Pesquisar no Blog

domingo, 30 de abril de 2017

DIAS MAIS FRIOS PODEM AUMENTAR DORES MUSCULARES



Com a estação mais fria do ano se aproximando, a crença de que dores musculares aumentam ressurge, mas afinal isso é mito ou verdade?


Nesta tão aguardada chegada de dias com temperaturas mais baixas, quem nunca parou para se perguntar: “é impressão minha, ou sinto mais dores no frio?”. Talvez não seja apenas impressão. E embora ainda não haja comprovação científica, muitos profissionais da área da saúde acreditam que sim, há relação entre dor e frio. 

Segundo o Dr. Bernardo Sampaio, Diretor e Fisioterapeuta do ITC Vertebral de Guarulhos, em baixas temperaturas, algumas alterações ocorrem no metabolismo. “Com o frio, os músculos e vasos sanguíneos realizam contrações involuntárias para manter o corpo aquecido e por conta destas contrações de defesa, aumentam as chances de tensões musculares e também de rigidez articular, dando a impressão de aumento de dores no inverno”. 

Há quem diga que pessoas mais magras também sentem mais frio e consequentemente mais dores, pois acreditam que a camada de gordura do corpo possa aquecer, mas de acordo com o Dr. Bernardo, isso é um mito. Para ele, a relação de sintomas dolorosos e a baixa temperatura não estão ligadas ao aumento ou diminuição de massa corpórea, mas sim, as atividades diárias realizadas pelos indivíduos. Pessoas sedentárias tendem a sentir mais dores, já que ficam na maior parte do tempo encolhidas para afastar o frio. 

Outros que podem ser prejudicados pelo frio, são os idosos que possuem uma maior rigidez articular. Para agravar, com as mudanças de temperatura há o excesso de contração muscular o que aumenta a rigidez e consequentemente diminui o aporte sanguíneo para a musculatura. “Esse mecanismo pode gerar desconforto. Em casos de idosos que já possuem doenças degenerativas como, por exemplo, as artroses, ou mesmo doenças reumáticas este fator metabólico é um ponto a se considerar, pois tais patologias têm como característica rigidez articular”, sinaliza o fisioterapeuta.

Podemos concluir que é possível que o aumento de sintomas de dor ocorra durante dias frios, mas cada caso é um caso, e nem sempre esse é o devido motivo. Assim, é sempre importante consultar um profissional. Mas para evitar possíveis desconfortos, uma dica é se proteger do frio nas atividades do dia a dia e também à noite.  O movimento do corpo é um bom aliado.

Dr. Bernardo recomenda ainda a prática do Pilates para combater as "dores de frio", pois o método trabalha justamente com a mobilidade articular, fortalecimento e alongamento da musculatura do corpo. “Evite o imobilismo. Procure sempre se mexer ao longo do dia, estimular a circulação do nosso corpo é uma boa dica. Atividades aeróbicas como caminhada também são benéficas”, finaliza.






Dr. Bernardo Sampaio - Diretor Clínico do ITC vertebral Guarulhos e Diretor Regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABR Coluna). O fisioterapeuta Bernardo Sampaio é formado pela PUC-Campinas, possui especialização em fisioterapia Músculo esquelética pela Santa Casa de São Paulo e aprimoramento em Membro superior e oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo, além de formação em osteopatia clínica pela Académie de Thérapie Manuelle et Sportive (Bélgica).

ITC Vertebral – Unidade Guarulhos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados