Pesquisar no Blog

domingo, 19 de fevereiro de 2017

90% utilizam a TV para se informar e é o veículo mais confiável



O estudo realizado com mais de mil pessoas foi realizado em conjunto com a Advice Comunicação Corporativa e a BonusQuest


A pesquisa Consumo de Notícias do Brasileiro realizada em parceria entre a Advice Comunicação Corporativa e a BonusQuest, que tem como objetivo entender quais são os novos hábitos de consumo de informação com a chegada das tecnologias e a credibilidade dos veículos, mostra que 90% dos respondentes assistem a TV com o objetivo de se informar, não apenas entreter. 

Quando perguntados acerca da confiança nas informações veiculadas na TV, 69% disseram confiar. É a maior proporção comparada aos outros veículos, como jornais (71%), rádio (66%), portais de notícias (65%), revistas (56%) e mídias sociais digitais (26%), consagrando também o fato de que os brasileiros prefiram essa mídia pela confiabilidade das notícias.

Os jornais das organizações Globo respondem por mais de 70% do atual consumo de informação via TV. Os entrevistados elencaram 3 jornais da emissora como os principais programas utilizados para se informar. O Jornal Nacional, em primeiro lugar, teve 45% dos votos, seguido da Globonews com 17% e do Jornal da Globo com 10%. Na classificação geral, o Jornal da Record ficou com 10% da preferência.

Outro recorte interessante que a pesquisa nos evidenciou foi que dos 17% que elencaram a Globonews como o principal programa com viés informacional. Esse número sobe para 30% quando selecionamos os diretores (possuem responsabilidade sobre mais de uma equipe) e para 20% quando selecionamento quem trabalha com comunicação. 

“A audiência do Jornal Nacional não é surpresa, crescemos sabendo que é o jornal televisivo de maior audiência do País. Mas a grande adesão da Globo News, um canal dedicado exclusivamente à notícia, com mais análises e temas econômicos e polítivos, como fonte de informação surpreendeu positivamente”, conclui Fernanda Dabori, presidente da Advice Comunicação Corporativa”. 

“Notamos na pesquisa que o nível de confiança dos respondentes nas notícias veiculadas na TV é muito alto, inclusive, o mais alto de todas as mídias. Ou seja, a abrangência do veículo na disseminação da informação tem relação direta com a confiança que eles depositam nas informações transmitidas por meio dessa mídia”, afirma Denis Santos, presidente da Bonus Quest.

A pesquisa, realizada em novembro do ano passado por meio de questionários no aplicativo BonusQuest, e-mail e em redes sociais, teve um universo de mil entrevistados em todo o Brasil.





 Advice Comunicação Corporativa: www.advicecc.com

BonusQuest - www.bonusquest.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados