro de Moema. Possui formação de medicina pela Universidade Federal do Amazonas, com residência em clínica médica e endocrinologia e metabologia ambas pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Além de curso de nutrologia clínica pela Associação Brasileira de Nutrologia.facebook/dra.cassandralopespauperio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados