Pesquisar no Blog

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Oftalmologista alerta: o mau uso de maquiagem durante o Carnaval pode causar alergia nos olhos




Carnaval é repleto de fantasias luxuosas e para compor o look é necessário maquiagem colorida e muito brilho. Nos dias posteriores à folia, é comum os oftalmologistas receberem nos consultórios pacientes com alergias e contaminação das córneas provocadas pelo mau uso de maquiagem. “Os olhos ficam vulneráveis nessa época por causa do excesso de maquiagem e brilho que compõem os visuais carnavalescos”, diz Rachel Gomes, oftalmologista do H.Olhos – Hospital de Olhos Paulista.
Um problema frequente é o uso de maquiagens vencidas e compartilhamento com amigas. “Os cuidados com o uso, qualidade e a procedência desses itens são indispensáveis para que os olhos não sejam prejudicados”, relata a médica.
O essencial para manter a saúde dos olhos entre mulheres que têm o hábito de se maquiar é fazer a remoção cuidadosa toda noite. “Mesmo cansada, não é recomendável dormir maquiada para evitar o risco de que o cosmético irrite os olhos”.
Independente do tipo de produto aplicado na remoção, os movimentos devem ser feitos sempre em direção ao nariz. Isso porque movimentos no sentido contrário podem abrir a pálpebra inferior do globo ocular, facilitando a penetração de impurezas nos olhos.
Outra dica é colocar as lentes de contato somente após terminar a maquiagem para diminuir os riscos de contaminação. Além disso, deve-se evitar passar maquiagem na parte interna dos olhos. O produto deve ser usado dos cílios para fora. Ao final, é importante lavar pincéis e esponjas. Se houver irritação ou coceira na área dos olhos, deve se suspender o uso da maquiagem e procurar um oftalmologista.
É importante ressaltar que os cosméticos e pincéis não devem ser compartilhados entre diferentes pessoas. “Há doenças contagiosas da superfície ocular e pálpebras que podem ser transmitida dessa forma. Se possível, quando for a um salão, leve os seus pincéis e lápis”.
Os problemas mais comuns decorrentes do mau uso de cosméticos são olho seco, alergia, inflamação, irritação e contaminação da conjuntiva ou córnea. Visão embaçada, vermelhidão, coceira, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento, fotofobia, inchaço das pálpebras e secreção são os sinais de alerta que indicam a necessidade de consulta imediata.

H.Olhos (Hospital de Olhos Paulista) - http://www.holhospaulista.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados