Pesquisar no Blog

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Inadimplência em escolas privadas faz seguro educacional crescer mais de 80% em 2016



Crise econômica faz instituições de ensino recorreram ao seguro para controlar mensalidades em atraso e manter matrículas de alunos.


O seguro educacional, impulsionado pelo aumento da inadimplência por causa da situação econômica do país, teve forte expansão em 2016:  81,04% em relação a 2015, com prêmios da ordem de R$ 44,01 milhões, levando em consideração o acumulado entre janeiro a novembro de 2016, segundo números da FenaPrevi.  Os índices estão relacionados à inadimplência média que as escolas particulares vem apresentando. Só em São Paulo, este número ficou registrado em 8,83% em 2016. É a taxa mais alta desde, pelo menos, 2011, segundo o Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo).

“Nesse contexto de insegurança e crise financeira, nunca foi tão importante a contratação e manutenção do seguro educacional para a instituição de ensino na tentativa de equalizar ou minimizar as perdas financeiras decorrentes do aumento da inadimplência registrado nos últimos anos”, afirma Bruna Timbó, diretora da LTSeg, corretora especializada em seguros e avaliação de riscos e responsável pela implantação de diversos programas de seguros para instituições de ensino.  Segundo ela, a apólice de seguro educacional é uma ferramenta eficiente de controle dessas perdas. “Mas as vantagens não são apenas da instituição de ensino, os alunos, na realidade, são os mais beneficiados, pois o seguro educacional lhes dá a possibilidade de continuar os seus estudos caso o seu responsável financeiro venha a faltar com a sua obrigação de pagamento das mensalidades”, diz. “Como as taxas para a contratação deste seguro variam entre 0,5% até 2% do valor da mensalidade - percentual baixo se levar em consideração que ele pode garantir o estudo do educando por todo ano letivo ou pelo ciclo de estudo (infantil, fundamental, médio) – a contratação do seguro se mostra altamente vantajosa para todos” continua a Diretora da LTSEG Corretora.

O seguro educacional é um produto aprovado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e tem a sua comercialização estimulada por todo o mercado de seguros em virtude das inúmeras vantagens que oferece seja para a instituição de ensino, seja para o aluno ou o seu responsável financeiro. Dentre estas vantagens estão a proteção do ensino do aluno segurado nos casos de morte ou incapacidade do responsável financeiro, as despesas médico hospitalares do aluno em caso de acidente ocorrido na escola ou no transporte de casa para a escola, custos com rematrícula, dependência, material escolar e formatura e mesmo a garantia do pagamento de mensalidades em casos de desemprego e perda de renda do responsável financeiro, são exemplos de coberturas adicionais do seguro educacional, lembrando que é preciso observar o que é contratado por cada instituição de ensino. “É um produto completo que atende grande parte das necessidades dos envolvidos numa relação de ensino”, avalia Bruna Timbó.

Embora possua tantas vantagens e benefícios, o seguro educacional ainda é um produto pouco conhecido e pouco implementado pelas instituições de ensino. Desta forma, é interessante que não apenas as escolas, colégios, faculdades e universidades procurem conhecer o produto, mas também os alunos e suas famílias pressionem as instituições de ensino para que disponibilizem essa solução. “O custo atual do seguro é irrelevante quando se tem, em contrapartida, a garantia do ensino ao aluno. Todo pai ou mãe sabe que somente por meio do conhecimento poderemos garantir um futuro melhor para os nossos filhos e o seguro educacional é um alívio que, como responsáveis pelas nossas crianças, devemos nos permitir”, finaliza a executiva.




LTSeg





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados