Pesquisar no Blog

quarta-feira, 26 de abril de 2017

O seu não emagrecimento pode estar associado à falta de vitamina D



Especialista explica porque você deve prestar mais atenção nesta vitamina que atua como hormônio em nosso corpo


Iniciar uma dieta está na lista de desejos de 9 entre 10 mulheres, mas o que poucas delas sabem é que para conquistar o seu peso ideal é preciso estar com a saúde em dia. De acordo com o médico Márcio Elias pular refeições, dormir mal e até o desequilíbrio de vitamina D no corpo podem dificultar a perda de peso.  Para tirar dúvidas sobre o assunto, selecionamos 4 curiosidades sobre essa vitamina que, quando equilibrada, pode ser aliada de sua dieta.

É importante estar com o exame 25 – hidroxi em dia 

A vitamina D é uma espécie de hormônio que, entre outras funções no corpo, atua na conservação do sistema imunológico, auxilia na absorção de cálcio, tem papel importante no equilíbrio do açúcar no sangue e contribui para o metabolismo de gordura e liberação da Leptina, hormônio regulador de apetite. É fundamental seu equilíbrio para que seu corpo responda bem ao processo de emagrecimento. Procure orientação de profissionais para saber como anda o nível da sua vitamina D. 

Índices elevados de vitamina D no organismo afinam a região abdominal
Em um estudo envolvendo mulheres universitárias, entre 20 e 35 anos, foi identificado maior peso corporal, IMC e circunferência da cintura entre aquelas com baixa ingestão de vitamina D e níveis baixos de vitamina D no sangue¹.

Baixa imunidade e fraqueza muscular estão entre os sintomas de insuficiência de vitamina D. Fique de olho!

Pessoas com deficiência de vitamina D no corpo podem ter prejuízo no relaxamento e na contração muscular, além de dor e fraqueza que podem aumentar o risco de quedas e consequentemente o risco de fraturas, e maior predisposição a adquirir infecções².

E agora, qual especialista devo procurar para saber mais sobre vitamina D?
Vários especialistas médicos podem ser procurados para acompanhar os níveis de vitamina D no organismo e corrigir a deficiência quando houver. Dentre eles, endocrinologista, clínico geral ou o ginecologista. Em relação às crianças, os pediatras podem acompanhar com muita propriedade.  

“Além de estar com a vitamina D equilibrada, para um emagrecimento saudável e eficiente é importante dormir de 8 a 9 horas por dia, já que nesse período nosso corpo transforma a gordura acumulada em energia. Não pular refeições, para não comer em excesso na refeição seguinte e evitar situações estressantes. O estresse libera sustâncias que geram acúmulo de gordura em nosso corpo. Tenha uma rotina saudável e lembre-se: atividade física sob supervisão de um profissional da saúde  também deve ser incorporada para melhor qualidade de vida”, sugere o especialista.






Referências consultadas  
1. Leão ALM, Santos LC. Micronutrient consumption and overweight: Is there a relationship? Rev Bras Epidemiol.2012; 15(1): 85-95.
2. Brehm JM, et al. Serum Vitamin D Levels and Markers of Severity of Childhood Asthma in Costa Rica. Am J Respir Crit Care Med. 2009;179(9):765–771. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados