Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Sem ressaca: como aproveitar a folia e não prejudicar a saúde




No Carnaval, uma das festas mais esperadas pelos brasileiros, a alegria e descontração podem transformar-se em momentos de desconforto e tristeza. Para evitar problemas, são necessários alguns cuidados, especialmente no tocante ao consumo de álcool.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de álcool no Brasil é superior à média mundial. De acordo com a nutricionista e diretora científica do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Regina Helena Marques Pereira, os efeitos da ingestão exagerada de álcool podem assumir várias formas, incluindo rubor facial, náuseas, taquicardia, palpitações, consciência confusa e vômitos. Ela alerta que “altas doses podem provocar arritmias importantes, como a fibrilação atrial”.

Para evitar doenças e a famosa ressaca, é importante que o folião tome alguns cuidados com a saúde. Segundo Marcia Gowdak, nutricionista e também diretora científica do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), é necessário hidratar-se bem quando a ideia é acompanhar os blocos e os desfiles das escolas de samba e/ou sambar por longas horas.

“A bebida mais indicada é a água, mas podemos consumir água de coco, isotônicos e sucos naturais, caso haja muita perda de suor e elevado gasto energético”. A especialista salienta que alternar o consumo de bebidas alcoólicas com água também é eficaz para a prevenção da desidratação e embriaguez. O ideal é tomar no mínimo um copo de água para cada copo de bebida alcoólica.

Como o Carnaval ocorre em um período que habitualmente registra altas temperaturas climáticas, a perda de água pelo suor pode ser tão significativa que pode acarretar deficiência de alguns sais minerais presentes na transpiração, explica Marcia. Ela salienta que a reposição desses sais minerais pode ser compensada com o consumo de isotônicos, que têm uma proporção ideal desses nutrientes.

A especialista salienta que os sucos e bebidas não devem substituir as refeições, principalmente se os líquidos forem ingeridos em uma alimentação pré-folia, quando o gasto de energia intenso ainda está por vir. “Nessa situação, o ideal é consumir alimentos cuja liberação de energia seja mais lenta, isto é, que contenham carboidratos de liberação energética mais lenta e contínua”, afirma.
Conforme relata, a falta de cuidados com a hidratação do corpo pode provocar problemas sérios ao coração. “A desidratação pode sobrecarregar o sistema cardiovascular que começa a sofrer com o aumento do número de batimentos cardíacos e, consequentemente, eleva a pressão arterial”, destaca Marcia.
  
De acordo com as especialistas, para desfrutar a festa sem colocar a saúde em risco, é fundamental prestar atenção na hidratação corporal, consumir alimentos saudáveis e não abusar das bebidas alcoólicas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados