Pesquisar no Blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

SP alerta sobre vacinação contra a febre amarela antes do Carnaval



Dose deve ser tomada 10 dias antes de viagens a áreas consideradas de risco


Com a proximidade do Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo orienta os foliões que viajarão durante o feriado a se vacinarem contra a febre amarela, caso o destino seja em áreas de risco para a doença. A vacina deve ser tomada com 10 dias de antecedência à viagem para regiões silvestres, rurais, de mata e ribeirinhas.

Atualmente, a imunização é destinada especificamente para quem mora ou viaja para áreas de risco (confira neste link os municípios recomendados pelo Ministério da Saúde para vacinação: goo.gl/MppCXx

A vacina pode ser aplicada a partir de nove meses de idade. Para as crianças, é necessária uma dose de reforço aos quatro anos. Adultos e crianças com idade superior a cinco anos já vacinados também precisam tomar um reforço único, dez anos após a primeira dose.

A imunização não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até seis meses e  pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.

No Estado de São Paulo, a vacina está indicada para moradores de 455 cidades.

Esses municípios estão situados no território abrangido por regiões: Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva, São João da Boa Vista e parte de Sorocaba.

A vacina contra a febre amarela é elaborada com o vírus vivo atenuado e tem eficácia superior a 90%.

 “É importante destacar que a vacina está indicada apenas para quem precisa, ou seja, quem mora ou vai se deslocar para as áreas de risco”, orienta Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados