Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Sons e sentidos: a relação entre música e psicologia




A importância da união entre a ciência e a arte para proporcionar a sensação de bem-estar no nosso cotidiano


A música pode conduzir-nos a outros momentos e lugares, a diferentes tempos e ocasiões, consegue mudar nosso humor, colocar em movimento a energia corporal e psíquica e propiciar transformações psicoemocionais, cognitivas e espirituais.

Os sons se fazem presentes o tempo todo no nosso cotidiano. Alguns deles são muito agradáveis, outros nem tanto. E esse gostar ou não de um som acontece devido às experiências adquiridas ao longo da vida e do subconsciente.

Quando relacionamos a música com a psicologia, notamos que há vários pontos de aproximação e de afastamento entre elas, tanto na educação e cultura quanto na terapia. Alguns se acalmam ouvindo música clássica, já outros, com um rock, ou um clássico da MPB; existem aqueles que fazem atividades de lazer ouvindo uma música ou não; e há também aqueles que preferem tirar a exaustão do dia-a-dia cantando.

E como diz o famoso dito popular quem canta seus males você espanta! 
Independentemente se você canta profissionalmente ou apenas por hobby, a música é responsável por melhorar o condicionamento mental e aliviar o estresse.

De acordo com a coach vocal Sonia Polonca, a técnica e o método apresentados em suas aulas resgatam a voz mais escondida e tímida, elaborando um caminho de soltura e superação. “Uma frase que eu sempre uso nas minhas aulas, quando um aluno está começando no processo de técnica vocal é: você vai se surpreender com sua voz”, destaca.

Além disso, a sensação de bem-estar é aumentada porque o nível de cortisol, o hormônio do estresse, fica reduzido, não importando se a pessoa é afinada ou não.





Sonia Polonca - Com longa experiência musical, a coach vocal, Sonia Polonca iniciou sua carreira como cantora e pianista. Durante sua trajetória, trabalhou ao lado da mestra Nanci Miranda e passou pelo CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical), escola do Zimbo Trio, onde fundou o departamento de voz. Graduada em psicologia, curso que é um diferencial em seu trabalho como coach, já instruiu grandes nomes da música e da dramaturgia brasileira. Sonia, além de seu show solo, é vocalista da banda Rock Box e do projeto As Franciscas, grupo de mulheres dedicadas aos clássicos de Chico Buarque.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados