Pesquisar no Blog

domingo, 30 de abril de 2017

Asma e alergias: Previna-se dos vilões de inverno



Especialista do Hospital Dia do Pulmão (HDP) lista cuidados para combater doenças respiratórias em temperaturas baixas. 


Sem aviso prévio, o frio chegou. E com ele, aparecem as típicas alergias desta época do ano. Durante os dias de outono e inverno a umidade do ar fica alterada e as bactérias, ácaros e os vírus que ocasionam as doenças respiratórias ficam propícios a se proliferarem, atingindo facilmente mais pessoas. Por isso, a Asma Brônquica, popularmente conhecida como Bronquite Alérgica, a Rinite e outras alergias, são lembradas para combate e prevenção nos dias 3 e 7 de maio – Dia Mundial de Combate à Asma e Dia Nacional de Prevenção à Alergia, respectivamente.

A Asma consiste no estreitamento de canais de ar dos pulmões, os chamados brônquios, o que dificulta a respiração, causando tosse seca, chiado e sensação de aperto no peito. É uma doença que pode surgir desde a infância e que não tem cura, mas possui tratamento que, na maioria dos casos, permite vida normal, evitando as crises e gravidades. Segundo o pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, Mauro Kreibich, a inflamação crônica das vias aéreas tende a piorar quando há exposição aos alérgenos respiratórios. “Por isso a importância de lembrar as duas datas e de conscientizar as pessoas portadoras de Asma para que haja cuidado redobrado durante as baixas temperaturas”, frisa.

As características genéticas e ocorrências familiares variam de caso para caso, assim como os sintomas podem ser mais fortes ou mais leves em diferentes indivíduos. No entanto, Kreibich explica que em mais de 50% das situações os agentes que se manifestam no ar, como poeira e mofo, assim como as doenças infecciosas, como resfriados e gripes, são os principais inimigos dos asmáticos. 

“É preciso estar atento aos sintomas e agravamentos, a mudanças de temperatura e outros elementos aerodispersíveis (pós, poeiras, gases e produtos químicos) são outros fatores que geram preocupação para quem sofre de Asma, pelo fato das vias respiratórias mais sensíveis”, ressalta.


Cuidados e prevenção

Para evitar que as alergias e, consequentemente, as crises de Asma se desenvolvam neste período é importante realizar algumas medidas de prevenção. Confira as dicas do pneumologista a seguir.

– Se alimentar adequadamente com verduras, legumes e frutas. Além disso, beber muita água todos os dias. Isso deixará o organismo bem hidratado e com a imunidade mantida, auxiliando para que os vírus e as bactérias não comprometam o organismo;

– Manter as mãos sempre limpas para impedir contaminações. Lave-as com água e sabonete antisséptico ou com álcool em gel. Se precisar usar lenços, dê preferência aos descartáveis;

– Manter a casa limpa, livre de sujeiras e poeiras, e as janelas abertas, para que os cômodos tenham ventilação adequada;






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados