Pesquisar no Blog

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Feriado de Carnaval: estatísticas alertam para o perigo do trânsito




Seguradora Líder-DPVAT divulga estudo com indenizações pagas por acidentes no período de folia
A imprudência no trânsito segue fazendo vítimas. Os dados estatísticos da Seguradora Líder-DPVAT sobre acidentes ocorridos durante o Carnaval do ano passado evidenciam essa triste realidade, tendo sido pagas uma média diária de 1.425 indenizações em decorrência de acidentes ocorridos nos dias de folia. Apenas no Carnaval de 2014 foram registradas 761 indenizações por morte em todo o País: média de 127 pessoas perdendo a vida a cada dia. E este número ainda pode aumentar visto que o beneficiário tem até 3 anos, a contar da data do acidente, para solicitar o Seguro DPVAT.  A metodologia adotada para chegar aos números levou em consideração as indenizações pagas pela Seguradora Líder-DPVAT por acidentes ocorridos entre a sexta-feira e a quarta-feira de Cinzas do Carnaval de 2014.
A quantidade de indenizações pagas pelas três coberturas do Seguro DPVAT, em decorrência de  acidentes ocorridos nos Carnavais,  têm aumentado ano após ano. Em 2010, a Seguradora pagou 3.916 benefícios durante os dias de folia, uma média de 652 indenizações pagas a cada dia. No ano passado este número já chegou a 8.548, uma alta de 118% em cinco anos.
Embora tenha se observado uma leve queda no número de mortes no trânsito, – justificada pela redução da velocidade média das vias com os congestionamentos e adoção de equipamentos de segurança, dentre outros fatores  – a quantidade de ocorrências que levaram a invalidez permanente tem aumentado exponencialmente.  Essa cobertura  apresentou um crescimento de 174%, quando comparados os Carnavais de 2010 e 2014, saltando de 2.356 indenizações pagas para 6.454. As principais vítimas destes acidentes envolvem as motocicletas.
Os números de indenizações para acidentes envolvendo motociclistas no Carnaval impressionam: Em 2010 foram pagos 1.705 benefícios e, até o momento, a Seguradora registrou o pagamento de 5.254 indenizações por acidentes ocorridos com o veículo de duas rodas no Carnaval de 2014.
 “No mesmo período, notamos um aumento de 208% no pagamento de indenizações por invalidez permanente em acidentes envolvendo motocicletas ocorridos durante o Carnaval. Este aumento é explicado pelo risco em que os ocupantes das motocicletas se expõem. Isto porque o veículo não possui lataria, como nos carros, para proteção. As vítimas absorvem todo o impacto do acidente,” explica o diretor de Relações Institucionais da Seguradora Líder-DPVAT, Marcio Norton. “Outro ponto que merece destaque é o acréscimo de 6% das indenizações pagas por Morte, na faixa etária de 25 a 34 anos, no período do Carnaval  de 2014 (33%) em  comparação aos demais dias do ano (27%)”, completa Norton.
A principal vítima do trânsito durante os dias de folia são os próprios motoristas (incluindo motociclistas), respondendo por 66%% das indenizações pagas por acidentes no Carnaval de 2014. A maior incidência de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT ocorreu  em acidentes no período da manhã (24%), entre 9h e 12h59, e no anoitecer (22%), entre 17h e 19h59, sendo sábado e domingo os dias mais críticos.
Solicitar o Seguro DPVAT é fácil, gratuito e não precisa de intermediários ou advogados. A própria vítima ou beneficiário pode fazer o pedido seguindo apenas três passos:
1 - Escolher um ponto oficial de atendimento. A listagem completa por cidade pode ser acessada pelo site
www.dpvatsegurodotransito.com.br ou pelo telefone 0800 022 1204. Lembre-se: as agências próprias dos Correios também recebem gratuitamente pedidos de indenização do Seguro DPVAT.
2 – Reunir a documentação necessária de acordo com a cobertura – morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas e hospitalares .
3 – Preencher o pedido de indenização em um ponto oficial de atendimento e entregar a documentação.

Site DPVAT: www.dpvatsegurodotransito.com.br
SAC DPVAT – 0800 022 12 04 - Todos os dias da semana, 24h por dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados