Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Receita Federal muda entendimento sobre a incidência de IRRF nas remessas ao exterior



De acordo com o especialista Eduardo Zangerolami, empresas estão expostas a riscos de autuação

A Receita Federal do Brasil, por meio da Solução de Divergência nº 18, de 27 de março de 2017, expressou novo entendimento pela incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) nas remessas ao exterior a título de remuneração pelo direito de uso e comercialização de softwares.

“Essa Solução de Divergência revoga a Solução de Divergência nº 27, de 30 de maio de 2008, na qual havia sido assinado o entendimento de que não incide o IRRF nas remessas ao exterior”, explica Eduardo Zangerolami, sócio do Barcellos Tucunduva Advogados e responsável pela área Tributária. “Essa orientação estava baseada no fato de que os softwares de prateleira são mercadorias, não se qualificando as remessas como pagamento de royalties”, sinaliza.

De acordo com Zangerolami, as empresas que se pautaram na Solução de Divergência nº27/2008 estão expostas a riscos de autuação. “Há boas chances de reversão desse entendimento tanto na esfera administrativa como na judicial, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) se pronunciou no sentido de que software de prateleira é mercadoria”, conclui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados