Pesquisar no Blog

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Como armazenar e transportar carnes em uma viagem




Fazer compras antes de sair da cidade é dica de economia; veja na matéria abaixo como transportar as carnes para evitar surpresas
 O Carnaval está chegando e, para os amantes de viagem, está na hora de arrumar as malas e pegar estrada pra praia ou para a casa de campo. Para quem pensa em economizar com os custos da viagem, uma boa pedida é sempre fazer as compras antes de sair da cidade, evitando os preços dos destinos turísticos. As carnes para o churrasco, no entanto, precisam de alguns cuidados especiais, para evitar surpresas. Pensando nisso, o Chef da CampCarne, Henrique Silva Campos, dá dicas para aqueles que querem levar o kit churrasco na viagem.
Carnes já preparadas, para consumo em até 24h, não têm a necessidade de serem congeladas, orienta Campos. “Os temperos utilizados na preparação têm propriedades para brecar a proliferação de micro-organismos. Portanto, basta colocar em potes fechados ou embalar a carne e colocar dentro de uma caixa de isopor. Coloque uma quantidade de gelo proporcional à quantidade de carne e feche bem”. Vale ressaltar que este gelo não poderá ser usado para outra função. “A carne poderá soltar suco ou até mesmo sangue durante o trajeto. É importante que este material seja descartado após o uso e a caixa de isopor bem lavada”.
Para as embalagens a vácuo, o mais indicado é transportá-las assim mesmo, para abrir e temperar somente no momento de consumir o alimento.
Caso a ideia seja levar tudo congelado, o chef dá uma dica para não chegar ao destino com o alimento alterado. “Para carnes congeladas, o ideal é separá-la em pequenas quantidades antes de congelar. Não é necessário colocar gelo no isopor”.
Outra dica importante é colocar os derivados de leite e outros alimentos perecíveis longe das carnes para evitar a contaminação cruzada.
Ao chegar no destino, o ideal é que a carne congelada volte para o congelador e a queas peças que vão ser consumidas em 24h sejam alocadas na geladeira. “Na hora de descongelar, passe a carne do congelador para a geladeira, e não para a pia, evitando a proliferação dos micro-organismos. Ela deve ser descongelada de dentro para fora, e não ao contrário”, explica Campos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados