Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

ALIMENTOS DEPURATIVOS MANTÉM ORGANISMO FORTE E SAUDÁVEL DURANTE CARNAVAL




Anote alguns cuidados para aproveitar a festa até fim


O carnaval chegando e é comum as pessoas saírem para dançar e desfilar por horas nas ruas atrás dos blocos. Mas é preciso tomar alguns cuidados com a saúde para ter preparo físico e dar conta dos três dias de folia, para isso, é fundamental o consumo de alimentos saudáveis que têm a finalidade de fortalecer o organismo, além de prevenir doenças intestinais, desidratação e até a ressaca.

A nutricionista da CISE – Clínica Integrada santo Expedito, Bianca Malcher, acredita na função dos alimentos depurativos para a melhoria da saúde e prevenção de possíveis mal estares durante a folia. “Os alimentos depurativos são geralmente, frutas, folhas, cereais, vegetais, que apresentam grande quantidade de antioxidantes naturais e fibras alimentares, que ajudam a promover a reposição de nutrientes, além de auxiliar na desintoxicação corporal”, explica.

De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa deve consumir, no mínimo, 400 gramas de frutas e hortaliças por dia para garantir o aporte de nutrientes essenciais para a manutenção da saúde e do bem-estar. Porém, em situações de alto gasto energético, em períodos de festas do Carnaval, por exemplo, uma dieta rica em frutas e hortaliças apresenta ainda mais vantagens ao contribuir para a reposição de nutrientes, para a desintoxicação do organismo e para uma alimentação de fácil digestão.

“A segurança alimentar e uma boa nutrição durante o carnaval são imprescindíveis. Portanto, o consumo adequado dos alimentos depurativos são a chave para a promoção de saúde e bem estar durante a época festiva”, ressalta a nutricionista. 



Plano de refeição

Ingerir alimentos apropriados é imprescindível e determinante para garantir a boa performance do folião. Assim, os alimentos utilizados no dia a dia que têm a ação depurativa no organismo e considerados ricos em gorduras mono e poli insaturadas, minerais e vitamina E, são aconselháveis para o consumo e entre eles destacam-se: azeite de oliva, gergelim e linhaça.

Os vegetais que também têm função importante para o organismo são: repolho, couve-flor, rúcula, rabanete, agrião, alcachofra, uma vez que ajudam na recuperação e desintoxicação do fígado.

“O alho e a cebola são antibióticos naturais, eficientes na ação contra bactérias, vírus, fungos e parasitas, além de serem ricos em vitaminas e sais minerais”, sugere Bianca.

A nutricionista aconselha, ainda, a ingestão de frutas. “Acerola, cereja, morango, melão e maçã favorecem na reposição de vitaminas e sais minerais que o corpo precisa e melhorando a função imunitária”, afirma.

Quanto ao consumo de bebida alcoólica, a profissional faz um alerta: “o álcool inibe a produção de hormônio antidiurético e, com isso, o corpo tende a perder mais líquido, e se não houver a reposição com água poderá causar a desidratação. Outra dica ao ingerir bebida alcóolica, é a cada dois copos de álcool, intercale com um copo de água. Além disso, procurar manter o corpo bem hidratado com sucos e água de coco”, completa.  





CISE- Clínica Integrada Santo Expedito
Av. Duque de Caxias, n0880, Marco – Belém/PA
Contatos: (91) 3266-0085 - 3241-1561 - 981281400 (TIM)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados