Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Instituto Nacional de Cardiologia lança campanha com bloco de Carnaval



Ação visa ampliar estoque na unidade do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, que aumentou em 28% as cirurgias cardíacas em 2016 


Bloco de Carnaval a plenos pulmões na frente do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), no Rio de Janeiro, pacientes cardíacos adultos e infantis aderindo à festa em nome de uma causa nobre. Já em clima de folia e com os ritmistas do Sacode Mangueira, projeto social da comunidade da Mangueira e apoiado pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira, o INC lançou nesta quinta-feira (16/02) a campanha para aumentar as doações de sangue no Hemonúcleo. A ação começou de imediato e dura até o final do Carnaval.

A média diária está atualmente em 15 doações, quando a capacidade do Hemonúcleo do INC é de 80. O instituto aumentou em 28% as cirurgias cardíacas em 2016, chegando a 1.116 – haviam sido 871 em 2015. Somente em um dia desta semana, segunda-feira (13/02), ocorreram na unidade dois transplantes de coração – no ano passado inteiro haviam sido seis. Para comportar essa ampliação do atendimento cirúrgico, o estoque de sangue é essencial.

Os próprios pacientes infantis e suas mães se envolveram nas últimas semanas na organização da folia com o projeto Sacode Mangueira, como conta a terapeuta ocupacional Maria Regina Mascarenhas Horta, do INC. Eles participaram de uma oficina de máscaras, distribuídas no lançamento da campanha entre os pacientes adultos e os transeuntes na calçada do instituto. Os pacientes que estavam em condições foram retirados pelos profissionais do INC do interior do prédio e participaram ativamente da folia – as crianças ficaram no terraço da sobreloja do prédio, cantando com o bloco.

“A gente aproveita esses eventos para trazer um diferencial ao tratamento, busca a alegria e o entretenimento como fatores terapêuticos. No caso das crianças, é amenizar o sofrimento e ainda apoiar o desenvolvimento cognitivo”, ressalta Maria Regina.

A advogada Márcia Teixeira Maurício, de 48 anos, confessa que se sentiu muito acolhida no INC. Ela acompanha a internação de sua filha de nove anos, Maria Tereza Teixeira, que foi uma das crianças mais animadas durante a ação. “Fiquei comovida com a sensibilidade dos profissionais do instituto. As atividades pensadas para as crianças internadas, criam um importante ambiente de socialização que elas adoram e tornam a permanência na unidade mais alegre.”


AÇÃO NA MANGUEIRA – O projeto social Sacode Mangueira, fundado pelo mestre André, que comandou as batutas, não restringiu sua ação ao lançamento da campanha na frente do INC. Nos últimos dias, os jovens ritmistas sensibilizaram a comunidade da Mangueira e dos bairros da Tijuca e de Vila Isabel para doarem sangue no evento.  Eles já haviam apoiado o INC na campanha do Carnaval passado.

“Estamos muitos felizes em ajudar a salvar vidas, tem muita gente lá da comunidade se tratando aqui, esperando seu momento de cirurgia. Isso é uma motivação e tanto para nós”, reforça mestre André. No projeto, fundado em 2012, 250 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos da comunidade da Mangueira têm aulas gratuitas de percussão, para passista e porta-bandeira, de inglês e de artesanato.

Outra unidade do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, o Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, também está começando campanha de doação de sangue para recuperar o estoque. Será dos dias 20 a 24/02.



Local para as doações de sangue no Instituto Nacional de Cardiologia: Hemonúcleo, no térreo do prédio (Rua das Laranjeiras, 374, bairro Laranjeiras, no Rio de Janeiro)
Quando: De segunda a sexta-feira das 8h às 14h
Local para as doações de sangue no Hospital Federal Cardoso Fontes: Prédio da Unidade de Pacientes Externos (UPE) do hospital (Avenida Menezes Cortes, 3.245, bairro Jacarepaguá, no Rio de Janeiro)
Quando: De segunda a sexta-feira das 8h às 12h


Requisitos para doar sangue:
- Portar documento de identidade oficial com foto;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade necessitam de autorização de responsáveis);
- Pesar mais de 50 kg;
- Estar bem de saúde;
- Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
- Não praticar exercícios físicos e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
- Evitar fumar 2 horas antes da doação;
- Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses;
- Não pode doar quem teve dengue ou zika há menos de um mês ou fez algum procedimento cirúrgico nos últimos seis meses e quem doou sangue nos últimos 60 dias (homens) ou 90 dias (mulheres).
- Não é necessário estar em jejum.



Assessoria de Comunicação MS/RJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados