Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de abril de 2017

COACH: A PROFISSÃO DO SÉCULO XXI?



Com o crescimento da procura por coaching, cresceu simultaneamente a oferta de programas de formação de coaches em todo o mundo. No Brasil não tem sido diferente.
Por não ser uma profissão regulamentada, não há pré-requisitos formais a serem preenchidos para estar apto à realização da atividade. Tampouco há padrões comumente definidos sobre o que é exatamente uma formação de excelência. Entretanto, as organizações profissionais do segmento como a global International Coach Federation (ICF), propõem um caminho exercendo o papel de certificadores da qualidade dos treinamentos profissionais e do estímulo à prática responsável.


O aumento da demanda

A formação vem sendo cada vez mais procurada por profissionais de diferentes áreas, perfis e experiências. Alguns motivos ajudam a explicar o fato: o primeiro diz respeito ao próprio crescimento da demanda por coaching.

Em decorrência da significativa mudança de “foco no produto” para “foco no usuário”, as organizações enfrentam os impactos nos modelos de negócio, na busca por diferenciação e na forma de se relacionarem com atuais e futuros clientes.Neste contexto, fica evidente no mundo do trabalho a necessidade de diversificar perfis, pensamentos, competências, contribuições e estilos. Esta diversidade desejada e necessária levou às instituições a redesenharem o modelo de desenvolvimento profissional.

Sob a perspectiva dos indivíduos, há uma dramática mudança na forma como as pessoas organizam e gerenciam suas vidas e relacionamentos. “É possível observar transformações decorrentes do aumento da expectativa de vida, das mudanças na definição do conceito de família, da interação social online, do aumento da busca por significado e da valorização da convergência entre vida pessoal e profissional etc. Este cenário ajuda a explicar o significativo aumento da procura por coaching por indivíduos que desejam ampliar possibilidades em uma sociedade nada óbvia e muito menos linear”, explica Claudia Klein, Diretora de Relacionamento com o Mercado da International Coach Federation, no Rio de Janeiro.

O segundo motivo que leva às pessoas a quererem entrar neste segmento pode estar relacionado ao representativo número de pessoas que, nos últimos anos, foram dispensados de atividades profissionais regidas pela CLT e, então, enxergam na profissão uma oportunidade para a construção de uma alternativa. Há também aqueles profissionais que não almejam uma carteira de trabalho assinada e buscam a profissão de coaching como meio para construção de uma trajetória de carreira mais independente ou mesmo autoral.

A formação de um bom coach

A primeira questão que um aspirante a coach deve atentar é o seu próprio objetivo com a prática de coaching. Deseja atuar na área ou quer melhor compreender o processo? Será a sua atividade principal ou complementará outras atividades já realizadas? Essas são algumas perguntas que o profissional deve buscar responder, pois as respostas irão sinalizar o tipo de formação a ser buscada.
Outra questão a ser levada em conta neste processo de seleção é se a formação tem a chancela concedida por uma organização profissional com credibilidade. “O interessado em iniciar sua prática de coaching pode priorizar uma instituição que ofereça uma formação que tenha sido reconhecida formalmente por oferecer nível de excelência de acordo com os padrões e requerimentos mínimos estabelecidos pela organização avaliadora”, afirma Claudia.


Áreas de atuação

As possibilidades para seguir uma carreira neste segmento são diversas devido aos muitos e diferentes nichos de mercado em que pode atuar combinado à linha que deseja seguir. No geral, há dois grandes campos de atuação: Life Coaching e o Business Coaching.

Pegando a pesquisa do ICF como base, o coching no Brasil encontra-se em uma crescente. As receitas oriundas de coaching pelo mundo aumentaram em 19% de 2011 para 2016. A América Latina e Caribe foi a segunda área que mais cresceu ficando à frente de toda Europa e da Ásia.


A hora de buscar um coach

O coaching apoia os processos de transformação, pessoal ou profissional. Em parceria e a partir de um contexto atual, são criadas possibilidades e alternativas que permitem a construção de resultados com real significado para o cliente. Assim, as pessoas que nas diferentes fases da vida desejam refletir ou precisam mudar algo se beneficiariam de uma parceria com um coach. Pessoas que assumem a postura de protagonistas diante da própria vida e se desafiam a ampliar seus próprios limites.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados