Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Investir em crianças maximiza seu bem-estar



Fase pré-escolar deve trabalhar a autoconfiança da criança

Dados da Secretaria Municipal da Educação apontam que a gestão Dória criou 2.943 vagas em creches no primeiro trimestre do ano. A fase pré-escolar é o período que antecede o ensino obrigatório e compreende o intervalo entre 0 e 5 anos de idade, nas escolas de ensino padrão. Dos 0 aos 3 anos, as crianças são direcionadas à creche e dos 4 a 5 anos para a pré-escola.
É no período pré-escolar que a criança desenvolve a coordenação motora ampla e a fina, usada para a escrita, além da capacidade de concentração, que é de fundamental importância no progresso da memória e do raciocínio lógico, tão trabalhado no método Kumon. O fato de uma criança mostrar, ou não, interesse e gosto pelo estudo não quer dizer que ela tenha uma maior ou menor capacidade intelectual.
"Uma criança em idade pré-escolar que se interessa pelos números e pelas letras consegue contar, somar e subtrair com facilidade e também escrever seu nome, ou e até mesmo ler. Crianças que começam o aprendizado no Kumon ainda na etapa pré-escolar incorporam a capacidade básica de escrita de números e de letras com mais facilidade e prazer. Mesmo a criança que ainda não consegue segurar bem o lápis ou que mal começou a desenhar, é muito bem-vinda no Kumon. Isto porque quanto antes ela começar no método Kumon, mais poderá desenvolver o seu potencial.", conclui Marco Antônio Franco, gerente de pré-escolar do Kumon.
É importante ter em mente que a criança também precisa de estímulos, tanto dos pais como dos professores, para entender que aprender traz benefícios para a sua vida cotidiana. Para o Kumon, toda criança tem seu potencial individual e é capaz de evoluir e crescer no seu ritmo. É por isso que o material desenvolvido evolui de maneira suave, dando mais autonomia para o aluno.
Esses passos são muito importantes para que, quando a criança estiver na etapa da alfabetização, não tenha um grande problema ou trauma, já que ser alfabetizado é um momento bastante complexo para uma criança. Para quem ainda tem dúvida sobre o método Pré-Escolar, o Kumon desenvolveu uma plataforma para que os pais possam se aventurar junto com os filhos. Todos os exercícios disponíveis estimulam os pequenos para que, com o incentivo dos pais, consiga ter ótimos resultados. Memorização, formação de palavras e distinção de sílabas fazem parte das atividades. No final, o usuário ainda ganha uma aula grátis no Kumon.



Sobre o Kumon
Criado no Japão em 1958, pelo professor Toru Kumon, o método utiliza os chamados exercícios-guia para que o aluno realize as atividades com o mínimo de intervenção do orientador. Somente após absorver totalmente a informação, avançam para os níveis subsequentes. "O aprendizado segue na simplicidade do papel e lápis. O que se escreve de próprio punho não se esquece, e é isso que faz com que o Kumon esteja em tantos países", diz Masami Furuta, presidente da empresa no Brasil. O método está presente em 50 países e reúne 4,35 milhões de estudantes. No Brasil são aproximadamente 1500 unidades em 550 cidades, somando mais de 160 mil alunos, dos 180 mil na América do Sul. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados