Pesquisar no Blog

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

APROVEITE O CARNAVAL SEM DESCUIDAR DA SAÚDE




Alimentos leves, sucos de frutas e consumo de água são aliados para quem vai pular o Carnaval
O exagero de bebidas alcoólicas e comidas nem sempre saudáveis, que ocorre durante os dias de Carnaval, pode ser prejudicial à saúde. A falta da ingestão de líquidos, bem como as noites mal dormidas e o excesso de exposição ao Sol, também podem trazer alguns malefícios ao organismo. Para não provocar um esgotamento físico e o mal-estar causado por esses excessos, os profissionais do Hospital Sírio-Libanês dão dicas de como aproveitar, de forma saudável, os dias de folia.
O consumo excessivo de álcool compromete o cérebro, ataca o estômago, provocando gastrite alcoólica, além de comprometer as funções do pâncreas e do fígado, alerta o clínico geral, Alfredo Salim Helito. Para chegar bem à Quarta-Feira de Cinzas, o médico recomenda intercalar o consumo de álcool com a ingestão de água, sucos de frutas naturais e água de coco. Uma pessoa adulta deve consumir entre três e quatro litros de água por dia, de maneira fracionada. “O folião deve preferir alimentos leves, muitas verduras, legumes e grelhados, além de evitar consumir frituras e alimentos indigestos e gordurosos”, afirma Helito.
Para quem pretende desfilar em escolas de samba ou sair em blocos de rua, o nutricionista do Hospital Sírio-Libanês, Danilo Hessel Sanches do Prado, destaca a importância da hidratação. “Dê preferência às águas minerais com sódio, potássio e magnésio. Para a reposição de eletrólitos, as bebidas isotônicas também são bem-vindas, pois ajudam a repor a perda de minerais”.
É importante ficar atento aos sinais de desidratação como câimbras, vista turva, boca e pele seca, pouca urina e moleza no corpo. Desmaios também podem indicar a desidratação.
 Dicas de como pular o Carnaval com saúde
  • Beba muito líquido durante a festa;
  • Coma a cada três horas;
  • Ingira pequenas porções em várias refeições diárias;
  • Evite carnes e lanches gordurosos;  
  • Não pule refeições ou fique muitas horas sem comer;
  • Se ingerir bebidas alcoólicas, intercale água ou suco de fruta entre um gole e outro;
  • Durma bastante.
Se, por um lado, a alimentação inadequada pode causar intoxicação, por outro existem alimentos que ajudam a livrar o organismo dessas toxinas. Abaixo segue uma lista de alimentos antioxidantes:
  • Abacaxi e hortelã: A fruta é diurética e facilita a digestão (principalmente de carnes), desobstruindo o fígado. Já a hortelã é uma erva rica em vitaminas A, B e C e minerais que exercem ação estimulante sobre o aparelho digestivo.
  • Maçã: a maçã é rica em fibras que ajudam a eliminar o colesterol do sangue. Antiácida, a fruta ativa o fígado e dissolve o ácido úrico, responsável por reter líquidos no organismo.
  • Espinafre: o vegetal contém ácido fólico, vitamina C e enxofre, nutrientes que ajudam a eliminar sintomas da ressaca, pois colaboram com a limpeza do fígado.
O Departamento de Nutrição do Hospital Sírio-Libanês também dá dicas de sucos saudáveis e nutritivos. Basta escolher a opção preferida e bater os ingredientes juntos em um liquidificador, por dois minutos.
Suco  1
1 folha de couve
suco de ½ limão
1 pedaço pequeno de pepino sem casca e sem semente
1 maçã vermelha sem casca
150 ml de água de coco

Suco 2
1 folha de couve
1 rodela média de abacaxi
4 folhas de hortelã
100 ml de água de coco

Suco 3
1 folha de couve
3 colheres (sopa) de polpa de maracujá
½ cenoura picada
150 ml de água

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados