Pesquisar no Blog

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Pets podem curtir Carnaval, mas tutor deve ter cuidado com excessos




Horários dos desfiles, fantasias complexas demais e tinturas podem comprometer saúde e bem-estar dos cães, alerta veterinária do Pet Center Marginal/Petz
Com a chegada do Carnaval, muitos tutores querem fantasiar seus animais e desfilá-los em blocos e concursos, e, às vezes, se esquecem de alguns cuidados a serem tomados.  É possível brincar com os pets nesta época, desde que se preserve o bom senso. Apesar de ficarem fofos vestidos, as fantasias devem ser de tecidos leves, por causa das altas temperaturas.
Como trocam calor pela respiração, explica a veterinária Karina Mussolino, gerente técnica das clínicas do Pet Center Marginal/Petz, os cães têm dificuldade para manter a temperatura corporal. Além disso, esses adereços não devem comprometer o movimento dos animais, ou seja, as patas têm de ficar livres para que possam caminhar tranquilamente.
A fantasia também não pode cobrir focinho e olhos. "É importante experimentar a roupa antes no animal e observá-lo para ver se ele está se sentindo bem, andando com tranquilidade, pulando, e ver se ele consegue urinar ou defecar, sem que nada atrapalhe", avalia a especialista. Afinal, alguns animais travam quando vestidos, se for o caso,  o ideal é evitar a fantasia. Neste caso, há outros adereços, como bandanas, laços, gravatinhas e adesivos próprios.
Para que não sofram de hipertermia, quando a temperatura corporal sobe excessivamente, o tutor deve ter cuidado com o horário desses eventos. "O ideal é que não sejam entre 10h e 16h, período em que o Sol está forte demais, e ao ar livre, evitando assim casos de desidratação e até queimaduras", esclarece a Dra. Karina. Cães de pelagem clara correm maior risco de desenvolver câncer de pele, quando expostos ao Sol. Outro cuidado, principalmente no verão, é prevenir possíveis queimaduras, principalmente nos coxins (área na pata que fica em contato com o chão quente).
Quanto a pintar os pelos ou unhas dos cães? Só se o tutor procurar o serviço de um pet shop acostumado com esse tipo de técnica e que utilize somente produtos próprios de uso veterinário. "A pele dos pets é sensível. Eles podem sofrer alergias e até lesões graves", diz a veterinária do Pet Center Marginal/Petz.
Os cães não estão acostumados a multidões e podem estranhar ambientes com muita gente e até com outros animais. "Nesses lugares o som ainda costuma ser alto, algo que pode incomodá-los, já que possuem capacidade auditiva maior do que a nossa. Talvez os desfiles próprios para cães podem ser o mais indicado para evitar o desconforto dos bichinhos", aconselha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados